O que é um fundo Hedge?

O que é um fundo Hedge?
Rate this post

Você já ouviu falar em fundos hedge? Quem acompanha um pouco a área de investimentos financeiros certamente já possui alguma familiaridade, ainda que mínima, com o termo, embora o mais difícil, para a maioria, e não é sem razão, seja explicar o que significa.

Fundo Hedge

Há algumas teses equivocadas acerca desse tipo de fundo de investimento, sendo a principal delas a crença em que a principal característica dos fundos de hedge seja a exposição a um risco bem acima da média dos demais investimentos.

Quanto a essa visão, vale ressaltar que os fundos de hedge são bastante exclusivistas, focados em públicos de alta renda, muitas vezes fechados a novos investidores, que precisam ser convidados para poderem participar.

Alguns desses fundos sequer são listados na CVM, o que acentua a característica de “fundo pirata”, o que contribui para alimentar o receio de muitos investidores quanto a essa modalidade. Não obstante, vale esclarecer que a tradução de “hedge” para o português remete a proteção. Os fundos de hedge seriam uma forma de proteger o capital contra a volatilidade do mercado.

Mas como isso é possível, se sabemos que a forma de atuar desses fundos é tão pouco ortodoxa?

Sim, não há dúvidas de que a atuação dos fundos de hedge é pouco ortodoxa, mas há dois aspectos que precisam ser levados em consideração. O primeiro é que a principal característica desses fundos é contar com gestores de carteira altamente qualificados e dedicados, que trabalham full time para buscar oportunidades de ganhos de capital, que possuem, ainda, grande liberdade para movimentar e alocar os recursos do fundo, o que confere uma grande capacidade de reação aos movimentos do mercado.

O segundo aspecto é que os fundos de hedge adotam a sempre recomendada estratégia de diversificação da carteira, que é uma forma consagrada de gestão de riscos.

Com base nessas premissas, podemos afirmar que, embora sejam receptivos a operações de risco, não se pode dizer que os fundos de hedge representem maior possibilidade de perdas pelos investidores. Ao contrário, a lógica é inversa, sendo o propósito oferecer os melhores rendimentos sobre o capital aos seus associados.

Fundos de investimento

O fundo de hedge é um fundo de investimento, sendo assim, possui as seguintes características:

– possibilidade de comprar pequenas fatias de diversos investimentos em uma única operação;

– presença de gestor de investimentos para definir em que o dinheiro do fundo será alocado;

– valorização da cota sempre que ocorre valorização do ativo ou distribuição de proventos;

– diversificação da carteira de investimentos.

Tirando esses padrões, cada fundo de investimento tem suas próprias características. Uma das modalidades mais comuns são os fundos imobiliários, cujos recursos são alocados em negócios envolvendo o mercado imobiliário, como aluguel e venda de imóveis.

Há, também, os fundos de ações e os fundos híbridos, que compõem a carteira com ativos de renda fixa e variável.

A característica em comum de todos esses fundos é que o investidor tem sempre uma boa noção de em que está investindo. É nesse ponto que os fundos de hedge se diferenciam, pois o gestor tem liberdade total para movimentar e alocar os recursos do fundo. O que move um fundo comum são as oportunidades e as regras. Num hedge a regra é aproveitar as oportunidades.

Fundos hedge

Os fundos de hedge focam em investimentos em renda variável, acompanhando atentamente a volatilidade dos ativos e buscando oportunidades em operações como Day trade, swing trade, swaps, opções, aquisições e aluguel de imóveis, arbitragem de commodities e outras. É comum os hedge funds adotarem estratégias como alavancagem e vendas a descoberto.

Alguns chamam os fundos de hedge de fundos multimercado, mas não podemos dizer que seja uma boa definição, já que há diversos fundos multimercado que não são fundos de hedge. Como pudemos observar, há fundos que operam, simultaneamente, com renda fixa e renda variável, mas há limitações à movimentação e alocação dos recursos, que precisam seguir as regras estipuladas.

Talvez a melhor forma de definir os hedge funds seria chamá-los de “fundos com baixa regulamentação”. Aliás, exatamente pelo fato de serem extremamente liberais quanto à regulamentação interna, uma de suas características é o baixo grau de transparência.

Outras características dos fundos de hedge são:

– Patrimônio Líquido elevado;

– grande volume de negócios em curso;

– pouca divulgação de informações ao público;

– aplicações arrojadas;

– exclusividade e baixa acessibilidade;

– alto grau de alavancagem frente ao patrimônio líquido;

– taxas de administração e performance elevadas.

Em alguns casos, os fundos de hedge são tratados como fundos secretos. São aqueles que sequer são registrados na CVM.

Em virtude mesmo do baixo grau de transparência e exposição ao público, o conceito de hedge é quase uma espécie de definição genérica para um amplo conjunto de práticas. Em outras palavras, da mesma forma que os fundos chamados “comuns”, cada hedge se diferencia dos demais pelo perfil das aplicações.

Vale a pena investir?

Sabemos que a queda da taxa Selic comprimiu os ganhos com as chamadas “opções conservadoras” de investimento. Na média, os investimentos em renda fixa prometem rentabilidade na faixa dos 6%.

O mercado oferece, no momento atual, boas opções para investimento em ações, principalmente para quem espera obter altos ganhos no curto prazo.

A diferença de um hedge fund é que você vai explorar essas e outras oportunidades pela visão de um profissional altamente capacitado, dedicado a estudar essas oportunidades, definir quais as melhores e alocar o seu dinheiro.

Busque conhecer bem a reputação do fundo, a começar pela reputação de quem o está indicando ou lhe convidando para participar. Tenha consciência de que o risco existe, como em qualquer investimento, mas a possibilidade de ganhos é maior.

A estratégia é a de sempre. Coloque, caso decida aplicar num fundo de hedge, apenas parte do seu dinheiro. Diversifique e gerencie o risco de sua carteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *