O que é um Whitepaper de criptomoeda?

Quem por aí já ouviu falar de criptomoedas e estudou um pouco da sua história provavelmente já ouviu falar também dos famosos whitepapers.

Estes documentos acabam se tornando bastante importantes para a moeda em si e são considerados uma espécie de essência do que será este produto. Então, para se cair de cabeça em alguma cripto, o ideal é que você realmente consiga estudar este documento.

Mas o que é um Whitepaper? Qual a sua importância para uma criptomoeda em questão?

Para te ajudar nesta tarefa, estamos aqui hoje exatamente para responder esta e outras dúvidas.

Vamos conferir?

O que é um Whitepaper de criptomoeda?

O que é um Whitepaper de criptomoeda?

Primeiramente, é importante dizer que um Whitepaper de criptomoeda é uma espécie de declaração das principais informações daquela moeda em si. Em geral você vai aprender tudo sobre ela e seus diferenciais.

Mas podemos dizer que existem algumas informações que você deve procurar, como por exemplo:

 

Objetivo

Um dos principais pontos que devemos levar em consideração é a questão do objetivo daquela criptomoeda existir. Embora muitas sejam cópias uma das outras, é possível notar traços distintos em cada uma.

Um exemplo que podemos citar aqui é o próprio Bitcoin, que foi criado em grande parte para corrigir os problemas do dinheiro tradicional. Principalmente o problema do dinheiro inflacionário das moedas fiduciárias.

Agora, podemos ver também a questão do próprio Dogecoin, que surgiu somente como um caso de estudo e até mesmo como uma forma de fazer piada com a situação toda. Só que de fato a moeda cresceu e acabou adotando uma postura mais voltada para caridade e doações para causas sociais ao redor do mundo.

 

Características

Outro ponto que podemos notar são as características principais de determinada moeda. Até porque as moedas precisam fazer um certo sentido se quiserem realmente ser levadas a sério.

Estas características irão permitir que você consiga entender se a moeda é divisível, se ela será inflacionária ou não, como funciona o seu sistema de mineração, se existir algum.

E é importante dizer que é pela análise das características que você vai conseguir entender se os objetivos da moeda serão ou não possíveis. Por exemplo, se uma moeda permite que você tenha anonimato completo, mas é centralizada, pode ser um problema no longo prazo.

O governo pode fazer um ataque centralizado e assim assumir controle dos seus fundos. Outro ponto é que algumas moedas que querem corrigir o sistema monetário podem ter uma certa mineração infinita e em grande quantidade, sendo muitas vezes mais inflacionárias do que as moedas fiduciárias.

E claro, um ecossistema descentralizado, mas que tenta ter um valor estável, pode acabar sendo um problema também, vide o caso do colapso da Terra Luna em maio deste ano.

 

Considerações finais

O ideal é aprender a encontrar o whitepaper correto de uma moeda e estudar para saber se aquela moeda realmente faz sentido. Desta maneira você estará protegendo o seu patrimônio e fazendo uma escolha mais inteligente.

Entretanto, é importante tomar cuidado com promessas absurdas sem grande validade, o que é um dos grandes perigos de moedas fraudulentas hoje em dia.

Então por hoje é isso, qualquer dúvida é só chamar nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.