O que são Altcoins?

Altcoin é um termo utilizado para se referir, de modo abrangente, a todas as criptomoedas que não são o bitcoin (BTC). Altcoin é uma abreviação do termo “Alternative Coin” ou moeda alternativa.

As Altcoins geralmente buscam oferecer uma funcionalidade extra em áreas em que o bitcoin não desempenha tão bem assim, como transações mais rápidas (Litecoin), privacidade absoluta (Monero), Interoperabilidade (Ada), comunicação com o mundo off-chain (Chainlink, Vechain) ou mesmo criar uma plataforma descentralizada Defi para desenvolvimento de outros aplicativos financeiros (Ada, Avax, Ethereum, Elrond e muitas outras).

Atualmente, estima-se que existam mais de 9.000 criptomoedas alternativas no total, mas apenas uma pequena parte dessas ganha atenção o suficiente para serem projetos levados a sério. Mesmo entre as Altcoins, podemos fazer uma classificação que separa as Altcoins mais conhecidas, como os exemplos já citados, as altcoins no TOP100 do mercado e as Altcoins verdadeiramente alternativas e, geralmente, pouquíssimo conhecidas, aquelas para além do TOP100 do mercado e que, por sua própria natureza, são ainda mais voláteis e extremamente arriscadas. Por outro lado, também é nessas altcoins mais exóticas que estão a maior quantidade de oportunidades para fazer ganhos de 20x,30x ou até 100x em alguns casos.

Até alguns anos atrás, o bitcoin representava, por larga margem, a imensa maioria do volume total do mercado de criptomoedas, representando mais de 90% do mercado até 2015. De lá para cá, com mais e mais altcoins crescendo e sendo lançadas, essa dominância vem diminuindo cada vez mais e atualmente, com a recente queda do bitcoin, se encontra em apenas 43% da capitalização total do mercado.

 

Como comprar Altcoins?

 

Investir em Altcoins é um pouco diferente do que investir em Bitcoin, que já é uma criptomoeda bem estabelecida, já possui um track record de mais de 10 anos funcionando de modo estável e seguro e já começa inclusive a se tornar mainstream com grandes fundos de investimento e bancos alocando parte de seu capital para investimento em BTC.

Comprar Altcoin

As Altcoins, por outro lado, apresentam inúmero riscos que exigem análise e pesquisa aprofundada antes de investir, e essa necessidade apenas aumenta quanto mais baixa for a capitalização de mercado da Altcoin. Para quem quer maximizar os ganhos de curto e médio prazo com o trade de criptomoedas, entretanto, as oportunidades são definitivamente maiores com as Altcoins.

Para comprar Altcoins, o melhor lugar é a Binance, que possui uma Lista imensa de criptomoedas alternativas disponíveis para compra.

 

Melhores Altcoins para 2021

 

Se você quer ter uma ideia de por onde começar dê uma olhada clicando nesse artigo sobre as melhores criptomoedas para investir em 2021. Lembrando que isso não prescinde de uma pesquisa aprofundada da sua parte, pois o risco existe e do mesmo jeito que é possível ganhar muito dinheiro também é possível perder praticamente tudo se você não tiver cautela e método.

Por fim, como sempre falamos, lembre-se de que o melhor modo de encarar o universo das criptomoedas é olhando para esse setor com visão de longo prazo. As criptomoedas são o futuro do dinheiro e das finanças e os maiores ganhos sempre serão obtidos a longo prazo, por quem tem a capacidade de enxergar e manter um investimento por 10 anos ou mais. Imagine quem investiu em bitcoin lá nos primórdios, em 2009-2011 e manteve até hoje? Percentualmente, esses ganhos superam qualquer Altcoin que você queira investir para vender em poucos meses.

Existem muitos projetos de alto potencial e que sem dúvida valem a pena serem mantidos por um espectro de uma década ou mais, como a ADA e AVAX que já citamos, como também Polkadot, Solana, Chainlink, Algorand e mais algumas outras. É claro que não há nada de errado em tentar obter ganhos a curto prazo, mas esquecer do que realmente importa, da visão de longo prazo e da revolução que as criptomoedas irão causar no mundo é, no mínimo, abrir mão do tesouro real e se contentar com migalhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *