Desvantagens do tesouro direto

Desvantagens do tesouro direto
Rate this post

O Tesouro direto, como já mencionamos em alguns posts anteriores, pode ser uma excelente opção de investimento, mas para que você consiga ponderar corretamente se vale a pena ou não investir nele, é preciso que você também conheça as suas desvantagens. Existem títulos do tesouro direto que são prefixados, pós-fixados e híbridos e se o investidor não souber como eles funcionam, ele pode se dar mal nesse investimento.

uma imagem sobre tesouro direto

Os títulos prefixados pagam uma taxa de juros estipulada no ato do investimento, enquanto que os títulos pós-fixados são corrigidos de acordo com um indexador e os híbridos pagam uma pequena parte no início, como os títulos prefixados, e reajusta o valor restante de acordo com tal indexador, como a taxa Selic, por exemplo, ao término do investimento.  É assim que o tesouro direto funciona, diferenciando os seus títulos pela remuneração.

Desse modo, o investidor precisa acompanhar a flutuação das taxas de juros no mercado para avaliar se vale a pena investir em algum desses títulos. O investidor deve prestar mais atenção ainda nos títulos prefixados e híbridos, pois são eles que podem causar maiores prejuízos. Isso acontece porque a rentabilidade informada no momento da compra do título é mantida somente se o investidor ficar com o título até o vencimento, mas se ele quiser vender antes, pode perder dinheiro por conta dos efeitos da marcação de mercado.

Nos títulos prefixados do tesouro, o valor de resgate na hora do vencimento é sempre de mil reais, então quanto mais barato esse título for, maior vai ser o ganho do investidor, assim como quanto mais caro for o título, menor será o ganho. Porém, como as taxas de juros precisam se adequar à taxa Selic, elas acabam sendo alteradas, pois se a taxa de juros do título no momento da compra for próxima ao valor da taxa Selic, esse investidor só vai conseguir comercializar o seu título antes do vencimento se abaixar os juros, ou seja, ele vai sair no prejuízo.

É por isso que o investidor precisa sempre ficar atento nessas coisas para conseguir fazer o melhor investimento e obter os melhores retornos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *