Por quê o Dinar Kuwaitiano vale tanto?

Ultimamente começamos a ser surpreendidos quanto ao preço de várias moedas pelo mundo. Algumas delas precisam de dezenas ou centenas de unidades para que de fato se faça uma compra mínima, de um pão, por exemplo.

Enquanto isso, algumas outras moedas disparam de valor. E isto pode ser encontrado em locais que nem fazemos a mínima ideia de que eram realmente poderosos.

Sempre quando pensamos em uma moeda forte nos lembramos do dólar americano. Afinal de contas, esta é a moeda corrente do comércio internacional.

Mas surpreendentemente esta é não é a moeda com maior valor de mercado que encontramos por aí, e nem mesmo o é a poderosa libra esterlina, e sim o Dinar do Kwait, ou Dina Kuwaitiano.

Hoje estamos aqui exatamente para mostrar porque o Dinar Kuwaitiano vale tanto e como isso nos influencia.

Dinar Kuwaitiano

Por que o Dinar Kuwaitiano vale tanto?

Antes de mais nada é importante entender que o Kuwait é um país que vive da exportação de commodities. Ou seja, ele vende matéria prima não manufaturada para que seja processada e transformada em outros países.

Principalmente o petróleo, que embora tenha sofrido muitas quedas no valor, ainda é um ativo bastante importante para a maioria do mercado. O grande ponto que encontramos aqui é que seu comércio acaba sendo muito forte, ou seja, dólares entram a todo momento no país.

Mas existe um ponto importante a se notar que é o fato de que eles não utilizam o dólar como moeda corrente. Ou seja, este dinheiro precisa ser trocado pela moeda local antes de se realmente efetuar a venda.

Isto faz com que haja uma procura bastante relevante da moeda no país, chegando até mesmo a alcançar cerca de três vezes o dólar, o que acaba tornando esta a moeda fiduciária mais cara do mercado.

Claro, a procura por si só não é o principal ponto positivo, até porque temos uma quantidade enorme de exportação e nossa moeda chega a valer perto de um sexto do dólar.

A diferença se encontra nos baixos índices de inflação, que mostram que o país não faz uma impressão exagerada da moeda através de mecanismos de contenção de gastos e controle das contas públicas.

Isto deixa o mercado estável e permite que a pessoa possa chegar a ter uma moeda local de um país pequeno como sendo muito poderosa.

 

Considerações finais

Como você pode ver, o Dinar Kuwaitiano é valioso por vários motivos. Mas sem dúvida nenhuma pode não ser uma boa ideia simplesmente colocar todo o seu dinheiro nesta moeda.

Por isso, é importante sempre estudar bastante o assunto e pesquisar para não ter dúvida. Mas levando em consideração esta situação, é importante entender que o ativo mais valioso que existe é o Bitcoin, com perspectivas de bater a casa dos 100 mil dólares por moeda no próximo ciclo de alta.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.