O que é o Bitcoin Cash (BCH)?

Quem esta iniciando no mundo das criptomoedas e procurando entender mais sobre o Bitcoin, pode se sentir confuso ao ouvir falar ou ler em algum lugar sobre Bitcoin Cash. Afinal, o que seria isso? É a mesma coisa que o Bitcoin? É uma fraude? Será que tem algum valor?

O Bitcoin Cash é muito criticado por uma parte significativa do mercado de criptomoedas, porém, uma coisa é certa: Com quase 10 bilhões de dólares em capitalização de mercado e ocupando posição privilegiada nas top20 moedas, sempre próximo do top10, não há como ignorar essa moeda. Por isso, vamos falar mais sobre ela nesse artigo.

Bitcoin Cash

 

Bitcoin Cash: Como funciona?

 

Um dos maiores problemas do Bitcoin sempre foi a sua ainda relativamente lenta e pouco escalável rede, e muitas soluções foram propostas e estão sendo desenvolvidas para isso, como é o caso da Lightning Network.  O que veio a dar origem ao Bitcoin Cash foi, inicialmente, uma proposta de mudança na rede visando a aumentar a velocidade das transações e diminuir o valor das taxas. Para isso Roger Ver, até então um grande entusiasta do Bitcoin e extremamente influente na comunidade de bitcoiners, propôs que o tamanho do bloco do bitcoin fosse aumentado de 2 MB para 8 MB, essencialmente aumentado a eficiência do processo de validação, mas ao mesmo tempo diminuindo sensivelmente a descentralização, já que exigiria computadores ainda mais potentes para que o processo de mineração de bitcoin fosse rentável.

A comunidade de bitcoiners, incluindo a grande maioria dos mineradores, rejeitou a proposta, exatamente devido ao risco de maior centralização. A partir daí, um grupo de bitcoiners que eram favoráveis a proposta de Ver resolveram fazer um fork na rede do bitcoin e criar uma nova criptomoeda, lançada em 1 de agosto de 2017, com as especificações da proposta original, como o bloco de 8MB. Até aí, não havia problema algum. Se essa criptomoeda seguisse a linha da Litecoin, por exemplo, buscando ser um complemento que permitisse transações rápidas e baratas, certamente teria sido um projeto louvável.

Bitcoin Cash como funciona
Roger Ver, precursor do Bitcoin Cash

O grande problema é que os criadores dessa moeda resolveram tentar se apropriar da fama crescente e do protagonismo do bitcoin, nomeando-a de Bitcoin Cash, o que, obviamente, gera grande confusão em qualquer iniciante, que pode acabar comprando Bitcoin Cash achando que esta comprando Bitcoin. O próprio Roger Ver, dono do site bitcoin.com, passou a vender tanto bitcoin quanto bitcoin cash, sem fazer qualquer distinção entre as duas moedas, o que, unido ao nome do domínio, sem dúvidas gera diretamente a percepção de que as duas moedas fazem parte do mesmo projeto para quem ainda não esta familiarizado.

Graças a isso, Roger, que antes era apelidado de “Bitcoin Jesus” por distribuir gratuitamente bitcoins quando o bitcoin ainda não era tão popular, contribuindo para seu crescimento, passou a ser chamado pela comunidade bitcoiner de “Bitcoin Judas”.

 

Bitcoin Cash (BCH): Vale a pena? Vai subir?

 

Olhando para o Bitcoin Cash como uma forma de investimento, é possível dizer que há um bom potencial de valorização a curto e médio prazo. Isso porque, apesar dessa moeda se distanciar dos conceitos tão caros as criptomoedas – com a descentralização e independência – é um fato que ela vem sendo muito utilizada por sua velocidade de transação e baixas taxas, tanto que se mantêm consistentemente no top 20 e por vezes chega ao top 10 do mercado. A curto e médio prazo, portanto, é razoável acreditar que o bitcoin cash vai subir. É claro que não há como ter certeza e sempre existem riscos, portanto isso não deve ser tratado como uma recomendação de investimento.

A longo prazo, entretanto, o Bitcoin Cash já enfrenta alguns obstáculos. Primeiro, o seu grande diferencial – velocidade e taxas baixas – já esta sendo replicado, de uma forma muito melhor e aliado a diversas outras funcionalidades – como os smart contracts – por várias outras criptomoedas, das quais vale a pena citar a avalanche (AVAX)  e Ada Cardano (ADA).

Em segundo lugar, é bem provável que a solução final para o problema de escalabilidade para o Bitcoin já tenha se dado em alguns anos, derrotando o propósito do Bitcoin Cash, a menos que esta moeda crie alguma inovação de utilidade realmente surpreendente o que, sinceramente, olhando o estado atual e o time de desenvolvimento, parece pouco provável. Por fim, com a menor descentralização que.o Bitcoin Cash tende a criar, é possível que algumas das coisas que ele tentou replicar do bitcoin – como o limite de 21 milhões de moedas em circulação – não resistam por muito tempo, o que acabaria por tornar essa moeda suscetível a uma inflação descontrolada e, assim, quase igual a qualquer dinheiro fiat, com a única diferença de ser digital.

 

Bitcoin Cash (BCH) Hoje

 

Atualmente, o Bitcoin Cash esta cotado a um valor um pouco menor do que 2.500 reais, após ter atingido quase 8 mil reais no início de maio

Bitcoin Cash vai subir

Para acompanhar a cotação em tempo real, veja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *