O que é Uniswap?

Se você já comprou criptomoedas, ou mesmo ações, em uma corretora comum, talvez a ideia de uma corretora totalmente descentralizada, sem uma empresa comandando tudo por trás, possa parecer algo estranho para você.

Entretanto, as corretoras descentralizadas vem crescendo cada vez mais no mundo cripto, especialmente por apresentarem vantagens em relação a corretoras centralizadas, como maior privacidade dos seus dados, já que você não precisa de cadastro; funcionamento ininterrupto 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem pausas para manutenção; maior garantia para suas criptomoedas, já que não existe a possibilidade de congelamento de fundos em uma corretora descentralizada, além de diversos outros benefícios.

Dentre todas as opções atuais, a Uniswap, que funciona na plataforma Ethereum é a líder incontestável, seguida pela 1inch, que também funciona na Ethereum e pela Pancake Swap, uma DEX (apelido para Decentralized exchange ou corretora descentralizada) que funciona na Binance Chain, um rede paralela criada pela binance para entrar na corrida das corretoras descentralizadas, possibilitando a troca direta de uma criptomoeda por outra de modo rápido e barato.

Como funciona a Uniswap?

A diferença básica da Uniswap para uma corretora centralizada é que nela, o preço de uma criptomoeda que você pretende adquirir será sempre expresso pela razão em relação de uma outra criptomoeda que você tenha para dispor. Assim, você nunca usa dinheiro fiat – seja real, dólar ou qualquer outro – em uma DEX como a Uniswap, apenas criptomoedas.

Como a Uniswap funciona na ethereum, as criptomoedas que você pode trocar nessa plataforma são o próprio ether e todos os outros tokens que operaram na ethereum. Assim, digamos que você deseja trocar um pouco de ether por enjin coin. Você encontraria na Interface da Uniswap as seguintes informações:

Uniswap

Aqui, você encontra a razão entre a moeda que você vai entregar e a que você pretende receber, nesse caso, a razão é de 1 ether (que esta em torno de 2000 dólares) para 826 enjin coins (Cotada atualmente em cerca de 2.46 dólares).

Além da razão entre as duas moedas, outra informação importante é o impacto no preço da moeda, de 0.07% nesse caso e a taxa de provedor de liquidez, de 0.003 ether.

O Impacto no preço é a previsão de quanto o preço pode variar em função da demora para executar a transação de troca. Já a taxa dos provedores de liquidez é a taxa recebida por aqueles usuários da DEX que se dispõem a deixar disponível suas criptomoedas para as trocas realizadas por outros usuários e recebem, como pagamento, essa taxa.

Os provedores de liquidez são agentes essenciais para o funcionamento de uma corretora descentralizada, pois, como o próprio nome sugere, são eles que tornam possível que você consiga trocar uma criptomoeda por outra em virtualmente qualquer momento em que tente em uma dex, com raras exceções. Isso porque, diferentemente de uma corretora comum, em uma Dex não há usuários tentando liquidar suas posições em alguma cripto em troca de dinheiro comum, portanto, não há como criar uma livro de ofertas com vendedores de um lado e compradores de outro para que as transações sejam encaixadas e o sistema flua.

Ao invés disso, os provedores de liquidez aceitam deixar suas criptos em uma pool que irá concentrar todas as criptomoedas negociadas na plataforma. Assim, quando alguém quiser trocar, basta oferecer a sua criptomoeda em troca da cripto que quer receber, de acordo com a razão entre as duas e descontadas as taxas dos provedores de liquidez. Com isso, ele receber a moeda que quer e entrega para a pool a moeda que trocou, e o processo vai seguindo desse modo. Se assim não fosse, você teria que ter muita sorte caso estivesse a procura de uma cripto menos popular de ter alguém querendo oferece-la para a troca da cripto que você tem no exato momento em que você quer e na exata mesma quantidade que você tem.

Ao deixar suas criptos na pool, os provedores de liquidez da Uniswap recebem um token de liquidez, que funcionam como uma espécie de nota promissória da dex e que podem eles próprios serem trocados por outras criptomoedas ali negociadas.

Um ponto importante é o risco envolvido para os provedores de liquidez de experimentarem o que é chamado de uma perda impermanente, que ocorre quando a criptomoeda que estão deixando na pool se valoriza em um percentual maior do que o recebido como pagamento. Essa perda se torna permanente quando o provedor retira a criptomoeda em questão da DEX, caso o preço tenha retornado ao patamar anterior, já que ele não teve a oportunidade de liquidar.

Uniswap V3

Agora que você já entende o básico de como funciona a Uniswap, vamos falar do V3, a terceira versão da Uniswap, que esta para ser lançada agora em abril. Embora essa versão traga várias funcionalidade interessantes, ela ainda não resolve um dos principais problemas atuais da plataforma, que são as altas taxas de gás cobradas para concluir as transações.

Taxas de gás, caso você não saiba, é como se chama o preço, descrito em ether, para realizar qualquer tarefa na rede ethereum, incluindo, obviamente, os swaps de criptomoedas realizados na Uniswap. Historicamente, as taxas da ethereum estão muito altas já a bastante tempo, e não é diferente com a Uniswap, onde você paga uma taxa que, em média, varia de 30 a 50 dólares por troca, o que já come uma boa parte dos seus lucros quando você faz diversas trocas.

Apesar disso, existe bastante expectativa para o lançamento do Uniswap V3. Vamos ver agora quais as novas funcionalidades que essa versão trará.

 

Liquidez concentrada

Com essa nova funcionalidade, os provedores de liquidez podem escolher as faixas de preço dentro das quais desejam prover liquidez, e quanto alocar em cada uma das faixas escolhidas. Isso resolve o problema da perda impermanente, já que o provedor pode decidir prover liquidez apenas dentro de uma faixa de preço mais usual para aquela cripto e caso essa criptomoeda saia dessa faixa, por exemplo, subindo rapidamente de preço, o provedor recebe de volta a sua cripto e tem a oportunidade de alocar em outros protocolos de staking mais lucrativos para aquele momento ou liquidá-la em um exchange comum e obter o lucro ao invés de ficar com a cripto “presa” na pool e receber apenas a taxa, que quase sempre será muito menor do que a subida do preço.

Taxas flexíveis

Com a Versão 3, a Uniswap passará a permitir taxas diferenciadas a serem cobradas pelos provedores de liquidez, de modo a refletir o risco incorrido devido a volatilidade das moedas. Essas taxas podem ser de 0.05%, para pares mais correlacionados e estáveis, como stablecoins, 0.30% para pares menos correlacionados, como ETH/USDC, e até 1% para pares mais exóticos, como a troca de um token ERC-20 por outro.

Uniswap Hoje

Na expectativa para o lançamento do Uniswap V3, as perspectivas para a uniswap parecem positivas. O aumento da eficiência de capital para os provedores de liquidez – a figura central de um DEX – certamente terão efeitos positivos para o crescimento da Uniswap que, apesar de se manter como líder, vem perdendo bastante espaço para concorrentes como o Sushiswap e PancakeSwap.

Apesar das novas funcionalidades, entretanto, as taxas altas, características da Ethereum, ainda serão um problema. Isso certamente será uma pedra no sapato da Uniswap, principalmente tendo em vista que a PancakeSwap, que opera na Binance Smart chain, vem fazendo grandes progressos em termos de velocidade de execução das transações e taxas baixas, próximas a 1 dólar, em comparação com taxas que chegam a 50 dólares ou mais em alguns casos na Uniswap.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *