O que significa moeda fiat?

Quem começa a transitar dentro do meio das criptomoedas normalmente vai ficar um pouco confuso com tantos termos, abreviações e até mesmo conceitos base das cripto.  Realmente, demora um pouco até que você consiga se situar de fato neste mercado.

Mas o interessante de entender as bases do dinheiro de fato é entender também toda a filosofia por trás do Bitcoin e das outras criptos que nós temos disponíveis no mercado.

Principalmente pelo fato de que existem sim algumas limitações quanto ao que aprendemos sobre economia nas escolas.

Seja como for, a verdade é que moedas fiat são um termo um tanto estranho para a maioria dos iniciantes. Até porque muitos no Brasil vão associar de alguma forma à famosa marca de carros, o que não tem ligação direta alguma.

Então hoje gostaríamos de falar um pouco mais deste assunto e deixar você informado para não ter mais dúvidas sobre o assunto.

Vamos conferir?

O que significa moeda FIAT?

O que significa moeda fiat?

Então, uma moeda fiat é basicamente qualquer moeda de curso legal de um país e que é emitida por seu banco central, ou seja, para o nosso caso do Brasil hoje a moeda fiat é o real.

Assim como nos Estados Unidos é o Dólar e na Europa o Euro e por aí vai.

O problema não é exatamente ter uma moeda legalizada, mas a existência de um controle central por parte do governo. Assim, os governantes utilizam o banco central para controlar juros e emitir moedas para aumentar ou diminuir o valor em circulação.

Isto acaba diretamente gerando a inflação, que aumenta ou diminui os preços do mercado de maneira generalizada na tentativa de controlar a economia, o que gera consequentemente uma instabilidade arbitrária da moeda.

Moeda fiduciária

As moedas fiduciárias são moedas que não necessariamente  devem ser moeda fiat, embora na prática sempre seja. Ela recebe este nome por conta da “fé” das pessoas em seu valor, já que há moeda não possui qualquer lastro como ouro ou qualquer outra reserva de valor real.

Ou seja, um real vale exatamente um real. Antigamente você poderia utilizar uma moeda fiat para ir até um banco central e trocar por uma parte em ouro ou prata. Isto faria com que você tivesse algum tipo de garantia do valor do dinheiro em si.

Agora, o fato é que você não tem mais moedas com lastro, e isto faz com que a sua emissão seja completamente aleatória e complicada de se controlar, prejudicando principalmente quem não tem acesso a bons rendimentos bancários para se proteger da inflação causada.

 

Considerações finais

Como você pode ver, é interessante entender o conceito de moeda Fiat para que você consiga de fato entender o que é o Bitcoin e as outras cripto em geral. Entretanto, é justo pensar que demora um pouco até entender todos os conceitos.

Seja como for, a tendência de valorização do Bitcoin e outras cripto vem exatamente de sua estrutura descentralizada, livre do controle governamental, por isso você pode de fato ter um excelente resultado se souber investir da maneira correta.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.