O que é o Internet Computer (ICP)?

O Ponto central da tecnologia blockchain e, consequentemente, de todas as criptomoedas, é a descentralização e suas vantagens inerentes no que diz respeito a resistência aos poderes centralizados de governos e instituições, que nada podem fazer para impedir um sistema totalmente disperso, sem um único responsável, de crescer e fluir normalmente.

Entretanto, existe atualmente um grande gargalo que permite a exploração de uma vulnerabilidade nas blockchains atuais: Apesar de seus sistemas serem descentralizados, com milhares de indivíduos e servidores dispersos ao redor do mundo funcionando como os validadores da rede, a Internet em si não é descentralizada, e a maior parte de sua infraestrutura e seus servidores de hospedagem encontra-se atualmente concentrado nas mãos de 3 ou 4 empresas multibilionárias.

Na prática, isso significa que as blockchains atuais ainda não são 100% resistentes a interferência centralizada, já que um conluio entre essas poucas empresas poderia, hipoteticamente, derrubar todas as empresas de criptomoedas e os respectivos validadores ou nodes de cada rede.

É justamente para resolver esse problema que a ICP foi criada. Vamos ver como ela funciona.

 

Internet Computer: Como funciona?

A Internet computer foi fundada entre 2014 e 2015 por Dominic Williams, um cientista da computação e entusiasta de criptomoedas desde os primórdios do setor. Desde o início, a Internet Computer tinha o objetivo de levar a ideia da Ethereum de ser uma plataforma descentralizada para desenvolvimento de aplicativos – os Dapps – para o próximo nível, e descentralizar a própria Internet por completo.

Internet Computer fundador
Dominic Williams, fundador da Dfinnity e Internet Computer

A Internet Computer é mantida e desenvolvida pela fundação Dfinity, uma organização suiça sem fins lucrativos.

O projeto da Internet Computer levantou rapidamente uma quantia estimada entre 120 milhões e 155 milhões de dólares, entre várias rodadas de investimento com fundos de venture capital e seu ICO.

O desenvolvimento da Internet Computer começou em 2019, com o lançamento do Copa, um kit de desenvolvimento de smart contracts para a rede que utiliza a linguagem de programação Motoka, uma linguagem especialmente desenvolvida para a Internet Computer. De lá para cá, após uma série de desenvolvimentos e aberturas para terceiros específicos desenvolverem suas aplicações, a criptomoeda da Internet computer foi lançada em 10 de maio e rapidamente já se tornou uma das 10 maiores criptomoedas em capitalização de mercado.

Segundo Dominic Williams em seu Roadmap de 20 anos já publicado, a Internet Computer será uma alternativa viável para o usuário médio em 2030, e em 2040 terá se tornado o meio principal de acesso a Internet, desbancando inclusive os gigantes atuais Amazon, Facebook, Google e Microsoft.

A estrutura da Internet Computer consiste basicamente em diversos datacenters espalhados pelo mundo. Cada um desses datacenter é, por sua vez, composto de vários nodes da rede. Nodes de diversos datacenters são agrupados para formarem diversas subredes, e cada subrede forma uma blockchain baseada no mecanismo de consenso proof-of-stake.

Enquanto em outras redes de aplicativos descentralizados se desenvolvem smart contracts, na Internet computer os apps são compostos de cannisters, que representam as funções básicas realizadas na internet, como hospedagem, armazenamento, gateway de pagamentos e mais. Diferente dos smart contracts, os cannisters podem criar cópias de si mesmos em outras subredes da Internet Computer, de modo a obter mais recursos e escalar as operações.

Nenhuma taxa é cobrada dos usuários que interagem com a Internet Computer, com exceção das operações que envolvam valor monetário direto como operações em exchanges e protocolos de empréstimos dentro da Internet Computer.

Para interagir na Internet Computer é necessário criar uma Ïnternet Identity, que pode ser pareada com seu smartphone ou computador para acessar a plataforma. Uma Wallet também é automaticamente criada quando você cria a sua internet identity. É através dessa Internet Identity que você verifica todas as operações e transações que fizer dentro da Internet Computer.

Todo o sistema é gerenciado pelo Network Nervous System, ou NNS, uma série de cannnisters operando em uma subrede dedicada. O NNS é responsável por identificar má conduta na rede e punir os validadores responsáveis, por alocar cada node em uma subrede específica e por gerar as chaves para a Internet Computer, que permite as subredes se comunicarem entre si por meio da NNS, que detêm a Master Key, que pode validar todas as transações.

 

Criptomoeda da Internet Computer: ICP

 

A oferta inicial de ICP é de cerca de 469 milhões de tokens. Diferentemente do Bitcoin e muitas outras criptomoedas, não há um limite máximo para o total de tokens ICP, mas a sua taxa de inflação anual diminui ao longo do tempo, começando em 10% ao ano e diminuindo progressivamente até 5% ao ano, dando ao menos uma previsibilidade aos detentores de ICP.

A ICP tem 3 utilidades principais na rede: Governança, já que as votações acerca das mudanças na rede – Feitas pelo NNS – exigem dos votantes possuir ICP em staking; Pagamento de taxas pelos desenvolvedores para manterem seus apps e sites rodando na Internet computer; Para pagamento de recompensas para os nodes e datacenters que mantêm a Internet Computer.

 

Internet Computer (ICP): Cotação

 

Logo após seu lançamento em 10 de maio de 2021, o ICP chegou a ficar na 3a posição do mercado de criptomoedas, atrás apenas da Ethereum e Bitcoin, com um preço de quase 650 dólares por token e uma capitalização total de quase 90 bilhões de dólares.

Internet Computer cotação

Naturalmente, como ocorre após muitos lançamentos, o preço do ICP caiu rapidamente nos dias seguintes, já que muitos dos detentores de ICP que os adquiriram nos anos anteriores durante as vendas privadas estavam sedentos por realizar seus lucros, colocando uma forte pressão vendedora sobre a criptomoeda. Ainda, assim, a ICP esta atualmente na 10ª posição em capitalização de mercado, algo impressionante para um projeto recém lançado.

 

Onde comprar a criptomoeda ICP

O modo mais fácil de adquirir ICP é por meio da Binance, mas também é possível comprá-la em corretoras como Huobi, Okex e xt.com.

 

Internet Computer: Alguns pontos a se considerar

Apesar de ser um projeto bastante promissor, existem ainda alguns pontos na estrutura da Internet Computer que tem sido criticados por possivelmente abrir brechas que piorariam a experiência do usuário médio ao invés de melhorá-la.

A primeira questão é a necessidade de uma identidade para acessar qualquer coisa desenvolvida na Internet Computer, o que traz uma clara desvantagem em relação a internet atual e vai na contramão da preocupação e proteção da privacidade do usuário que é um dos objetivos das criptomoedas e que já vem crescendo inclusive com relação a utilização da Internet, como é o caso do navegador Brave e seu token BAT.

Outro ponto de preocupação é que apesar da maior parte da estrutura ser de fato descentralizada, é nítido que o NNS, que comanda grande parte das questões importantes da rede, pode funcionar como um ponto de vulnerabilidade, já que ele funciona totalmente em um único datacenter, além de ser gerido pela própria Dfinnity. Apesar de, tecnicamente, isso não ser um problema, já que existe o modelo de governança que permite a todos os detentores de ICP votar, é um fato que a Dfinity já começa com uma larga vantagem em seu poder de votação – pois os votos são proporcionais a quantidade total de tokens em staking – e, considerando as recompensas, também proporcionais a quantidade de tokens stakados, o poder da Dfinnity de votar e aprovar cada vez mais coisas dentro da rede sem depender tanto do consentimento dos outros usuários tende a crescer mais e mais ao longo dos anos, o que pode acabar derrotando por completo o propósito de uma Internet descentralizada.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.