O que é SushiSwap (SUSHI)? Como funciona?

A SushiSwap é um DEX, ou corretora descentralizada, criada a partir de um fork da Uniswap, com mudanças significativas no modo de governança, com criação do token SUSHI, e no modelo de recompensas. Enquanto na Uniswap, os provedores de liquidez recebem 0.30% de todas as transações realizadas na plataforma, na SushiSwap esse valor é de 0.25% e os 0.05% restantes são convertidos no token de governança SUSHI e distribuídos a todos que já possuem tokens SUSHI.

Isso cria um modelo de governança muito mais ativo já que diminui significativamente a chance de diluição dos detentores de tokens SUSHI, não apenas preservando seu poder de voto a respeito das mudanças na plataforma como também gerando uma fonte de renda.

 

SushiSwap: Como funciona?

A SushiSwap funciona de maneira bem semelhante a Uniswap. Na sua interface principal, você vai notar o valor de conversão de uma cripto por outra, as taxas para os provedores de liquidez e, nesse caso, haverá também os 0.05% destinados aos detentores de tokens SUSHI.

SushiSwap

Se você deseja adicionar liquidez ao invés de realizar as trocas, o processo também é bem simples bastando clicar em Liquidity. Ao deixar suas criptos na pool da SushiSwap, você recebe tokens representando sua posição e faz jus aos a distribuição da taxa de 0.25%, proporcionalmente a sua participação na Pool.

SushiSwap

Não se esqueça que, assim como qualquer outra DEX da Ethereum como a própria Uniswap, 1inch e outras, você vai precisar de uma Web Wallet compatível. A mais simples de utilizar é a Metamask.

SushiSwap Como funciona

Outra opção interessante para gerar lucro é fazer o Staking de tokens SUSHI. Quando vc deixa seus tokens na rede em staking, você recebe o token xSushi e faz jus a distribuição dos 0.05% por transação realizada na rede, proporcionalmente a sua participação em relação ao total em staking. Atualmente, isso representa um retorno médio de 4.21% ao ano sobre o montante em staking. Esse retorno, é claro, tende a crescer conforme a SushiSwap cresce. Para utilizar essa funcionalidade basta ir na área de staking da SushiSwap.

Como funciona a SushiSwap

 

SUSHI, a moeda da SushiSwap: Vale a pena?

 

Para além da possibilidade de staking, será que há algum valor real no token SUSHI? Bem, isso vai depender de várias coisas, a primeira delas é se você acredita no crescimento da SushiSwap enquanto DEX. A SushiSwap de fato tem um modelo de governança bem interessante que pode fazer a diferença na sua adoção em massa, além de possuir apoio de Sam Bankman Fried, um dos principais nomes do mercado de criptomoedas e também uma das pessoas mais ricas do meio cripto. Isso mostra que, em um setor como o Defi, que muitas vezes é marcado pelo anonimato absoluto, a SushiSwap pelo menos tem alguns nomes conhecidos e respeitados do mercado que apoiam o projeto, apesar de ter se iniciado de modo anônimo e ainda hoje ter desenvolvedores que se mantêm completamente anônimos.

Outro ponto a se considerar é que não há um limite máximo de tokens SUSHI e, a cada novo bloco minerado da Ethereum, 100 novos tokens são emitidos, o que pode gerar um impacto negativo no preço devido ao rápido aumento da oferta. Felizmente, o mecanismo de pagamento de 0.05% em taxas para os detentores de SUSHI em staking na rede pode compensar esse efeito, já que isso faz com que, ao receber o pagamento da taxa pelo usuário, o sistema tenha que automaticamente comprar SUSHI para pagar aos detentores, criando uma pressão de compra sobre a moeda que pode contribuir para elevar seu preço.

Atualmente, o preço do SUSHI está em R$ 43.20. Você pode acompanhar a atualização em tempo real aqui.

SushiSwap preço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *