O que é SushiSwap (SUSHI)? Como funciona?

A SushiSwap é um DEX, ou corretora descentralizada, criada a partir de um fork da Uniswap, com mudanças significativas no modo de governança, com criação do token SUSHI, e no modelo de recompensas que conferiram bastante popularidade a este projeto DEFI.

Sushiswap

 Enquanto na Uniswap, os provedores de liquidez recebem 0.30% de todas as transações realizadas na plataforma, na SushiSwap esse valor é de 0.25% e os 0.05% restantes são convertidos no token de governança SUSHI e distribuídos a todos que já possuem tokens SUSHI, o que acaba gerando maior demanda pelo Token por parte dos usuários e uma tendência de alta maior quando comparada com a o token Uni da sua rival.

Além disso, essa configuração acaba criando um modelo de governança muito mais ativo já que diminui significativamente a chance de diluição dos detentores de tokens SUSHI, não apenas preservando seu poder de voto a respeito das mudanças na plataforma como também gerando uma fonte de renda.

 

Por quê a Sushiswap é tão popular?

 

Capitalização de mercado, preço e outros dados

Atualmente, a Sushiswap possui uma capitalização de mercado de cerca de 205 milhões de dólares, um volume diário de negociação (considerando todos os trades feitos na plataforma) em torno de 120 a 140 milhões de dólares, TVL (sigla para Total Value Locked) de 2.3 bilhões de dólares e uma oferta em circulação de 127.5 milhões de tokens SUSHI, pouco mais de 50% de seu fornecimento total de 250 milhões de tokens Sushi. Sua cotação atual é de 1.62 dólares.

Dados Token SUSHI

 

Com dados desse tipo mesmo em mercados de baixa como o atual, naturalmente surge a curiosidade sobre o que torna essa plataforma de negociação defi de cripto tão popular. Bem, parte da razão se deve ao seu lançamento, que foi feito de um modo um tanto quanto controverso, porém inegavelmente eficiente.

Como começou a Sushiswap?

A Sushiswap foi lançada em 2020 e fez o que é chamado de um ataque vampiro contra sua atual principal rival, a Uniswap, oferecendo uma recompensa extremamente alta para incentivar muitos dos provedores de liquidez a deixarem o serviço rival e passar para a Sushi, o que de fato ocorreu e permitiu a Sushiswap já começar como uma das principais DEX da Ethereum.

Chef Nomi

Esse ataque foi coordenado por seu fundador, um desenvolvedor anônimo que atuava sob o apelido de Chef Nomi, e se comunicava por meio de seu Twitter. Mais tarde, descobriu-se que esse Chef Nomi, após o bem sucedido ataque que fez a SushiSwap atingir 150 milhões de dólares de valor total preso em sua plataforma (TVL), tirou toda a liquidez que ele tinha provido para a pool de ETH-SUSHI, e vendeu por um valor total de 17.971 ETH.

Chef Nomi
Avatar utilizado pelo Chef Nomi

Sam Bankman Fried

Mesmo tendo concordado em ressarcir todos os outros provedores de liquidez, esse episódio acabou removendo-o pra sempre da liderança da SushiSwap, que hoje é na prática comandada pelo ex-bilionário das criptos Sam Bankman Fried, que recentemente ficou ainda mais famoso de forma negativa após o escândalo de liquidez da sua corretora FTX que acabou levando-a à falência.

Sam Bankman Fried
Sam Bankman Friedman, um dos primeiros Investidores da Sushi e atualmente uma das pessoas mais influentes da DEX

Mas é claro que essa jogada não é o único motivo da Sushi ter atraído tantas pessoas e ser um dos principais apps descentralizados da ethereum.

Afinal, novos projetos de criptomoeda surgem todos os dias, especialmente no setor DEFI, e conseguem atrair um grande número de usuários de forma impressionante em um curto espaço de tempo apenas para, pouco tempo depois, perder uma grande quantidade desses usuários e se tornar quase esquecida, seja por algum problema de segurança descoberto na rede, falta de transparência na divulgação de informações sobre a plataforma, altos riscos envolvidos, baixo volume de negócios ou mesmo tudo isso ao mesmo tempo!

Então vamos entender quais as qualidades a Sushiswap tem, principalmente em relação à experiência entregue a quem arrisca o seu dinheiro nessa plataforma cripto, que podem explicar o sucesso da Sushiswap no mercado.

 

SushiSwap: Como funciona?

O que é um Automated Market Maker?

SushiSwap funciona de maneira bem semelhante a Uniswap, utilizando um sistema de AMM, sigla para Automated market Maker, um tipo de protocolo bastante utilizado no setor DEFI. De modo resumido, esse meio se baseia em provedores de liquidez que contribuem, em pares de moedas, para formar o que é chamado de pool de liquidez.

As pessoas que utilizam a sushiswap então farão trades tendo como contraparte o próprio pool de liquidez, com a respectiva transação encaixada com esse pool pelo smart contract que opera o AMM, e irão então entregar a criptomoeda que desejam vender ao pool e receber, em troca, a criptomoeda que desejam comprar, pagando as taxas correspondentes em ETH.

Todos os ativos negociados na Sushiswap estão, portanto, concentrados no pool, que inicialmente começa com as moedas fornecidas em pares de eth mais alguma outra e, a medida em que as operações vão ocorrendo na Sushiswap vão tendo sua composição alterada.

 

Como abrir uma conta e utilizar a SushiSwap

Para utilizar a Sushiswap a primeira coisa que você deve fazer é checar se esta utilizando o endereço correto: https://www.sushi.com/swap.

Isso é necessário pois, como você deve saber, é muito comum que golpistas se utilizem do mundo cripto para aplicar seus golpes e um meio bastante utilizado para isso é através da criação de sites que emulam plataformas populares como a Sushi mas que na verdade pertencem a terceiros, que irão apenas esperar você conectar a sua carteira para limpar os seus fundos.

A preocupação com a segurança em cripto deve estar sempre em primeiro lugar na sua mente; Você sempre irá correr o risco inerente ao investimento em criptomoedas, mas evite correr qualquer risco além desse.

Uma vez que você se certificou de que esta no site oficial, o processo é extremamente simples: Basta você conectar sua carteira de criptomoedas, não sendo necessária a criação de nenhuma conta, justamente por se tratar de uma plataforma descentralizada.

 

Primeiros passos

Na sua interface principal, você vai notar o valor de conversão de uma cripto por outra, as taxas para os provedores de liquidez e, nesse caso, haverá também os 0.05% destinados aos detentores de tokens SUSHI.

SushiSwap

Se você deseja adicionar liquidez ao invés de realizar as trocas, o processo também é bem simples bastando clicar em Earn no menu.

Ao deixar suas criptos na pool da SushiSwap, você recebe tokens representando sua posição e faz jus aos a distribuição da taxa de 0.25%, proporcionalmente a sua participação na Pool.

SushiSwap

Não se esqueça que, assim como qualquer outra DEX da Ethereum como a própria Uniswap, 1inch e outras, você vai precisar de uma Web Wallet compatível. A mais simples de utilizar é a Metamask.

SushiSwap Como funciona

Como ganhar dinheiro com SUSHI?

Outra opção interessante para gerar lucro é fazer o Staking de tokens SUSHI. Quando vc deixa seus tokens na rede em staking, você recebe o token xSushi e faz jus a distribuição dos 0.05% por transação realizada na rede, proporcionalmente a sua participação em relação ao total em staking.

Retorno do Staking de SUSHI

Atualmente, isso representa um retorno médio de 12.98% ao ano sobre o montante em staking. Esse retorno, é claro, tende a crescer conforme a SushiSwap cresce. Para utilizar essa funcionalidade basta ir na área de staking da SushiSwap.

Staking Sushi

 

SUSHI, a moeda da SushiSwap: Vale a pena?

Para além da possibilidade de staking, será que há algum valor real no token SUSHI? Bem, isso vai depender de várias coisas, a primeira delas é se você acredita no crescimento da SushiSwap enquanto DEX.

A SushiSwap de fato tem um modelo de governança bem interessante que pode fazer a diferença na sua adoção em massa.

O problema agora é que estando associada à Sam Bankman Fried, que até pouco tempo era um dos principais nomes do mercado de criptomoedas e também uma das pessoas mais ricas do meio cripto., mas agora é apenas um símbolo de algo que deu muito errado nesse setor em um episódio lamentável que apenas contribuirá para diminuir a credibilidade das criptomoedas por algum tempo.

Isso mostra que, em um setor como o Defi, que muitas vezes é marcado pelo anonimato absoluto, a SushiSwap pelo menos tinha até então alguns nomes conhecidos e respeitados do mercado que apoiam o projeto, apesar de ter se iniciado de modo anônimo e ainda hoje ter desenvolvedores que se mantêm completamente anônimos.

Outro ponto a se considerar é que há um limite máximo de tokens SUSH, fixado em 250 milhões de SUSHI, e a cada novo período de validação das transações da SushiSwap na Ethereum, 100 novos tokens são emitidos, o que dá ao SUSHI um aumento previsível da oferta, evitando efeitos inflacionários sobre o seu preço.

Além disso, o mecanismo de pagamento de 0.05% em taxas para os detentores de SUSHI em staking na rede pode gerar um efeito extra de aumento da demanda, já que isso faz com que, ao receber o pagamento da taxa pelo usuário, o sistema tenha que automaticamente comprar SUSHI para pagar aos detentores, criando uma pressão de compra sobre a moeda que pode contribuir para elevar seu preço.

Mais um dado interessante é que a SushiSwap é a 5a maior rede na classificação por TVL da Ethereum, perdendo apenas para verdadeiros gigantes como a Curve Finance e a própria Uniswap.

Gráfico da SUSHI

Onde comprar SUSHI?

Além da própria Sushiswap, você pode comprar SUSHI em muitas das principais corretoras centralizadas como a Coinbase, Binance, Kucoin, FTX, Kraken, Gemini e diversas outras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.