O que é Tezos (XTZ)?

Tezos é uma blockchain voltada para smart contracts e baseado no mecanismo de consenso do proof-of-stake delegado. A Tezos teve um dos ICO‘s mais bem sucedidos do mercado cripto ao ser lançada em 2017, arrecadando impressionantes 232 milhões de dólares para o seu projeto.

Um Smart contract é basicamente um contrato auto executável a partir do momento em que uma determinada condição é verificada. Muitas plataformas já estão centradas em smart contracts, como é o caso da Ethereum que, até o momento, é a blockchain dominante nesse sentido, entretanto, o que difere a Tezos dessas outras plataformas é o modo que sua blockchain opera, baseada totalmente em delegação.

Tezos XTZ

Como minerar Tezos (XTZ)?

 

O mecanismo de consenso da tezos é o Delegated proog-of-stake, ou DPos, Por meio desse mecanismo, os tezos bakers – como são chamados os mineradores da rede – deixam um mínimo de 8.000 XTZ em staking na rede em troca de um retorno anual de 6.37%. Qualquer usuário comum, que não atue como validador da rede, pode também delegar os seus XTZ em troca de um retorno entre 5 a 6% ao ano.

A Tezos tentou criar um modelo no qual divergências dentro da rede a respeito dos novos desenvolvimentos não gerassem forks a todo momento. Esse é um cenário que ocorreu inúmeras vezes com o Bitcoin, dando origem a uma infinidade de projetos derivados, uns com valor real, outros nem tanto. Nesse sentido, moedas como Litecoin, Dash, Zcash, Bitcoin Cash, Bitcoin Gold, Bitcoin Diamond são todas forks do bitcoin, junto com ainda algumas dezenas de moedas menores.

Na tezos, os bakers decidem quais mudanças serão feitas por meio de 4 períodos diferentes de votação. É interessante notar que apenas os bakers participam da votação e não os usuários que delegam moedas, que apenas tem a opção de delegar suas moedas para algum outro baker caso o que ele tenha escolhido não seguir sua mesma opinião acerca da proposta em votação.

O primeiro período da votação é o período de proposta, na qual qualquer baker pode enviar uma proposta de alteração da rede ou upgrade da rede. A partir daí, as propostas mais bem recebidas seguem para o período de exploração, onde serão novamente avaliadas, desta vez mais a fundo, e as vencedoras passam para o 3º período, onde elas são efetivamente testadas, por meio de redes de testes fora da rede principal, para avaliar se são seguras e funcionam bem. No 4º período, a proposta vencedora é então implantada na Mainnet. Para que uma proposta seja considerada vencedora e possa então ser implementada é necessário um quorum mínimo de 81.39% do total de votantes. Isso garante grande alinhamento entre os participantes, evitando rachas na comunidade tezos e o problema de sucessivos forks a partir da mesma rede.

 

Onde comprar Tezos (XTZ)?

 

O modo mais fácil de adquirir Tezos é por meio da Binance, mas ela também pode ser encontrada em corretoras como Okex e Bybit. O preço da Tezos hoje é de 14.25, após atingir um pico de cerca de 40 reais na metade de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *