O que é Ravencoin?

A todo momento somos bombardeados com notícias do mundo das criptomoedas. De fato, parece que cada ano que passa temos dezenas, senão centenas de novas implementações de moedas digitais por aí.

Mas de vez em quando uma parte dessas criações são realmente interessantes. Até porque não é todo dia que alguma ideia revolucionária aparece para mudar as coisas.

E uma opção interessante que podemos notar recentemente é o Ravencoin, que se mostrou como uma excelente moeda para quem deseja de fato ter transações rápidas e conseguir participar de uma rede de mineradores.

Hoje resolvemos falar um pouco mais sobre o que é Ravencoin e como ela pode ser uma das chaves para revolucionar o mercado.

Ravencoin

O que é Ravencoin?

A Revencoin é uma das moedas mais novas do mercado baseadas em um Hard Fork do Bitcoin. Ou seja, você terá uma possibilidade incrível de contar com uma moeda que possui uma segurança no sentido de ser deflacionária.

Assim como é uma moeda que utiliza o método de mineração de Proof of Work, que tende a ser mais seguro.

A grande diferença é que o algoritmo da Ravencoin é feito a ponto de não favorecer as ASICs, que são máquinas feitas unicamente para minerar uma criptomoeda e que tendem a encarecer o processo de mineração.

Neste caso, as pessoas podem optar por minerar de maneira tranquila com um computador próprio ou placas de vídeo. Seja como for, isto dá um poder maior e uma maior busca para que as pessoas consigam participar da rede.

A recompensa, entretanto, é menor e acontece na casa dos centavos, sendo elas as taxas de transação que pagamos por operação. As transações acontecem também em cada bloco, mas podem demorar de 6 a 100 minutos para se tornarem irreversíveis.

Tudo vai depender do estado da rede e do número de transações que estiver ocorrendo no momento. Mas de fato ainda é muito mais rápido e barato do que muitas transações em sistemas como o do Bitcoin e Ethereum hoje.

Outro ponto interessante que temos aqui é que a rede em si permite a transação e criação de tokens NFT, onde há aplicações e comércio em uma exchange própria. Sendo até mesmo um concorrente de peso para redes como a do Ethereum.

A grande diferença é que a capacidade de moedas da Ravencoin é de 21 bilhões de unidades, mil vezes maior do que o total do Bitcoin. Assim, é possível que o total de mercado seja semelhante, mas o valor por unidade seja menor. De qualquer modo, ter uma limitação máxima do número de tokens já é um grande passo na direção de evitar a inflação gerada em muitas criptos.

Outros pontos importantes da Ravencoin é que cada bloco é formada a cada minuto – ao invés de a cada 10 como no caso do BTC – e a recompensa é de 5.000 RVN por bloco, o que dá atualmente cerca de 550 reais, pois o preço da RVN atual é de 11 centavos.

Além de NFT, podem ser criados na rede qualquer tipo de ativo, inclusive derivativos de ativos do mundo real, como ouro ou prata, bens, ações, milhas aéreas, ou mesmo objetos virtuais. A cada criação, é necessária a queima de tokens RVN, auxiliando a manter uma política monetária deflacionária.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem pontos realmente interessantes para se levar em consideração. Principalmente pelo fato de que esta é uma moeda que tem como base vários pontos em comum com o Bitcoin, que é uma das soluções mais estáveis do mercado cripto.

Entretanto, tudo deve ser estudado a fundo para que você de fato entenda se esta moeda deve, ou não, fazer parte do seu portfólio de uma maneira geral.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.