O que é um ICO?

Um ICO, ou Initial coin offering, é um mecanismo para levantar capital rapidamente para um projeto, empregado em larga escala no universo cripto. O nome faz uma alusão ao IPO (Initial public offering ou OPA – oferta pública de ações, na tradução), meio pelo qual empresas que precisam de capital para acelerar a expansão recorrem ao mercado de capitais para ofertar suas ações ao público em geral, tornando-se, com isso, uma companhia aberta com ações listadas na bolsa.

 

Como funciona um ICO?

 

Ao desenvolver um novo projeto, um time de desenvolvedores pode perceber que precisará de uma quantia de capital muito maior do que a que dispõe. Assim, um ICO começa com o Anúncio público do projeto, a criação do token que será ofertado e um Whitepaper, um documento técnico com todas as especificações necessárias para que qualquer interessado possa entender os objetivos do projeto, como ele vai funcionar e qual a utilidade que o token ofertado fornecerá ao investidor.

ICO criptomoedas 2021

O Investidor em um ICO espera poder entrar logo no início de um projeto que pareça muito promissor, quando os tokens gerados ainda estarão valendo centavos, talvez até mesmo frações de centavos. Caso o projeto dê realmente certo, esses mesmos tokens podem estar valendo dezenas, centenas ou mesmo milhares de reais alguns anos depois, abrindo uma oportunidade de lucro extremamente expressivo.

Um dos exemplos mais bem sucedidos de ICO foi a rede Ethereum, que levantou a época o equivalente a 18 milhões de dólares em tokens Ether (ETH). No momento do lançamento, o ETH valia cerca de apenas 60 centavos de dólares. Atualmente, o ether é a segunda maior criptomoeda em termos de valor de mercado e cada eth esta cotado a cerca de 10.600 reais (Em março de 2021), e com expectativas de subir muito mais a longo prazo, devido ao potencial da rede ethereum 2.0

Imagine se você tivesse então sido um dos sortudos que conseguiu participar do lançamento da Ethereum? Certamente teria aproveitado um lucro astronômico. É por isso mesmo que muitos ICO’s são procurados devido ao seu enorme potencial de lucro, muitas vezes até mesmo por pessoas que nem entenderam direito como o projeto funciona.

Apesar do potencial de lucro exponencial é preciso ter em mente que ICO’s também são um dos meios mais arriscados de se investir em criptomoedas, uma classe de ativos que por si só já é bastante volátil e arriscada, por isso é necessário que você seja cauteloso, conheça os riscos e saiba avaliar bem o projeto antes de decidir investir em um ICO.

 

Riscos de Investir em ICO’s

 

ICO’s tem um histórico bastante extremo. Primeiro, porque uma boa parte dos ICO’s que são anunciados por aí são literalmente fraudes e não é incomum que uma startup obscura recém criada anuncie um ICO apenas para colher o dinheiro de investidores desesperados e mal preparados e depois suma com o que obteve, que muitas vezes esta na casa dos milhões de dólares.

Dos ICO’s legítimos, que não são fraudes, a imensa maioria fracassa miseravelmente, e o token, apesar de apresentar alguma valorização inicialmente, passa a valer zero em um curtíssimo espaço de tempo, o que significa que há o potencial de você perder todo o seu dinheiro aplicado em ICO de uma hora para outra. Apenas nos pouquíssimos casos em que o projeto e francamente bem sucedido há um potencial de lucro estratosférico.

Apesar desses riscos, os ICO’s representam uma inovação extremamente importante nas ferramentas de financiamento de empresas. Apesar de estarem muito atrelados ainda ao mundo das criptomoedas, qualquer empresa pode lançar um ICO para se financiar, contando com as vantagens de ter um processo muito mais rápido, menos burocrático, mais barato e sem a necessidade de um exército de intermediários, como advogados, contadores, consultores financeiros, banqueiros, etc. o que, sem dúvida alguma, democratiza em larga escala o acesso a capital para financiamento.

Para quem tem interesse em conhecer alguns projetos de ICO, um bom meio é através desse calendário de ICO’s para o ano de 2021. Entretanto, friso que o risco desse investimento é extremamente alto, com chances inclusive de perca total do capital aplicado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *