O que é o Filecoin?

A Filecoin é um rede de armazenamento descentralizado que tem como fim último permitir a descentralização completa da própria internet. Atualmente, a internet que eu e você usamos é altamente centralizada, Quase todo site que você visita estará hospedado em um servidor ou conjunto de servidores que, direta ou indiretamente, pertencem sempre as mesmas poucas empresas.

Embora isso gere ganhos em termos de velocidade e custo reduzido para a criação de um site, todas as mazelas da centralização excessiva também se fazem presentes na internet atual: A possibilidade de que uma queda de servidores em uma região derrube diversos sites em um momento crítico ou mesmo a censura pura e simples a determinados tipos de de conteúdo por interesses ocultos de ordem política ou econômica só são factíveis devido a centralização.

 

Web 3.0 e a descentralização da Internet

 

Há muito tem se falado na web 3.0, a terceira onda da internet que agregaria novas tecnologias de modo a tornar a web mais inteligente, entregando a cada usuário uma experiência personalizada. Por isso mesmo, a web 3.0 é chamada também de “web semântica”, já que as máquinas passariam a entender o modo como os humanos se expressam de modo mais preciso, tendo a capacidade de entregar exatamente o que o usuário deseja quando visita um site, por exemplo.

Em grande parte, a WEB 3.0 será alimentada pela IOT(Internet of things ou internet das coisas, na tradução), nome dado a conexão de diversos aparelhos entre si e com a internet, como o seu carro, sua casa, seus eletrodomésticos, etc. A partir da IOT será possível captar muitos mais dados sobre os hábitos de um indivíduo em particular, possibilitando, junto com o processamento desses dados por uma inteligência artificial, a entrega de uma experiência muito mais personalizada.

O Ponto negativo disso é que, devido a centralização atual, esses dados ficarão sob poder de algumas poucas empresas, o que pode representar um risco a sua privacidade e, a longo prazo, até mesmo a sua liberdade.

Por isso mesmo, a Filecoin busca criar uma alternativa ao armazenamento em nuvem centralizado, dominado por empresas gigantescas como a Alphabet, Amazon, Facebook e Microsoft. Para isso, a rede da Filecoin usa o IFPS (Interplanetary File System), uma rede de armazenamento de dados peer-to-peer, na qual cada usuário é simultaneamente um ponto de armazenamento de parte dos dados da rede como um todo, semelhante a um torrent.

Desse modo, a Blockchain da Filecoin em si não armazena os dados e arquivos em si – que ficam na IFPS – mas apenas a quantidade de FIL (a criptomoeda da rede), que cada endereço recebe como recompensa pelos dados armazenados e os contratos firmados  que obrigam o minerador a armazenar um certo número de arquivos.

A blockchain da Filecoin, portanto, funciona como um livro razão construído sobre a estrutura da IFSP, com dados das transações em FIL e dos acordos ou contratos firmados.

São utilizados dois mecanismos de consenso: o proof-of-replication, que é a prova pelo minerador de que ele armazenou a informação ou arquivo requerido após a criação de um contrato por um usuário da rede e o proof-of-spacetime, que é a prova pelo minerador de que ele ainda esta armazenando aquele arquivo ou dado, e que deve ser conferida sempre que o usuário que firmou o contrato ou mesmo qualquer outro usuário da rede assim o requerer.

 

Mineração de Filecoin

Um dos pontos mais interessantes da rede Filecoin é o seu processo de mineração que, ao contrário de quase qualquer outra criptomoeda, possibilita que você minere filecoin com apenas um computador com acesso a internet e espaço em disco sobrando, para armazenamento dos arquivos.

Além disso, é necessário que você possua, em staking na rede, uma quantidade de FIL equivalente ao percentual que a quantidade de armazenamento que você fornece representa em relação a capacidade total de armazenamento da rede. Por exemplo, digamos que você esteja fornecendo o equivalente a 1 Terabyte e a rede total do Filecoin seja de 100 terabytes. Nesse caso, você deve ter uma quantidade de FIL em staking equivalente a 1% do total em staking na rede.

Filecoin

Essa é uma medida para garantir que os usuários da rede performarão seu trabalho corretamente, já que podem ter seus ZIL confiscados caso quebrem as regras da rede, como deixar de armazenar um arquivo sem justificativa, por exemplo.

O Staking pode ser feito logo que o minerador entra na rede, em valores integrais, ou também é possível fazer o staking de apenas parte do necessário em FIL e utilizar as recompensas futuras, recebidas pelo minerador em FIL por bloco minerado, para completar o restante a longo prazo.

As recompensas por bloco minerado também são proporcionais ao percentual do total da rede que você oferece em capacidade de armazenamento. Além das FIL’s geradas pela blockchain a cada novo bloco, os mineradores também recebem as taxas, pagas em FIL, de cada usuário que decide firmar um contrato de armazenamento na rede, o que pode ser feito de modo extremamente simples através do site oficial: https://filecoin.io/store/

 Onde comprar Filecoin?

Você pode comprar Filecoin em corretoras como a Binance, a Huobi, Kucoin, Okex, entre outras.

Filecoin hoje

Depois de começar o ano cotada a cerca de 110 reais, a FIL valorizou rapidamente até bater o pico atual em 1 de abril a 1.084 reais e agora seu preço esta em torno dos 816 reais por Unidade.

Embora represente um enorme potencial, a Filecoin ainda possui muitos desafios a frente devido ao seu projeto extremamente ambicioso. Por isso mesmo, é necessário ter cautela ao investir nessa criptomoeda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *