O Ethereum é uma das criptomoedas mais bem conceituadas do mercado, ficando atrás somente do Bitcoin. Ainda assim, esta moeda tem um poder de segurança absurdo, fora o fato de que ela abriga um ecossistema gigantesco de tokens e sistemas.
A própria febre das NFTs se originou principalmente com o Ethereum e sua rede. Entretanto, é importante notar que o valor da moeda em si tem despencado absurdamente. E isto é um sinal de alerta para qualquer pessoa que está investindo na área.
Hoje queremos responder à pergunta: “Por que o Ethereum está caindo tanto?”, e assim tentar te orientar sobre a melhor forma para garantir bons resultados.
Por que o Ethereum está caindo tanto?
Então, o Ethereum atingiu a máxima histórica de 25 mil reais em novembro de 2021, sendo que hoje, aproximadamente um ano depois, ele vale cerca de 6 mil reais. Esta é de fato uma queda absurda que assustaria qualquer acionista de qualquer empresa.
O que para uma empresa pode significar uma falência iminente, no caso do Ethereum mostra dois acontecimentos seguidos. Um bom e outro bastante ruim. Por isso, iremos explicar ambos separadamente.
“Inverno” cripto
As criptomoedas passam por alguns ciclos bastante comuns, e neste caso, o último ciclo de alta ocorreu na máxima histórica em 2021. O que acontece é que a moeda recebe uma precificação por algum fator exterior, neste caso podemos dizer que o principal fator anterior foi a disparada da possibilidade de inflação em relação às moedas fiat devido a pandemia aliada à febre dos NFTs e o surgimento do mercado DeFi.
Neste caso, a emoção toma conta do mercado, assim, várias pessoas começam a comprar a moeda e acabam aumentando o valor muito mais do que realmente ele deveria estar. O que é corrigido por um longo tempo até o início do novo prazo, este é o chamado “inverno” cripto.
Quebra suspeita da FTX
Aliado a esta etapa do ciclo tivemos um fato muito triste que foi a quebra da segunda maior corretora do mercado. A FTX era uma das principais referências do mercado, e foi pega praticando uma ação não muito honesta, utilizando as criptos dos clientes ilegalmente como garantia para empréstimos gigantescos tomados por sua empresa irmã, a Alameda Ressearch.
Em pouco tempo a empresa começou a perder muitos clientes e até chegou a declarar falência, já que não tinha como pagar os saques requisitados. Para completar a situação, o diretor da empresa fugiu e surpreendentemente todos os fundos de cripto da empresa foram hackeados.
Isto derrubou a confiança não só no Ethereum, mas em todo o mercado cripto, que sofreu drasticamente com o acontecimento. E lógico, o Ethereum perdeu muito valor nesta ocasião.
Considerações finais
Como você pode ver, a queda do Ethereum possui reais motivos para estar acontecendo. E isto muitas vezes faz com que as pessoas quase desistam do mercado cripto de uma maneira geral.
Entretanto, como qualquer outro ativo, é importante estudar muito bem o quadro atual e analisar se isto vai trazer uma possibilidade de retorno no longo prazo ou não.
Até a próxima!