Investimento em tesouro direto e gestão de risco

Investimento em tesouro direto e gestão de risco
Rate this post

                 Muitas pessoas investem no tesouro direto como uma forma de manter o seu portfólio de investimentos estável diante da volatilidade do mercado de ações. Essa é uma estratégia bastante popular, da qual eu discordo parcialmente. Por um lado, acho interessante ter investimentos em diversos tipos de ativos, entretanto eu acredito que, no caso do tesouro direto, há uma falta de compreensão do real potencial dessa forma de investimento que leva muitos investidores a não aproveitá-lo de forma eficiente e, em minha opinião, muito poucos são os que realmente sabem como investir no tesouro direto.

Assim, nesse artigo vou falar mais sobre o tesouro direto como forma de diversificar o portfolio e apresentar as vantagens e desvantagens dessa visão.

Vantagens – Investimentos em títulos do tesouro direto, em sua forma tradicional e sem a aplicação de estratégias mais complexas de investimento, tem um grau de segurança bastante elevado. Se você fizer como grande parte das pessoas que utiliza fundos de investimento, como fundos de renda fixa por exemplo, para fazer essa aplicação em títulos do tesouro, então o grau de risco que você correrá é bastante pequeno.

Em função disso, esse tipo de estratégia acaba sendo ideal para pessoas que não tem muita vontade de se tornarem grandes investidores, e querem apenas um retorno bem moderado, com riscos baixos, para o seu capital. Outra opção é para quem realmente vê o investimento no tesouro direto apenas como um hedge para outros investimentos que possa fazer, como no mercado de ações. Nesse caso, o objetivo também é atendido à medida em que você terá um retorno relativamente garantido em caso de uma parte de seu capital, aplicado em investimentos com maior risco, acabar sendo perdido.

como aplicar no tesouro direto

Desvantagens – A principal desvantagem de encarar o tesouro direto meramente como algo a ser utilizado para suprir os riscos da bolsa de valores ou de qualquer outro mercado no qual você invista, é que você perde as grandes oportunidades que saber investir em títulos do tesouro direto poderiam lhe conceder.

Na verdade, eu preciso admitir que eu mesmo tinha esse tipo de mentalidade há alguns anos atrás, mas após me dedicar a estudar e entender melhor esse mercado percebi claramente que, para quem sabe realmente investir no tesouro direto, existem dezenas de oportunidades não exploradas que podem gerar retornos impressionantes até mesmo comparados aos retornos possíveis para um investidor eficiente no mercado de ações.  A partir daí, comecei a investir em títulos do tesouro direto desde então, e posso dizer que hoje o tesouro direto é uma fatia considerável do meu portfólio total, não por que eu esteja simplesmente tentando diversificar o portfólio investindo no tesouro, mas porque eu realmente tenho consciência do potencial desse tipo de investimento.

Por isso eu acredito que você também deveria passar a olhar o tesouro direto como uma grande oportunidade de investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *