O Bitcoin é uma pirâmide financeira?

Ao longo do tempo sempre houveram maneiras de se prometer uma grana fácil e sem complicações, e normalmente estas promessas eram baseadas em golpes e situações que não necessariamente eram benéficas para quem estava nos dois lados da situação.

Até porque todos os dias alguém mal intencionado e alguém ingênuo saem de casa, e às vezes eles se encontram.

Com a grande explosão de valor do Bitcoin que aconteceu várias vezes de maneira esporádica, muitas pessoas realmente se viram milionárias ou bilionárias da noite para o dia.

Nada mais comum do que muitas pessoas desconfiarem de que o próprio Bitcoin fosse um dos famosos esquemas fraudulentos que encontramos por aí.

Por isso, hoje estamos aqui exatamente para explicar se o Bitcoin é uma pirâmide financeira ou não.

Vamos conferir?

O Bitcoin é uma pirâmide financeira?

O Bitcoin é uma pirâmide financeira?

Primeiramente é importante dizer que não, o Bitcoin não é uma pirâmide financeira. Mas isto não significa que as pessoas não utilizem de sua fama e sucesso para aplicarem golpes em outras pessoas desavisadas.

E isto não é uma coisa que se estende somente ao Bitcoin, mas também a várias outras criptomoedas. Sem contar que não seria surpreendente encontrar uma criptomoeda de certa forma falsa que fosse um golpe em si.

Vários casos já foram desmascarados e recentemente pessoas foram presas por conta das fraudes que envolvem o Bitcoin.

 

Mas o que é o Bitcoin?

O Bitcoin é a primeira criptomoeda a ser criada e ainda é a que mais possui sucesso em sua implementação. Seu objetivo era corrigir as distorções econômicas que podemos encontrar no mercado por conta de um sistema desbalanceado de impressão de moeda.

Além disso, ela foi uma pioneira ao utilizar a tecnologia de Blockchain, criando um dos protocolos mais seguros do mundo.

Em geral, seu uso é feito para reserva de valor ou mesmo trading. Mas é também utilizada para quem foge do rastreamento estatal, o que rendeu por um certo tempo uma fama de que seria a “moeda dos criminosos”.

Hoje podemos encontrar vários bancos que possuem opções de investimento em criptomoedas, assim como existem várias opções de locais onde podemos trocá-las por moedas fiduciárias, como as exchanges.

De fato a história do Bitcoin hoje já está bem consolidada e hoje podemos dizer que é um ativo, que mesmo sendo volátil, vale a pena se ter em sua carteira de investimentos.

 

Como evitar fraudes

Para não cair em ciladas é sempre importante utilizar as fontes mais confiáveis possíveis para fazer a troca de criptomoedas. Neste caso recomendamos exchanges grandes, como por exemplo a Binance.

Mas você também deve ficar alerta com promessas tentadoras de rendimento fixo com o Bitcoin. Principalmente por valores acima de um CDB ou coisa do tipo.

Lembre-se que o Bitcoin não tem exatamente um rendimento automático, por isso muitas pessoas acabam caindo em histórias enganosas e perdem o valor em seguida. Sempre desconfie se as suas moedas não podem ser transferidas para sua carteira pessoal.

Então por hoje é isso, esperamos ter te ajudado a entender que o Bitcoin não é uma pirâmide financeira. Qualquer outra dúvida sobre o tema é só chamar nos comentários.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.