O que é uma Stablecoin Algorítmica?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Stablecoins. Estas são moedas digitais que possuem um preço lastreado normalmente em cima de alguma outra moeda fiduciária. Ou seja, se você tem uma stablecoin de um dólar, como a Tether, ela irá valer um dólar.

Este tipo de tecnologia permite que muitos tenham uma garantia mais segura e estável para os valores normalmente voláteis das criptomoedas, deixando a pessoa acumular um pouco de valor e assim garantir que tenham uma certa quantidade esperando por eles.

Entretanto, este valor estável não é resultado de nenhuma mágica. Ele irá depender exatamente de uma série de fatores diferenciados.

As primeiras stablecoins se basearam em uma estrutura de reter um valor de reserva. Por exemplo, se existe um milhão de dólares na reserva de uma corretora que emite uma criptomoeda lastreada em dólares, então esta moeda só poderia ter 1 milhão de unidades, cada uma valendo 1 dólar.

O mesmo acontece com algumas stablecoins que se baseiam em valores de metais preciosos. Garantindo assim um peso em determinado material para cada unidade, que também deveria estar guardado. Um exemplo dessas é a Pax Gold, lastreada em ouro.

Algumas stablecoins até mesmo utilizam outras criptomoedas como base, e permitem ações descentralizadas, como é o caso da DAI Stablecoin, que se baseia no mecanismo de empréstimos sobrecolateralizados.

Mas hoje queremos mostrar o que é uma Stablecoin Algorítmica.

Vamos conferir?

O que é uma Stablecoin algorítimica?

O que é uma Stablecoin Algorítmica?

Primeiramente é importante notar que uma Stablecoin Algorítmica ainda é uma stablecoin que se propõe a manter um valor fixo baseado em um outro ativo ou moeda. Seja ela o dólar, ouro ou o que for.

Entretanto,  neste caso nós vamos ter algum ativo base e um algoritmo que faz com que a sua emissão mantenha o valor estável durante o tempo. Ou seja, você poderá ter mais ou menos moedas circulando de uma maneira a garantir que cada unidade continue valendo o valor proposto, pois o algoritimo ajusta o valor total em circulação, emitindo mais moedas para que o valor desça por meio da inflação ou queimando uma parte das atuais em circulação para que o valor suba pela maior escassez.

Muitos utilizam este tipo de protocolo para conseguirem ter maior agilidade e até mesmo liquidez. Entretanto é importante ter um certo cuidado.

Recentemente, em 2022, o protocolo Terra com a moeda Luna acabou tendo seu valor pulverizado em pouquíssimo tempo, chegando quase a zero. Tudo por conta do algoritmo não ter sido rápido o suficiente para responder a uma operação gigante de arbitragem.

Por isso a transparência é crucial para manter o ecossistema saudável. Lembrando que tudo ainda vai depender de situações específicas, ou seja, ainda não existem garantias de segurança completas, é há muito que dizem que stablecoins algorítimicas são inerentemente impossíveis, ou seja, mais cedo ou mais tarde uma moeda desse tipo terá seu valor desvinculado do ativo referencial.

 

Considerações finais

Como você pode ver, uma Stablecoin Algorítmica é um salto importante para a criação de tecnologias financeiras ainda mais avançadas. Entretanto, é importante notar que tudo depende de um bom protocolo e de uma rede transparente e ainda assim há riscos.

Desconfie de algo não testado e muito recente e espere com paciência para realizar novos investimentos.

Até o nosso próximo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.