Quais as consequências da quebra da FTX para o mercado cripto?

Existem sempre possibilidade das coisas darem errado. Entretanto, quando alguma coisa foge do normal, seja por algum imprevisto, ou mesmo por um esquema fraudulento, tudo pode ir muito fácil ladeira abaixo.

O mundo cripto já encontrou várias situações onde houveram verdadeiros danos ao patrimônio de milhares de pessoas. Porém, o caso mais recente é da ainda não solucionada quebra da FTX, uma das principais corretoras que tínhamos no mercado cripto.

A empresa já mostrava algumas dificuldades com liquidez e até mesmo com uma dúvida se haveria mesmo algum capital honesto guardado na plataforma.

Sendo assim, após uma denúncia realizada pela concorrência que mostrou uma enorme fragilidade da empresa, os ativos despencaram e a empresa simplesmente quebrou do dia para a noite.

Para piorar, o resto de ativos que ainda estavam na plataformas foram supostamente hackeados e sumiram com o patrimônio de muitos que tentavam sacar desesperadamente seus fundos.

Mas o que esta situação pode de fato falar sobre todo o mercado cripto? O que podemos aprender com esta situação?

Hoje estamos aqui para falar um pouco mais das consequências da quebra da FTX.

Quebra da FTX

Quais as consequências da quebra da FTX para o mercado cripto?

Então, é realmente difícil prever o futuro, o que torna quase impossível dar números ou mesmo previsões exatas de uma determinada situação. Entretanto, é possível prever algumas atitudes do mercado em geral com base no que aconteceu.

Os principais pontos são:

 

1 – Pressão por regulamentação dos criptoativos

Com a desculpa de proteger os investidores, o governo estará entrando com força em movimentos para tornar a negociação de criptoativos cada vez mais vigiada. Tirando uma certa camada de sigilo do processo.

Isto também pode aumentar as taxações e regras internas dentro das exchanges tradicionais.

 

2 – Falta de confiança nas exchanges

A FTX era uma das empresas mais famosas e confiáveis do ramo. Nada mais natural do que ela perder uma grande quantidade de valor e assim também acabar se manchando no mercado internacional.

Entretanto, é importante notar que este fenômeno é um pouco mais complicado para outras empresas maiores que tinham parceria com a FTX e também respinga em toda e qualquer corretora de criptomoedas, já que não estamos falando da quebra de uma corretora qualquer, mas sim daquela que era a 3ª maior corretora do mundo.

 

3 – Queda no valor dos criptoativos

Este é um fenômeno que já tem se mostrado muito forte nos últimos dias desde o acontecimento. Como uma quebra de confiança em empresas de cripto era inevitável, a confiança em criptoativos acabou sendo abalada por tabela.

Até mesmo pelo fato de que empresas precisam fazer aquisições em exchanges seguras, e isto acaba sendo um tanto quanto difícil quando você não confia em mais ninguém. Sendo essas grandes empresas muitas vezes aquelas que alavancam os valores dos ativos

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem alguns pontos que podemos levar em conta nesta situação. Então embora o mercado cripto esteja abalado, é importante que você pense em como se posicionar de uma maneira segura e tranquila para não ter prejuízos.

Sempre tenha seus criptoativos à mão, assim você evita que alguma empresa os trave ou confisque em situações de emergência. O ideal é sempre utilizar uma cold wallet e nunca confiar a terceiros suas criptos.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.