A criação dos protocolos de Blockchain realmente enriqueceram toda a estrutura de uma programação descentralizada usando recursos computacionais. Por mais que este tipo de frase seja um pouco complicada para alguns, hoje não precisamos depender de uma empresa ou pessoa para determinada tarefa.
É bastante comum ter problemas quando um aplicativo que gostamos resolve não funcionar de uma determinada maneira, ou mesmo quando tentamos escolher um entre vários no mercado.
Se há uma entidade central decidindo as coisas, provavelmente a maioria das pessoas vai ficar descontente com alguma coisa.
Por isso, a criação de aplicativos descentralizados se mostrou uma excelente oportunidade para todos que desejam um mundo ainda mais moderno e eficiente.
Queremos assim mostrar para você hoje o que são Dapps na Ethereum. Desta forma você pode absorver o que é este conteúdo e como utilizá-lo ao seu favor.
O que são Dapps?
A sigla Dapps é a composição de “Decentralized Apps” ou “Aplicativos Descentralizados”. Ou seja, são aplicativos que não vão ter necessariamente uma entidade central que comanda tudo o que será feito pelo app em si.
Quando pensamos em aplicativos tradicionais, tudo se encontra em grande parte salvo em um servidor central. Se a administradora do aplicativo quiser banir alguém, ela pode e assim vão comandando tudo de uma maneira bastante arbitrária em muitos casos.
A ideia dos Dapps então, é dar maior liberdade aos usuários, que possuem a garantia de que não sofrerão represálias e também não terão que lidar com mudanças bruscas no funcionamento do app decididas unilateralmente por uma empresa.
No caso dos Dapps você tem em cada um dos usuários um pequeno nó do aplicativo. Ou seja, eles são parte também de todo o sistema de processamento e distribuição de dados.
Um exemplo bastante tranquilo dos primeiros exemplos é o próprio Torrent. Com ele várias pessoas poderiam contribuir para a divulgação de arquivos e dados sem que um local só tivesse que reter todos os dados.
Dapps na Ethereum: Com funcionam?
Já por outro lado, nosso foco são Dapps que utilizam o Ethereum como base. Neste caso, os aplicativos são construídos sobre a própria blockchain e rodam com base em um contato inteligente (smart contract) e você pode contar com um certo ecossistema financeiro dentro do aplicativo.
Com isto vários jogos e até mesmo aplicativos de funcionalidades variadas foram criados gerando uma série de aplicações interessantes. E claro, muitos acabaram se tornando uma oportunidade de renda, com a compra e venda de NFTs.
Toda esta possibilidade gerou muita especulação e várias pessoas ficaram muito ricas do dia para a noite, enquanto outras acabaram simplesmente perdendo muito dinheiro. Então evite jogar com especulações e tente tirar de bom o que essa tecnologia traz.
Considerações finais
Como você pode ver, os Dapps acabam sendo uma maneira completamente nova de transformar o que pensamos hoje em aplicativos. Embora a estrutura ainda seja um tanto quanto nova, podemos encontrar excelentes oportunidades para o futuro.
Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis.
Até a próxima!