Como guardar Bitcoin em um pendrive?

Sem dúvida nenhuma um dos grandes riscos de quem quer utilizar uma moeda como o Bitcoin é acabar perdendo acesso à sua carteira. Até porque, você é o verdadeiro custodiante das suas moedas.

O Bitcoin foi projetado para entregar um meio de pagamentos sem intermediários, ou seja, você não precisa de um banco ou alguma outra estrutura do tipo para garantir que seja feita a guarda ou transações dos seus valores.

Por isso, é comum debater qual seria a melhor carteira a se utilizar. Algo que muitos entendem como uma grande vantagem. Mas embora a maioria das carteiras tenham as suas vantagens, é preciso entender que elas por si só não garantem a total segurança.

Você precisa agir de maneira conservadora e inteligente para não fazer escolhas ruins. E isto muitas vezes significa tomar atitudes aprimoradas de segurança.

Em alguns casos a pessoa prefere guardar sua carteira com seus valores de uma maneira mais privativa. Normalmente em forma de um pendrive, no lugar até mesmo de uma cold wallet.

Por isso, hoje nós estamos aqui para te ensinar como guardar Bitcoin em um pendrive de forma segura e tranquila.

Como guardar bitcoin em um pendrive?

Como guardar Bitcoin em um pendrive

Primeiramente é importante dizer que os Bitcoins ficam registrados na Blockchain e não na sua carteira. O fato é que a sua carteira acaba sendo uma chave privada que permite fazer transações com valores associados à ela.

Sendo assim, o que você pode salvar no seu pendrive é a sua chave privada, o que é de fato muito mais fácil de se fazer. E existem duas maneiras simples para isto.

 

1 – Salvar a chave em arquivo texto

Esta é uma opção eficiente, mas não muito recomendada. Basicamente você vai pegar a sua chave privada e então anotá-la em um arquivo de texto para então recuperar o acesso e fazer transações utilizando um software de carteira no seu computador quando necessário.

Isto por si só é um pouco trabalhoso toda vez que você for realizar uma transação, mas é bem mais barato, pois é possível utilizar qualquer pendrive.

 

2 – Utilizar uma Hardware Wallet

Por outro lado, existem as hardware wallets, que são dispositivos, normalmente semelhantes a um pendrive, que podem possuir uma carteira que se torna disponível sempre que você a conecta a um computador.

Isto sim é de fato muito benéfico, e faz com que você possa ter uma camada extra de proteção e praticidade. Entretanto, existe um custo que muitas vezes pode ser um pouco elevado.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem opções de realizar esta tarefa de maneira relativamente simples e segura. Mas lembre-se, até mesmo a guarda em um pedaço de papel, quando bem protegido, pode ser uma opção de segurança.

Por isso, esteja sempre pronto a tomar boas decisões antes de simplesmente tomar ações. Todo o cuidado é pouco, principalmente quando você pretende alocar uma parte considerável do seu patrimônio em um ativo.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.