O que é QuickSwap (QUICK)? Como funciona?

A QuickSwap é uma corretora descentralizada de criptomoedas, ou DEX, que opera na rede Polygon, uma solução de Layer 2 que visa aprimorar a escalabilidade e diminuir os custos da Ethereum, sendo capaz de processar transações até 500x mais rápido e com taxas de gás que são em média apenas 5% do cobrado na rede principal da Ethereum.

Se você quer entender melhor como a Polygon funciona, veja: O que é a Polygon?

 

O que é uma corretora Descentralizada, ou DEX?

 

Se você utiliza a Uniswap, a DEX mais utilizada da Ethereum, provavelmente já esta familiarizado com o mecanismo de uma corretora descentralizada. Basicamente, em uma DEX você sempre irá negociar criptomoedas em pares, sem que em nenhum momento haja interação com dinheiro fiat. Todas as transações em uma DEX, portanto, não tem interferência de um ente centralizador com algum grau de controle e ingerência sobre as contas e os fundos dos usuários, como ocorre em corretoras tradicionais.

As criptomoedas disponíveis para as transações são obtidas através de pools de liquidez, compostos por usuários da plataforma que estejam dispostos a deixar parte das suas criptomoedas paradas na rede em troca de remuneração.

 

Como usar a QuickSwap?

 

Para usar a QuickSwap, a primeira coisa que você precisará é de um carteira de browser da Ethereum compatível, preferencialmente a Metamask, que é a mais fácil de configurar e utilizar:

Quickswap como funciona

Antes de fazer a transferência de ativos para a Polygon e começar a usar a QuickSwap, você precisa configurar a Metamask para se tornar compatível com a Polygon. Para isso, clique no campo superior direito da sua interface no metamask, onde diz “Rede ethereum principal” e depois clique em configurações.

Como usar metamask na QuickSwap

Na janela de configurações, você deve clicar em redes e depois adicionar uma rede customizada, que no caso será a própria Polygon. As especificações da Polygon podem ser encontradas aqui.

QuickSwap

Uma vez nessa janela, basta adicionar as informações da Polygon:

Quickswap Matic Wallet

Uma vez que você já tenha a sua carteira pronta, então você deve ir ao Site da Quickswap, e clicar em “Bridge”, que é o meio pelo qual você vai transferir os ativos da blockchain da Ethereum (Rede principal), para a rede Polygon, que é uma espécie de “blockchain filha” da Ethereum.

Lembre-se que você irá precisar de ETH e tokens Polygon (MATIC) na sua carteira Metamask, além de quaisquer outros tokens que você queira transferir, já que o ETH será utilizado para pagar as taxas de gás de transferência para a rede Polygon e o MATIC é usado para as taxas de transações dentro da própria Polygon. Outro ponto importante também é que você nunca pode enviar outros ativos da rede Ethereum diretamente da sua conta em uma corretora centralizada, por exemplo, para o endereço da Polygon na metamask que acabou de criar. Sempre que for adicionar novas criptomoedas, precisa primeiro transferir para seu endereço Ethereum na metamask, usar a função Bridge da Polygon, e então transaferir para seu endereço Polygon que você configurou na sua carteira Metamask.

Após seguir esse processo, basta conectar sua carteira Metamask a QuickSwap, com seu endereço Polygon selecionado, e pronto, você já pode começar a fazer swaps das suas criptomoedas ethereum favoritas

QuickSwap preço

A partir daqui, o processo é bem intuitivo, funcionando de modo praticamente igual a qualquer outra DEX, seja a Uniswap, 1inch, PancakeSwap e outras.

Lembrando que nem todas as criptomoedas da Ethereum estarão disponíveis na QuickSwap, já que muitos projetos ainda não fizeram a integração com a rede da Polygon.

 

Token QUICK: Preço atual e perspectivas

 

Assim como outras corretoras descentralizadas, a QuickSwap também possui o seu próprio token QUICK, cuja principal utilizada se dá para a governança da plataforma, dando aos seus usuários o direito de votar nas políticas internas da plataforma, bem como qualquer mudança na tecnologia que seja proposta ou se faça necessária.

Com o crescimento da Polygon devido a grande expectativa do mercado de que essa rede possa “salvar” a Ethereum até o lançamento da Ethereum 2.0, com transações mais rápidas e muito mais baratas, a QuickSwap tem surfado a onda, tendo crescido de preço quase 10x no mês de abril até atingir seu pico de preço até o momento de mais de 8 mil reais.

QUICK preço

O preço atual da QUICK é de R$ 2.473, mas com a retomada da Altcoin Season esperada para as próximas semanas e as expectativas com a Polygon, é bem possível que esse token possa quebrar seu recorde anterior.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *