Polkadot ou Kusama?

Escolher uma criptomoeda para fazer parte do seu portfólio pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Até porque grande parte das que estão disponíveis no mercado acabam sendo mais do mesmo.

Entretanto, algumas começam a parecer um pouco mais estáveis ou mesmo com excelentes possibilidades de lucros através de alguma proposta interessante.

Mas é válido dizer que um dos grandes dilemas dos investidores é exatamente decidir entre duas moedas quase gêmeas. Escolher entre Polkadot ou Kusama realmente pode ser uma tarefa desafiadora para iniciantes e até mesmo deixar uma grande parte do público um pouco confusa.

Por isso queremos tomar um tempo hoje para remover qualquer resquício de dúvida e ajudar você a encontrar resultados de verdade.

Vamos conferir?

Polkadot

Polkadot ou Kusama?

Para começarmos a entender melhor a situação, é importante pensar que ambas as moedas atuam para o mesmo propósito central. Elas são moedas que atuam com parachains, ou seja, servem para fazer trocas de redes de outras criptomoedas de outras blockchains de maneira mais rápida.

Assim você pode operar de forma cruzada sem ter tanta dor de cabeça. E até mesmo pagando taxas que sejam mais interessantes.

Ambas as moedas possuem o mesmo criador e o mesmo objetivo. Mas o que então difere as duas? Por que não criar uma só?

Esta pergunta é fácil de responder. A Polkadot foi a primeira das duas a ser criada e já se mantém bem firme no mercado. Entretanto, a Kusama foi criada para testar novas tecnologias e garantir que estas não desse bug quando fossem implementadas na rede principal Polkadot.

Em ambas é possível fazer o staking e até mesmo as principais atividades de uma criptomoeda normal. Mas é importante notar que a Kusama pode acabar sendo vítima de um ambiente onde novas tentativas de tecnologia são implementadas, algo que nem sempre pode ser positivo para a própria estabilidade da moeda, já que eventualmente bugs e erros ocorrerão com uma quantidade tão grande projetos novos sendo testados nela.

Só que o mais surpreendente é que hoje a Kusama tem quase 5 vezes o valor da veterana Polkadot, e também se encontra bastante consolidada no mercado, principalmente pelo fato da maioria das suas implementações terem dado certo.

Infelizmente ela também não é à prova das quedas de valores que acontecem nos invernos cripto. Assim como o efeito em cascata recente devido à falência de uma das maiores corretoras do mercado, a FTX.

Por isso é muito importante escolher com tranquilidade pensando principalmente no longo prazo e em períodos de oportunidade, já que é normal encontrar momentos de variação bruscos.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem pontos realmente interessantes a se levar em consideração. Ambas as moedas podem ser uma boa adição à sua carteira se você souber de fato o que está procurando.

Por isso só invista se você de fato encontrar alguma maneira de ver valor para elas dentro do seu portfólio. Evite a ganância, já que a maioria das vezes ela acaba mais prejudicando do que de fato ajudando.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.