O que é o NEAR protocol (NEAR)?

Não faltam por aí novidades do mundo da tecnologia, principalmente quando o assunto que vamos discutir são as criptomoedas. Embora muitos ainda estejam conhecendo aos poucos, quem já está desde o início na comunidade ainda corre o risco de se sentir um pouco perdido.

Afinal de contas, a todo momento estão sendo criadas novas opções e tecnologias e diferentes protocolos, possibilitando que muitos tenham a capacidade de encontrar facilidades em operações e até mesmo novas funcionalidades.

Hoje estamos aqui para tratar diretamente este assunto falando sobre o que é o NEAR Protocol (NEAR) e como ele pode ser útil para o seu investimento de uma maneira geral.

Vamos conferir?

NEAR Protocol

O que é o NEAR protocol (NEAR)?

O NEAR Protocol é um protocolo descentralizado de pagamentos sem intermediários, assim como praticamente a maioria das criptomoedas. Entretanto, o objetivo aqui é trazer algo semelhante aos DApps da Ethereum, uma plataforma de cloud computing descentralizada onde você tem uma camada principal de blockchain onde os aplicativos são construídos.

Neste caso, o protocolo também funciona na base de contratos inteligentes, e trata as operações com a sua Token NEAR como a taxa de gás para funcionar de maneira adequada.

A grande diferença é que a Near pretende ter maior velocidade de processamento das transações e menores taxas, além do que um detalhe interessante é que ela converte os endereços de chave públicas criptográficos em nomes fáceis de ler, para facilitar as operações. (Algo semelhante ao que o ethereum name service vem fazendo, mas nesse caso você tem que pagar).

Outro ponto interessante da NEAR é a sua tecnologia NightShade.

Neste caso você encontra uma tecnologia que divide o processamento em várias frações e cada uma delas é realizada de modo paralelo e depois reagrupada. É parecido com o sharding, mas com a diferença de que há uma divisão em maior escala, já que cada shard produz apenas uma fração do próximo bloco, chamado de “chunk”. Isto aumenta de maneira incrível a escalabilidade da rede para você encontrar os melhores resultados, gerando uma cadência de bloco de apenas 1 segundo e uma velocidade potencial de 100.000 transações por segundo.

Outro ponto interessante do NEAR Protocol é que ele também trabalha na base de PoS, onde você pode fazer staking de moedas para garantir a segurança do protocolo. Algo que acaba trazendo até você também um retorno em alguns percentuais interessantes.

Hoje a comunidade da moeda é baseada em sua grande maioria por desenvolvedores e gamers. Afinal de contas, o protocolo dá suporte para monetizar várias aplicações de uma maneira bastante segura e tranquila.

Outro ponto interessante é a possibilidade de interoperabilidade da blockchain do NEAR com a do Ethereum, permitindo que você tenha uma maior transação de um protocolo para outro, facilitando a liquidez e até mesmo a compra de ativos sem ter que passar por alguma exchange centralizada e expor seus dados.

 

Considerações finais

Como você pode ver, o NEAR Protocol (NEAR) é um sistema bastante interessante que permite uma escalabilidade muito maior em aplicativos descentralizados. Assim como é uma opção extremamente interessante para quem está procurando uma diversificação na carteira.

Entretanto, como todos os ativos, você também pode correr muitos riscos, e isso no longo prazo se torna realmente um problema. Por isso, é importante sempre avaliar a sua susceptibilidade a riscos na sua carteira antes de comprar.

 

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.