O que é o Pax Dollar (USDP)?

Os métodos de reserva de valor utilizando moedas estrangeiras são bastante tradicionais. Principalmente em um país como o nosso, onde é extremamente comum encontrar problemas com a estabilidade do valor da moeda.

Afinal de contas, nós estamos sempre com valores flutuantes, onde a hiperinflação quase sempre parece bater na nossa porta. Entretanto, esta situação sempre foi um pouco difícil de se contornar, principalmente pelas regulamentações do mercado interno relacionados ao câmbio.

Você não pode simplesmente comprar dólares com grande facilidade , assim como terá que pagar altas taxas e passar por situações bastante burocráticas para receber seu dinheiro.

Hoje o mercado das criptomoedas transformou isso em um problema realmente simples de se resolver. Até porque grande parte do mercado em si se encontra em uma situação mais rápida, onde tudo é feito online.

Com a chegada das stablecoins em dólar é possível fazer investimentos de maneira bastante rápida e tranquila, além de se livrar de muita burocracia. Hoje vamos falar sobre o que é o Pax Dollar (USDP) e seus objetivos.

Vamos conferir?

Pax Dollar USDP

O que é o Pax Dollar (USDP)?

O Pax Dollar é uma stablecoin pareada com o dólar feita e custodiada pela empresa PAXOS. Ela de certa forma não é uma moeda descentralizada, embora seja uma criptomoeda.

Seu objetivo é ter o valor sempre igual ao dólar, ou seja, uma USDP vale o mesmo que um dólar. E o motivo para manter esse valor é um dos melhores no mercado, pois é feito com o lastro em dólar.

Ou seja, para cada moeda digital gerada há uma quantidade em dólares igual. Mas com certeza o principal ponto que garante segurança para transações e o valor da moeda é o fato de que você pode sacar dólares pagando os USDP em trocas.

Claro, esta transação vai ter algum custo, pois é a maneira que a PAXOS utiliza para lucrar e se manter. Mas de fato torna tudo muito mais legítimo e confiável.

Um ponto que é um pouco bom por um lado e ruim pelo outro é o fato de que ela é regulamentada pelo governo americano. Ou seja, você tem uma certa garantia contra golpes, mas ao mesmo tempo você não terá toda a privacidade que uma criptomoeda costuma ter.

Por outro lado, em um ambiente de incertezas regulatórias, isto se mostra um diferencial no longo prazo, o que ajuda todo mundo a ter bons resultados e segurança. Principalmente para empresas que precisam de algo totalmente legalizado e confiável para questões fiscais.

Sendo realmente uma opção interessante para se pensar no longo prazo.

 

Considerações finais

Como você pode ver, uma stablecoin confiável e lastreada por uma empresa de respeito acaba sendo uma excelente maneira de se manter firme no mercado. Entretanto, é importante que você acabe sempre acompanhando as notícias para saber se a empresa está andando nos eixos, se seus balanços e contabilidade realmente refletem o que ela diz ter em reservas de dólares e sua saúde financeira em geral, já que nem sempre as coisas são o que parecem e muitas stablecoins como o Tether levantam suspeitas nesse sentido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.