Para que serve o Bitcoin?

Nos últimos anos o Bitcoin disparou de valor e a tendência é que ele sempre caia para valores que estão muito acima dos picos anteriores. De fato, o Bitcoin é ainda um dos ativos mais interessantes que podemos ter no mundo hoje.

E isto não é à toa, muitos dos fundamentos do Bitcoin são exatamente criados para garantir este tipo de situação. A filosofia da moeda é claramente um dos pontos positivos que nós devemos levar em consideração por trás deste fenômeno.

Sendo assim, hoje gostaríamos de mostrar para que serve o Bitcoin e quais são as suas principais vantagens em relação às moedas fiduciárias que estamos acostumados.

Vamos conferir?

Para que serve o Bitcoin?

Para que serve Bitcoin?

Primeiramente é importante dizer que existe o famoso White Paper do Bitcoin, que é uma espécie de manifesto sobre o que é a moeda em si. Além de listar alguns dos problemas que temos com as moedas tradicionais.

Por isso, você pode aprender também pelas fontes originais. Aqui está apenas um resumo geral de tudo.

 

1 – Combater a inflação

Uma característica marcante de todas as moedas fiduciárias do mercado é que elas podem ser impressas à vontade. Claro, existem algumas regras no papel, mas na prática é isto o que acontece.

De fato, todos os anos temos metas de inflação, ou seja, todos os anos temos a garantia de que haverá uma quantidade muito maior de dinheiro circulando no mercado. Isto gera um aumento generalizado de preços, que é bastante problemático.

Ou seja, esta é uma espécie de imposto que come o seu dinheiro sem que você pague nada. Já que ele constantemente vale menos.

No caso do Bitcoin você tem uma mineração cada vez menor de valores, até o ponto de alcançar um total de 21 milhões de unidades, gerando o seu principal ponto positivo, que é a deflação.

 

2 – Anonimato

Um dos pontos mais marcantes do Bitcoin é que você não terá nenhum tipo de autoridade vigiando você. Você consegue trabalhar com um grande anonimato ao mesmo tempo em que consegue evitar taxações indevidas e uma série de outros problemas.

Mas quem quiser ainda pode tranquilamente fazer as declarações normalmente, não sendo um ponto obrigatório. A única diferença é que esta não é uma ação coercitiva.

 

3 – Divisibilidade

O Bitcoin é uma das moedas que pode ser dividida com os menores valores possíveis. A maioria das moedas tem no máximo a divisão por centavos, enquanto é normal que na nossa nem utilizemos tanto as moedas em si.

A própria moeda de 1 centavo já não é mais produzida. O que de fato mostra o peso da inflação com o tempo, já que este é um valor irrisório.

Enquanto isto o bitcoin pode ser dividido em até 8 casas decimais depois da vírgula. O que de fato se denota como uma moeda muito mais fácil de utilzar do que a maioria que estamos acostumados.

Então por hoje é isso, estas foram apenas algumas das vantagens e objetivos do Bitcoin. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o tema, sem problemas.

Estamos à disposição para ajudar nos comentários.

Até a próxima dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.