Qual o Roadmap da Ethereum Para os Próximos Anos?

Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum, tentando fomentar a resistência à censura e a descentralização da rede compartilhou um novo roadmap, o “The Scourge” que significam “o flagelo” em português, que vem a ser um infográfico técnico compartilhado do roteiro para atualizações planejadas para a rede.

Buterin apresentou o “The Scourge” como parte de um planejamento, que a partir de agora será expandido em seis partes. Após o “The Merge”, que incluiu a rede no proof-of-stake, a Ethereum se direciona para a sua segunda grande atualização, o “Surge”, cujo objetivo é fazer com que o blockchain seja capaz de processar 100 mil transações por segundo.

Qual o Roadmap da Ethereum para os próximos anos?

O Roadmap da Ethereum “The Scourge”

O “updated roadmap diagram” tem agora inserido o “The Scourge” como o novo terceiro estágio do processo, que será seguido pelas etapas já anteriormente conhecidas como “The Verge”, “The Purge” e “The Splurge”.

O diagrama feito por Vitalik Buterin indica as etapas para implementação de Ethereum 2.0, especificações da fusão completa e um demo dos validadores distribuídos.

 

Objetivo do “The Scourge”

O principal objetivo do Scourge é garantir a inclusão confiável e justa de transações e resolver problemas de MEV (Miner Extractable Value), que em cripto, significa o Valor Máximo Extraível. Segundo a Ethereum Foundation, o valor máximo que pode ser extraído da produção de blocos em excesso das taxas padrão de recompensa e gás, incluindo, excluindo e alterando a ordem das transações em um bloco.

Os problemas de MEV ocorrem quando um validador se antecipa a outros participantes da rede, decidindo quais transações devem ser colocadas em um bloco e em que ordem. Isto acaba por permitir que os validadores dupliquem todas as negociações e executem suas transações antes dos buscadores de arbitragem ou de qualquer pessoa que tente obter lucro.

Detalhes mais completos do “The Scourge” ainda não foram divulgados, mas o cofundador da Ethereum propôs recentemente uma solução de “Leilão de Bloco Parcial”, no qual um construtor de bloco só tem direito de decidir parte do conteúdo do bloco.

Também foram apresentadas outras propostas para combater a censura na camada de consenso, como a solução de Leilões Unificados Únicos para Expressão de Valor (SUAVE) da empresa de pesquisa e desenvolvimento Ethereum Flashbots.

Vitalik Buterin confirmou também uma atualização para o “The Verge”, que a partir de agora cobrirá a integração da tecnologia Snark Non-interactive Argument of Knowledge (SNARK) na Ethereum. Os SNARKs acrescentarão recursos de preservação de privacidade muito necessários à rede Ethereum, ao mesmo tempo que ainda permite que transações anônimas sejam rastreáveis.

Após a conclusão de todas essas etapas, o próximo grande evento da Ethereum e a parte final do “roadmap” da rede líder de contratos inteligentes, é a atualização do Sharding, que deve ser lançada entre 2023 e 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.