O que é Polygon (MATIC)? Saiba tudo sobre essa Rede!

A Polygon é uma plataforma que faz parte das redes de 2a camada do ecossistema ethereum e é voltada para a escalabilidade no meio DeFi.

No artigo de hoje vamos ver como esse criptoativo vem ganhando cada vez mais relevância na Rede Ethereum e também no mundo cripto de modo geral, podendo, potencialmente, ser um dos melhores investimentos dentre os criptoativos. Lembrando que nada aqui se trata de um recomendação de investimento, ok?

Desenvolvida por 3 desenvolvedores da comunidade indiana de criptomoedas: Jaynti Kanani, Sandeep Nailwal e Anurag Arjun, além de Mihailo Bjelic, a Polygon possui o objetivo de ser uma espécie de internet das blockchains, aumentando a acessibilidade, eficiência e diminuindo o custo de transacionar na blockchain.

Polygon MATIC
Os 3 fundadores indianos da Polygon
Cofundador polygon
Mihailo Bjelic, co-fundador sérvio da Polygon

The Matic network: O início

A ideia central da Polygon veio após os fundadores terem entrado em contato com um whitepaper escrito pelo fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, sobre uma possível solução para o problema de escalabilidade da rede ethereum, chamada de PLASMA.

Vitalik Buterin
Vitalik Buterin

Os 3 então começaram a trabalhar em uma versão aprimorada da PLASMA e, após conseguirem anfariar como investidores nada mais nada menos do que a Binance em 2019, entre outras empresas, e lançaram a sua Mainnet no início de 2020.

De lá para cá, a Polygon vem ganhando bastante atenção devido ao potencial de sua tecnologia de resolver aquele que é ainda hoje o principal problema da Ethereum e, indiretamente, de grande parte do mercado de criptomoedas: seus altos custos, baixa velocidade e escalabilidade.

 

Como funciona a Polygon (MATIC)?

A Polygon permite a criação de uma espécie de mini blockchains dentro de uma blockchain maior, no caso, a da Ethereum. Essas blockchains menores, chamadas de child chains, enviam apenas a sua prova de validade na criação para a blockchain mãe, enquanto todo o restante das operações permanece concentrado apenas na blockchain menor.

Esse método possibilita um nível de escalabilidade muito maior, já que é possível separar cada tipo de operação em uma subrede específica, sem congestionar a rede principal, como habitualmente ocorre com a Ethereum, resolvendo um dos maiores problemas dessa rede. Apenas em casos de conflito de informações é necessário interação constante entre a rede mãe e a subredes.

Polygon Child Chains

Periodicamente, as child chains criadas pelo protocolo plasma enviam um snapshot das operações ali realizadas, formando uma espécie de backup dessa subrede, que pode ser restaurado caso algum problema ocorra na rede mais para a frente.

As blockchains criadas pelo plasma utilizam um mecanismo de consenso proof-of-stake conhecido como MVP.

 

O que é matic e qual a sua estrutura?

Atualmente, a rede MATIC é composta por 3 camadas: A primeira é a própria Ethereum, onde ficam os smart contracts da MATIC, que operacionalizam as operações de Staking, seja direto ou por delegação, e a comunicação entre Dapps (aplicativos descentralizados).

Heimdall
Heimdall, o guardião que controla a entrada para Asgard, ou para a Ethereum, você escolhe

A segunda camada é apelidada de Heimdall, o guardião de Asgard, pois atua como uma espécie de portal entre a terceira camada (a própria MATIC) e a primeira, a ethereum, passando, a cada 5 minutos,  informações sobre as subredes – a terceira camada – para a rede principal, a Ethereum.

Cada período de 5 minutos é chamado de Checkpoint e serve para construir o backup de que falamos logo acima. Esse trabalho é feito por nodes validadores específicos e exclusivos dessa camada. Uma outra peculiaridade dessa segunda camada é o fato de que ela utiliza o mecanismo de consenso tendermint, assim como a Cosmos

Tendermint cosmos
Estrutura do mecanismo de consenso tendermint

Já a terceira camada é onde as blockchains criadas, ou child chains, efetivamente operam. Para manter alta velocidade, com criação de um bloco e um total de 7 a 10 mil transações validadas a cada segundo, essas subredes são compostas com apenas 7 a 10 nodes validadores.

Apesar de serem poucos validadores, o que prejudica a descentralização, isso é parcialmente contrabalançado pelo fato de que a rede Heimdall, onde os dados são “filtrados” para. a rede principal, é composta por 100 a 120 validadores.

Essa infraestrutura também permite taxas baratas, a um média de 1 dólar por transação. Além disso, é preciso considerar que esse volume de transações se refere a uma única subrede. Se imaginarmos dezenas ou centenas de subredes contruídas através da Polygon (MATIC), então temos facilmente o potencial de atingir milhões de operações validada por segunda nessa rede.

Apesar da Polygon atualmente se conectar a Ethereum como rede mãe, ela é possível de ser utilizada em qualquer outra blockchain, funcionando como um espécie de Layer 2 da rede principal, onde transações de menor montante ou que se queiram que sejam mais rápidas e mais baratas por qualquer motivo, podem ser realizadas.

 

Staking na Polygon(MATIC)

 

Como a rede Polygon utiliza o mecanismo do proof-of-stake é necessário que os validadores façam um depósito do token MATIC, iniciando o stake na rede, ou que delegadores disponibilizem seus tokens para staking em favor de um validador.

O grande diferencial aqui é que as recompensas pelo staking na Polygon são extremamente altas, podendo variar de 5% ao ano até 20% ao ano, dependendo da quantidade total de tokens em stake.

A média atual se encontra próxima aos 6% ao ano de retorno sobre o valor dos tokens, o que por si só já é um retorno bem interessante quando consideramos os retornos que você poderia obter investindo em ativos do mercado de renda variável como ações e outros valores do mercado financeiro tradicional.

polygon

O requerimento mínimo para staking na Polygon é de apenas 1 token, tanto para os validadores diretos quanto os validadores por delegação.

Este último tipo de validador tem um retorno um pouco menor, pois tem q pagar a taxa do validador direto, mas com retornos anuais altos, continua sendo um investimento altamente atrativo.

Outra coisa que também precisa ser levada em conta é que você vai precisar de uma wallet de browser como a Metamask e de uma mínimo de ether para pagar as taxas de gás da ethereum se quiser fazer staking de MATIC.

 

Polygon (MATIC): Vale a pena?

Valor de mercado

Atualmente com um valor total de 8.4 bilhões de dólares e já tendo superado os 20 bilhões no auge do bull market de criptoativos em 2021, a MATIC certamente é das moedas digitais mais interessantes e com maior potencial, principalmente por estar se tornando tão importante para a rede ethereum na redução das taxas devidas em transações.

Bitcoin

Isso porque a Polygon (MATIC) acaba sendo, na prática, uma moeda operacional para quem quer fazer transações na rede ethereum em ter que suportar o pagamento de altas taxas, possuindo uma utilidade real e imediata, o que é um dos motivos pelo qual, mesmo na atual mercado cripto – em baixa – a MATIC foi uma das moedas que menos desvalorizou proporcionalmente à maioria das altcoins e mesmo em relação ao Bitcoin.

Ecossistema Polygon (MATIC): Qual o potencial?

Apesar da Polygon ser um projeto com grande potencial, alguns pontos negativos precisam ser considerados se você pensa em incluir essa criptomoeda nos seus investimentos em criptoativos.

Primeiramente, há uma inflação significativa da oferta de MATIC, com 1 bilhão de novos tokens sendo emitidos a cada 6 meses, o que limita o potencial de aumento de preço no curto e médio prazo.

Preço e moedas Polygon MATIC

Embora haja um limite máximo da oferta estipulado em 10 bilhões de tokens e já hajam quase 9 bilhões de MATIC em circulação, ainda assim esses 1 bilhão de tokens extras podem representar uma pressão sobre o preço da criptomoeda, dependendo do momento da realização ou venda da cripto.

Parcerias da Polygon (MATIC)

Por outro lado, se você quiser se tornar um investidor de longo prazo, pensando mais no potencial da Polygon, então as coisas podem ser bem melhores. Além de ter o apoio da maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance – uma de suas principais investidoras – a Polygon fechou parcerias importantes que podem gerar muita tração para o seu negócio.

Uma delas é com a decentraland (MANA), para aumentar a velocidade e escalabilidade das transações feitas dentro do jogo. Outras parcerias importantes são com DAI stablecoin e com a circle, dona da USDC, com o fim de implementar essas stablecoins na plataforma.

Outras parcerias relevantes são com a Meta, Stripe, Starbucks e Robinhood, que escolheram a Polygon como primeiro parceiro em um acordo visando a integração para implementação de soluções web 3.0 no âmbito dessas empresas.

Polygon parcerias

 

Novos desenvolvimentos da Polygon (MATIC)

Em novembro de 2020, a Polygon se tornou a segunda plataforma – após a ethereum – a integrar o feed de preços da Chainlink diretamente a sua blockchain, permitindo que os Smart Contracts desenvolvidos na rede tenham acesso a informações sobre preços de ativos no mundo off-chain, e assim possam ser executados de modo mais eficiente.

Chainlink

 

 

Governança da Polygon (MATIC)

Um dos pontos que também tende a fortalecer a Polygon é a sua forte governança, com possibilidade de abertura para votação de propostas importantes, como foi o caso da recente votação da PIP (Polygon improvement proposal) no dia 17 de janeiro de 2023, que visava fazer um Fork em um dos blocos da Polygon matic para melhorar a organização da sequência de blocos na rede, otimizando o processo de validação, melhorando a velocidade e reduzindo as taxas durante os picos de utilização da rede.

Número de usuários cripto

Um último ponto de grande vantagem, e que muitas vezes é completamente desconsiderado, é o fato de que a Polygon é o principal projeto de blockchain na Índia, um país que vem crescendo a largos passos nas últimas duas décadas e que possui uma população de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas, aproximadamente, o que confere a Polygon um gigantesco mercado potencial e pode torná-la o grande bastião da adoção em massa de criptomoedas ao possibilitar que diversos outros projetos de blockchain na Índia comecem a surgir em cascata, contribuindo indiretamente para o crescimento do setor no resto do mundo. Caso isso aconteça, não há dúvidas de que a MATIC obterá uma imensa valorização.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.