O que é Hegic?

As opções de compra ou de venda no mercado financeiro tradicional são um dos ativos que abrem maior possibilidade de montar estratégias de investimento com maximização da relação risco/retorno ao permitir um ganho potencial ilimitado ao mesmo tempo em que mantêm a potencial perda fixa e previsível. Nada mais natural, portanto, que esse tipo de ativo possa ser utilizado no mercado de criptomoedas também.

É exatamente com esse fim que a HEGIC surgiu. A Hegic é um token desenvolvido na ethereum que tem como objetivo possibilitar a negociação de opções de criptomoedas de forma descentralizada, eficiente e barata, além de possibilitar a execução automática, caso a opção seja exercida pelo titular, por meio dos smart contracts.

Para entender mais a fundo como a hegic funciona, precisamos primeiro falar um pouco mais sobre o que são opções e como funcionam.

 

O que são opções de compra ou de venda?

Opção é um ativo que confere ao detentor o direito de comprar ou vender uma determinada quantidade de um ativo a um determinado preço e dentro de uma faixa de tempo especificada na compra da opção.

As opções podem ser de dois tipos: De compra ou de venda:

Opção de compra: Confere ao detentor o direito de comprar uma quantidade determinada de um ativo por um determinado preço, chamado de preço de exercício, dentro do prazo estabelecido pela opção.

Vamos a um exemplo usando o próprio mercado de criptomoedas: Com a hegic, você poderia comprar uma opção de compra de 1 ether (ETH) a 2.800 dólares (preço de exercício), que pode ser exercida dentro de até 4 semanas, nesse caso. Digamos também que essa opção esteja custando 100 dólares no mercado. Esse valor de custo da opção é chamado de prêmio.

Nessa situação, se você acredita que o preço do ETH, que atualmente esta em 2.475 dólares, irá se valorizar significativamente dentro dessas 4 semanas e bater a casa dos 3.500 dólares, por exemplo, você pode resolver comprar algumas opções dessas a 100 dólares cada. Nesse caso, se sua hipótese estiver correta, você garantiria um lucro certo de 600 dólares por opção (3.500 dólares – (2.800 + 100)). Ainda que você não acertasse a faixa de preço, exata caso o ativo subisse acima do preço de exercício somado ao custo da opção, você sempre terá pelo menos algum lucro.

Por outro lado, caso você esteja errado na sua previsão e o ETH nunca passe dos 2.900 (Custo total), basta que você não exerça a opção, e sua perda será fixa e previsível, de 100 dólares por opção. Por outro lado, note que não há limite para o quanto o preço do ETH pode subir, havendo a possibilidade de que suba até mais do que o esperado, trazendo, portanto, uma chance de retorno potencialmente ilimitado. É exatamente por oferecer risco previsível e fixo, de um lado, e retorno potencialmente ilimitado, do outro, que as opções são ativos tão úteis.

Vamos agora as opções de venda

Hegic opções de criptomoedas

Opção de venda: Confere ao detentor o direito de vender uma determinada quantia de um ativo por um determinado preço, dentro de um prazo estabelecido na opção.

Agora vamos ao exemplo: Digamos que você usasse a hegic para comprar uma opção de venda de 1 ETH a 2.200 dólares (preço de exercício), ao custo de 100 dólares (prêmio), podendo ser exercida dentro de 4 semanas. Nesse caso, você prevê que o ETH irá perder força e cair abaixo dos 2.000 dólares.

Se você estiver certo e o ETH chegar a, digamos, 1.800 dólares dentro dessas 4 semanas, você pode exercer sua opção e vender 1 ou mais ETH (dependendo de quantas opções comprou), a 2.200 dólares, sendo que o custo por ETH para você será de 1.900 dólares (1.800 + 100), lucrando, portanto, 300 dólares por ETH.

Aqui, também, caso o preço suba ao invés de cair, e fique em patamar superior aos 2.200 dólares, basta que você não exerça a sua opção de venda e, nesse caso, sua perda seria fixa e previsível, de 100 dólares por opção. Por outro lado, o potencial ganho aqui não é ilimitado, já que tem como piso a queda máxima que o ativo pode sofrer menos o preço da opção, nesse caso 2.100 dólares por opção, caso o ETH caia para zero. Apesar do ganho não ser ilimitado como em uma opção de venda, a relação risco/retorno continua extremamente vantajosa.

 

Como funciona o Hegic (HEGIC)?

 

Agora que você já sabe como funcionam as opções enquanto instrumento financeiro, vamos ver como elas operam na HEGIC. A primeira coisa que você deve ter em mente é que em nenhuma momento o dinheiro fiat entra em questão, já que as transações são liquidadas tendo como base a DAI, uma stablecoin do dólar bastante utilizada na rede ethereum.

Assim, no exemplo acima, suas opções de compra ou venda de ETH seriam sempre fixadas em DAI que, sendo uma stablecoin, estaria no mesmo montante que dos dólares utilizados como exemplo.

Ao adquirir uma opção de compra, a quantia total de ETH prevista nas opções adquiridas ficam “trancadas” na rede, como modo de garantir a execução daquelas opções caso venham a ser exercidas no futuro. Essa ETH que ficam trancadas vem de uma pool mantida pelos provedores de liquidez da HEGIC.

Os provedores de liquidez são os usuários da HEGIC que se dispõem a manter uma parte dos seus ETH parados na pool para que a rede possa operar, em troca de um retorno potencial de 29.25% ao ano sobre o valor fornecido, a ser recebido em função de taxas pagas pelos compradores de opções e dos prêmios das opções, que são centralizados na rede inicialmente e depois distribuídos a cada um dos provedores de liquidez na razão de sua participação na pool.

Ao entrar na pool, um provedor de liquidez recebe tokens writeETH, que pode ser convertidos de volta em ETH caso o provedor decida sair da pool em algum momento.

No caso das opções de venda, o processo é semelhante, com apenas algumas poucas diferenças. Nesse caso, a pool de liquidez é composta de DAI e não de ETH, já que, para garantir a execução de uma opção de venda é necessário que haja DAI disponível para a compra de ETH no momento em que o titular da opção de venda a exerça. Os provedores de liquidez também podem receber um retorno de até 29.25% ao ano sobre o montante de DAI disponibilizado em taxas e prêmios pela vendas das opções. Lembrando que, no caso dos prêmios, eles são sempre centralizados e depois distribuídos para cada provedor de liquidez proporcionalmente a sua participação percentual no total disponível na pool. Aqui o provedor também recebe um toke writeDAI, que também pode ser trocado para obter os DAI’s fornecidos de volta em caso de desistência.

Como a HEGIC opera na blockchain da Ethereum, todas as criptomoedas postas no pool de liquidez ficam totalmente livres da custódia de qualquer agente externo, sem que ninguém possua controle das criptomoedas a não ser o próprio usuário, na hipótese de trocar seu writeETH ou writeDAI e receber de volta seu ETH ou DAI, respectivamente.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *