O Bitcoin é de fato uma das criptomoedas de maior sucesso em toda a história financeira. Praticamente nenhum ativo global tenha um valor tão alto por unidade, nem mesmo as empresas mais valiosas.
Entretanto, é importante notar que um dos valores principais desta moeda é exatamente a capacidade de sigilo durante as transações. É possível negociar o Bitcoin sem precisar de um terceiro mediador ou mesmo ter uma chancela estatal.
O fato é que muitos hoje migraram para as transações através de corretoras, o que acabou por quebrar muitas vezes o sigilo da transação. Enquanto isso, alguns têm medo de acabar fazendo transações perigosas e sofrerem golpes com pessoas aleatórias.
Por isso foram criadas exchanges descentralizadas, que são opções interessantes para quem deseja de fato ter resultados sem grandes preocupações.
Um dos grandes sucessos é a Bisq, que se torna uma das maneiras mais seguras e tranquilas de se transacionar criptomoedas.
Por isso, hoje estamos aqui para explicar o que é Bisq e se ela vale a pena.
O que é Bisq?
A Bisq é uma corretora descentralizada baseada no protocolo Bisq e que tem como objetivo fazer transações P2P, ou peer-to-peer, de Bitcoins. Isso significa que você negocia seus bitcoins diretamente com a outra parte interessada sem a interferência de terceiros, como ocorre no caso das corretoras tradicionais de criptomoedas.
O protocolo é sigiloso utilizando o padrão Tor e garante total discrição para ambas as partes.
Além disso, limita bastante as possibilidades de golpes realizadas na plataforma. E claro, acaba sendo também uma possibilidade de encontrar transações que te são agradáveis de maneira mais rápida e eficiente.
Seu formato é para uso desktop, algo que parece não ser mais tão comum nos dias de hoje. Entretanto, é bastante eficiente para seus propósitos e garante que você não tenha despesas altas de taxas de transação.
E claro, as transações podem ocorrer com moedas locais fiduciárias, como por exemplo o Real, Euro, Dólar, Peso, etc…
O grande problema é que você não terá a mesma flexibilidade de uma corretora para oferecer qualquer valor e fazer trocas instantâneas. Tudo é feito em forma de anúncios e pode demorar para se concretizar até que você encontre a outra ponta da transação que você pretende realizar.
Além disso, não é comum haver uma grande variedade de valores de Bitcoin à venda. Sendo quase sempre transações pequenas.
Vale a pena?
O protocolo vale a pena sim, mas é importante notar que não para transações urgentes. Tudo deve ser feito de maneira vagarosa e tranquila, sendo especialmente produtivo para quem quer somente criar uma reserva de valor.
Este processo pode levar um tempo, mas acaba sendo um dos mais seguros e tranquilos para quem quer se proteger de uma taxação excessiva e, principalmente, utilizar o bitcoin da forma que ele foi criado para ser: Livre da interferência de terceiros e com negociações diretamente entre as partes.
Considerações finais
Como você pode ver, existem maneiras bastante interessantes de se investir neste mercado. Assim como é possível encontrar muitos resultados quando se está procurando por ferramentas disruptivas como a Bisq em si, que é uma ótima opção.
Até a próxima!