Aprenda como investir na bolsa de valores começando do zero

Aprenda como investir na bolsa de valores começando do zero
4.9 (97.93%) 598 votes

Como aprender a investir na bolsa de valores

 

Na busca por um investimento alternativo que supere a rentabilidade medíocre oferecida pela caderneta de poupança e CDB, muitas pessoas enxergam a possibilidade de aprender como investir na bolsa de valores como uma solução de investimento com possibilidade de lhes oferecer altos retornos com baixo risco.

Entretanto, a maioria dessas pessoas descobre mais cedo ou mais tarde, muitas vezes de forma bastante amarga, que não é bem assim. Investir na bolsa de valores é uma atividade que requer empenho e dedicação no aprendizado de como o mercado funciona e não será possível que você se torne um investidor bem sucedido a longo prazo se você não dominar alguns conceitos essenciais. De fato, muito poucas pessoas sabem como investir em ações corretamente e a maioria apenas perde dinheiro investindo na bovespa.

Portanto, o primeiro mito que você deve abandonar é o de que é possível enriquecer em curtíssimo prazo operando na bolsa sem grandes esforços. Pensar assim é a causa da ruína financeira de muitas pessoas. É necessário respeitar o mercado e compreender que, se você não fizer a sua parte e não buscar aprender o máximo que pode, você não conseguirá ganhar qualquer dinheiro com seus investimentos em bolsa. Na verdade, agindo assim você muito provavelmente vai perder dinheiro, e bastante, como eu mesmo já perdi quando era um investidor iniciante.

Apesar de exigir esforço e dedicação no aprendizado, a grande vantagem de aprender como investir na bolsa de valores é que, com o passar do tempo e com a orientação correta, você poderá obter resultados consistentes e expressivos que, a longo prazo, poderão realmente te enriquecer e tornar possível que você viva somente da bovespa, se este for o seu desejo.

aprenda a investir na bolsa de valores começando do zero

Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

como investir na bolsa de valores imagemOs conceitos que você precisa aprender para investir não são extremamente complexos e nem exigem formação específica em qualquer área para serem dominados, entretanto, precisam ser aplicados com disciplina e frieza para que gerem o resultado esperado.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é necessário um grande capital inicial para investir, sendo possível que você aprenda como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro.  O que é realmente essencial para que você possa investir com eficiência, em primeiro lugar, é o seu preparo psicológico. Além do conhecimento de como investir, é necessário que você esteja treinado psicologicamente para que não tome decisões desastrosas devido a um forte abalo emocional que pode ocorrer quando o mercado não se comporta da forma que você esperava.

A falta de preparo psicológico é a razão pela qual muitas pessoas altamente qualificadas e bastante inteligentes muitas vezes não conseguem ganhar de forma consistente e a longo prazo quando investem na bolsa. Ao contrário da crença geral, não é necessário ser um gênio para investir, é necessário apenas que você aprenda os conceitos básicos, que, como eu já disse, não são muito complexos, e que seja disciplinado para seguir a sua estratégia de investimentos sem modificá-la por razões emocionais a cada momento em que o mercado se mover contra você.

Como investir na bolsa de valores passo a passo

Se eu pudesse resumir o que é necessário para investir com sucesso, eu diria que basicamente, você deve ter a noção de que isto é um jogo, não no sentido de ser necessária sorte para ganhar, mas no sentido de que você vai ganhar algumas vezes e perder outras, pois nem mesmo os maiores investidores do mundo, como George Soros por exemplo, ganham sempre. Em segundo Lugar, a sua estratégia deve ser construída de forma que quando você ganhe, você ganhe mais do que quando você perde (para isso, limitamos previamente nosso risco ao investir com técnicas de gestão de risco). Em terceiro lugar, o mais importante: você deve ter o preparo psicológico e a disciplina para seguir a estratégia de investimentos que você construiu sem se deixar levar por pensamentos impulsivos.

Como investir em ações e operar na bovespa

Agora que você já tem uma visão panorâmica do que é necessário para investir de forma bem sucedida, você pode estar se perguntando: Mas como eu vou aprender tudo isso?

Bem, existem várias formas. A primeira e mais básica delas é simplesmente pesquisar como investir na bolsa de valores pela internet. Entretanto, o grande problema é que nem sempre você vai encontrar informação de qualidade e, mesmo quando encontra, você acaba ficando perdido, sem saber exatamente como aplicar o que aprendeu. Esse vídeo te dará algumas noções bem básicas do que fazer para começar a investir:

É claro que para poder começar a investir, você vai precisar saber bem mais do que como abrir uma conta em uma corretora, ou irá perder dinheiro. Eu mesmo quando comecei a investir na bolsa, há 9 anos atrás, comecei perdendo dinheiro, e não foi pouco. Fiquei tão traumatizado com a experiência de perder todas as minhas economias de anos trabalhando que entrei em um estado quase depressivo e me isolei do mundo por vários meses.

Aprendi, da pior maneira, a importância de criar uma estratégia e segui-la metodicamente. Após esse início trágico eu simplesmente busquei tudo o que podia na internet e também li mais de 40 livros sobre o assunto e, aos poucos, fui melhorando. O meu grande problema ai foi que apesar de eu estar estudando por meio de fontes de alta qualidade, a falta de sistematização de toda aquela informação, espalhada por dezenas de livros, tornava ainda muito difícil que eu conseguisse aplicar qualquer método de forma eficiente na pratica e, por isso, o processo foi vagaroso.

Por isso, eu considero muito importante para qualquer iniciante que você busque um bom curso de investimentos em ações, que lhe ensine de forma metódica como investir na bolsa de valores passo a passo. Um curso que eu pessoalmente acho muito bom é o curso do Marcelo Vieira, que investe na bolsa há mais de 10 anos e é inclusive gestor de um clube de investimentos.

O ponto forte do curso é que o Marcelo colocou tudo de forma bastante didática, explicando passo a passo como investir, de modo que mesmo um completo leigo no assunto poderá aprender bastante e ter um excelente início no mundo dos investimentos, economizando tempo e frustrações desnecessárias (ahn..e dinheiro também. Posso dizer isso com propriedade hehehe).

Se eu tivesse tido acesso a esse curso logo que comecei, certamente não teria passado por todos os obstáculos que passei e nem perdido dinheiro até começar a investir de maneira eficaz. Mas infelizmente, o erro de todo iniciante é achar que sabe mais do que realmente sabe e, com isso, achar que não precisa da ajuda de ninguém para investir. É exatamente este tipo de atitude de achar que pode fazer tudo sozinho que leva muitos, assim como eu, a “quebrar a cara” na primeira vez em que investem bolsa de valores, muitos inclusive atingindo a total ruína financeira, da qual jamais conseguem se recuperar.

Felizmente, apesar dos meses de depressão após minha primeira frustração, consegui me recuperar e da segunda vez que comecei a investir voltei muito mais preparado e hoje felizmente sou um investidor que ganha dinheiro de maneira consistente investindo na bolsa. Um curso como o do Marcelo, entretanto, certamente teria me ajudado a queimar etapas e não ter que ter passado por essa amarga experiência para aprender, e é exatamente por isso que eu costumo recomendá-lo para quem quer aprender a investir na bolsa.

Se você quer saber mais sobre o curso, dê uma olhada aqui.

35 thoughts on “Aprenda como investir na bolsa de valores começando do zero

  1. Jorge Alves Reply

    Será que esse curso vale a pena para mim também? Quero muito aprender a investir na bolsa de valores, mas não sei nada até agora!

    • magodomercado Reply

      Olá Jorge! Parabéns pela sua decisão de aprender a investir. Bom, o que eu posso dizer é que o investidor de sucesso tem uma metodologia bem simples de seguir, não precisa ser nenhum especialista não haha

  2. Ricardo Reply

    Obrigado pela sua explicação. Comprei o Curso o investidor de sucesso recentemente e ainda estou estudando ele, mas estou ansioso para colocá-lo em prática e ver os resultados!

  3. Marcelo Silva Reply

    Resolvi adquirir o investidor de sucesso no final do ano passado, seguindo a sua dica. Valeu! Já estou vendo um bom retorno na bolsa pro meu dinheiro

  4. Lucas Silveira Reply

    Nossa, muito interessante! Estava procurando um bom curso de investimentos para investir na bolsa. Acho que vou comprar esse mesmo.

  5. Márcio Pereira Reply

    Funciona mesmo! O Marcelo Vieira é realmente muito bom no que faz. Já estou seguindo o método de investimento dele há mais de um ano e conseguindo multiplicar meu capital com relativa facilidade e com bastante consistência!

  6. Roberto Noronha Macedo Reply

    Opa, esse curso parece muito bom, mas ainda tenho que juntar um dinheiro para comprá-lo e com certeza é o que eu vou fazer!

  7. Edson Araujo Reply

    Alguém sabe me dizer qual o capital inicial recomendando para começar a investir e ja ver retornos?

    • magodomercado Reply

      Olá Edson, tudo bem? Olha não é necessário que você possua um grande capital pra investir com sucesso não. Mesmo com cerca de 300 reais você já pode começar a investir e obter bons resultados. Agora eu te digo que o que é realmente necessário é que você possua um bom plano de investimentos. Você deve ter disciplina para todo mês separar uma quantia, nem que seja 100 ou 200 reais apenas, para investir na bolsa. Esse investimento obviamente deve ser feito seguindo uma estratégia bem formulada, e se isso for feito, você já conseguirá ver o seu capital crescendo nos primeiros meses, bastando que você tenha a disciplina e o foco para continuar investindo de maneira bem planejada. A principal razão pela qual muitas pessoas acabam não indo muito bem na bolsa na primeira vez que investem é justamente a falta de um bom plano de investimentos, pois geralmente a maioria das pessoas tem a ideia de que basta colocar o dinheiro lá e ele irá crescer magicamente. Agora, se você tem um plano detalhado e eficiente de investimentos e possui a disciplina para segui-lo a longo prazo, então é possível obter resultados realmente impressionantes.

      Espero ter ajudado Edson, Um abraço!

  8. Julian Gonçalves Castro Reply

    Olá, eu me chamo Julian, tenho 48 anos e sou engenheiro. Sempre quis começar a investir mas acabei nunca me dedicando a isso e o tempo foi passando. Bom, mas agora estou decidido a começar a investir e esse curso, o investidor de sucesso, me parece bastante interessante, mas ainda estou com algumas dúvidas será que você teria condições de me ajudar?? Queria saber se há necessidade de um capital muito grande para começar. Tenho um bom dinheiro guardado mas não sei se há necessidade de começar com um valor alto ou não então queria saber.
    Outra coisa, eu andei dando uma pesquisada e o marcelo vieira fala sobre uma garantia de 30 dias, como ela funciona? então essas são minha dúvidas se você puder me ajudar eu agradeço muito, pois estou querendo muito começar a investir finalmente e esse curso me pareceu ser bastante sério.

    • magodomercado Reply

      Olá Julian, tudo bem? Então, não é necessário que você comece com uma quantia alta não. Você pode começar com um pouco de dinheiro apenas, digamos 300 ou 400 reais, e a medida em que for aprendendo mais sobre como investir e ficar mais confiante ir aumentando aos poucos. Com relação a segunda pergunta, a garantia que o Marcelo oferece para o curso dele funciona de modo bem simples. Se você comprar o curso e, por qualquer motivo, não gostar dele, pode pedir seu dinheiro de volta em até 30 dias. Espero ter sido útil, um abraço!

  9. Antônio P. Reply

    Gostei. O Marcelo me pareceu ser um cara sério e bem competente. Senti firmeza nessa garantia de 30 dias, acho que vou comprar o curso.

  10. Rogério Reply

    Me chamo Rogério e não sei como investir, mas quero aprender. Tenho uma boa quantia e quero triplicar esse valor.
    Grato por orientações!

    • magodomercado Reply

      Olá Rogério, tudo bem? Como eu sempre falo, o melhor método para você investir com resultados é, antes de tudo, ter um plano de investimentos sólido. É nesse ponto que muitas pessoas pecam e acabam indo investir sem qualquer tipo de preparo e, infelizmente, acabam se frustrando após perderem dinheiro na bolsa. O ruim é que essas pessoas acabam não enxergando o próprio erro e, na maioria das vezes culpam a própria bolsa de valores por suas perdas!
      O seu objetivo de triplicar o seu capital é sim possível, mas para isso, eu insisto, você tem que antes se preparar, adquirir conhecimento sobre o mercado, e preparar um plano de investimentos de alta qualidade antes de começar. A melhor orientação que eu posso te passar é não fazer como eu fiz quando comecei – e infelizmente como muitas pessoas fazem – achando que podia fazer tudo sozinho e me dar bem na bolsa mesmo sem qualquer preparo e sem aprender com ninguém que já tivesse experiência antes. Ter alguém que possa lhe guiar é sempre o meio mais rápido de atingir seus objetivos na bolsa.

      Um Abraço!

    • magodomercado Reply

      Olá diogo, como vai? Olha, é impossível prever o quanto você irá ganhar investindo com o curso do Marcelo e seria até irresponsável da minha parte fazer qualquer tipo de garantia desse tipo, afinal estamos falando de investimento, e todo investimento envolve riscos. É possível sim ganhar bastante dinheiro investindo na bolsa de valores, é o que venho fazendo nos últimos 9 anos, entretanto o quanto você pode ganhar sempre irá depender somente de você, do seu empenho em aprender a investir na bolsa e do seu constante esforço em aprimorar seu método de investimentos e se tornar cada vez mais um investidor melhor.
      Espero te te ajudado Diogo, um abraço!

  11. César Augusto Reply

    Acabei de comprar o curso baseado no que você falou e até agora estou gostando bastante, muito bem organizado!

    • magodomercado Reply

      Olá, Igor. Não, você não precisa de muito dinheiro para começar a investir na bolsa. Você pode começar com uma pequena quantia e ir aumentando aos poucos, a medida em que vai aprendendo mais sobre o mercado e aumentando a sua confiança. Um Abraço!

  12. Vicente Figueiredo Reply

    Ando pesquisando muito sobre cursos de investimento e O investidor de sucesso me pareceu ser muito bom. Mas ainda tenho uma dúvida: Há alguma garantia de resultados?

    • magodomercado Reply

      Olá Vicente! Então, é impossível garantir resultados com o investimento em bolsa, pois eles irão variar de pessoa para pessoa, dependendo do empenho individual de cada um. Mas o Marcelo oferece uma garantia de 30 dias com relação ao curso, ou seja, se em 30 dias você se arrepender de comprar o curso por qualquer motivo, pode pedir o seu dinheiro de volta!

  13. João Paulo Reply

    Talvez eu perca meu emprego devido essa crise… Seria possível ter um renda de uns R$ 5.000,00 eu tendo um capital de R$ 500 mil investindo em ações?

    • magodomercado Reply

      Olá João. Tendo um capital de 500 mil para investir é bastante razoável sim conseguir uma renda de 5.000 por mês, pois isso dá uma rentabilidade média de 1% ao mês, que é uma meta até relativamente fácil se você conseguir formular um bom plano de investimentos. Tendo um bom sistema para investir e escolher suas ações seria possível obter retornos até maiores do que esses, mas tudo depende de você.

  14. paulo fernando Reply

    Tenho muita vontade de aprender a investir na bolsa de valores mais não sei como começar

  15. Arthur Reply

    Quantas horas por dia são necessárias para acompanhar a bolsa? É be esaario largar o emprego ou pode mexer apenas de noite?

    • magodomercado Reply

      Olá Arthur, tudo bem? Existem várias formas de investir na bolsa, exigindo diferentes quantidades de tempo dedicada. Existem investidores que fazem o que chamamos de “day trading”, ou seja, investem no mercado todos os dias, trocando suas posições constantemente para tentar aproveitar os pequenos movimentos diários que ocorrem com várias ações e assim, ganham na quantidade. Entretanto, muitos investidores, como o Marcelo Vieira, preferem uma perspectiva de mais médio e longo prazo, na qual você só precisaria dedicar 15 a 20 minutos por dia para checar suas posições em diversas ações e fazer pequenas alterações, se necessário. Nesse caso, o foco é em fazer ganhos maiores, mas com menor frequência, ao contrário do day trading, que foca em pequenos ganhos mas com grande frequência. Portanto, você não precisaria largar o seu emprego, mas apenas adotar uma estratégia desse tipo, e ai so precisaria separar esses 15 ou 20 minutinhos diários para acompanhar. Espero ter ajudado, abraços!

  16. laise Reply

    ola, tudo bem?
    eu não comprei o curso ainda, pois sou novata nesse ramo financeiro, mais pretendo ter conhecimento a respeito e também pretendo ser um investidor de sucesso. Mas, tenho uma dúvida, partir do momento que começar a investir com valor de R$ 400,00, o resultado virá com quantos meses? e a partir de quando meses eu poderia mexer no dinheiro?
    desde de já agradeço!

    • magodomercado Reply

      Olá Laise, tudo bem? Tudo isso depende dos seus objetivos e quanto você pretende mais ou menos em termos de retorno médio mensal. Quanto mais você estiver disposta a reinvestir dos seus resultados mais rápido o seu capital irá crescer. Por outro lado, se preferir, dos seus ganhos mensais você pode tirar uma parte para si e reinvestir o resto, mas desse modo demorará mais para você conseguir atingir um montante de capital realmente impressionante.

  17. miguel neto Reply

    sou novo mas sempre tive o sonho de ser um grande investidor…..só não tenho muitas ideias de como começar a investir sem muito capital, em um mercado tão concorrido.. me ajude a realizar meu sonho

    • magodomercado Reply

      Olá Miguel, tudo bem? Para começar a investir você precisa primeiro de um método, um planejamento de como você vai aplicar o seu capital de modo a atingir o retorno que você pretende. Um bom modo de começar é através de um método simples e que pode ser aplicado por qualquer um, mesmo que não possua muita experiência ainda com investimentos. Dê uma olhada clicando aqui no método do Marcelo Vieira.

  18. Márcio Santoro Reply

    Após ler tudo e estar bem decido sobre fazer este Curso e Investir na Bolsa, só me restou uma dúvida, será que num prazo entre 2 e 5 anos, estando bem preparado e equilibrado psicologicamente, consigo finalmente a minha independência financeira… ???

    • magodomercado Reply

      Olá Márcio, com certeza 2 a 5 anos é um bom prazo para você alcançar a verdadeira independência financeira, ou seja, poder viver somente dos seus investimentos. Mas lembre-se que, para isso, você irá precisar de disciplina e dedicação para se tornar um investidor cada vez mais eficiente. Abraços e sucesso na sua Jornada de Investidor!

  19. Rafael Santos Reply

    Sempre tive vontade de investir na bolsa, mais não sei por onde começar e nem em que investir. Qual dica você me daria? Obrigado

    • magodomercado Reply

      Olá Rafael! Como sempre busco ressaltar, o mais importante para o sucesso na bolsa é ter um método de investimentos sólido. Para quem ainda não sabe como começar o melhor a fazer é buscar a orientação de quem já tem experiência e pode te guiar pelo caminho certo, por isso costumo falar sobre o investidor de sucesso, um curso de investimentos que considero muito positivo para quem quer aprender a investir na bolsa de valores mas ainda não tem qualquer conhecimento sobre o assunto. Dê uma olhada aqui e veja o que acha. Um abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *