O que é o índice de volatilidade do Bitcoin?

Todo ativo financeiro que encontramos por aí possui um certo valor que tende a variar com o tempo. Algo como o ouro, por exemplo, costuma ter uma posição mais rígida, com poucas flutuações quando consideramos o longo prazo.

Agora, criptomoedas recentes, mesmo o Bitcoin, costumam ter uma grande variação de valor em pouco tempo. Principalmente por este ainda ser um mercado bastante complicado, ainda mais quando levamos em conta que existe sim uma série de problemas de regulamentação envolvidos.

Volatilidade pode ser algo positivo, pois nestas flutuações é possível ganhar um bom dinheiro comprando na baixa e vendendo na alta. Entretanto, também é um risco para quem quer escolher um ativo como o Bitcoin para ser uma reserva de valor.

Por isso, hoje vamos falar sobre o que é o índice de volatilidade do Bitcoin e como você pode utilizá-lo ao seu favor. Garantindo uma maior tranquilidade para seus investimentos.

O que é o índice de volatilidade do bitcoin?

O que é o índice de volatilidade do Bitcoin?

O índice de volatilidade do Bitcoin é um cálculo que leva em consideração um período de tempo e a variação do valor do Bitcoin por um moeda fiduciária, ou até mesmo outra criptomoeda.

Ou seja, você antes de mais nada precisa escolher o outro ativo com o qual o Bitcoin será comparado. Isto faz com que você tenha uma maior precisão do cálculo, já que a demanda pelo Bitcoin pode variar de país para país, e isto afeta o valor final da moeda.

Além disso, você precisa escolher uma faixa de tempo para analisar, o normal são comparações de 30 a 60 dias. Principalmente em ativos novos, onde a história recente tem explosões e quedas abruptas de valor.

Em geral, o que você vai encontrar é uma porcentagem de valor média em que o valor do Bitcoin variou dentro daquele período de tempo comparado a aquele ativo. Esta porcentagem, quanto mais baixa, indica uma estabilidade da moeda.

Sendo que o Bitcoin se mantém em níveis próximos de 1% a 2% na média, pelo menos recentemente, momento em que o mercado se encontra menos aquecido com a queda significativa das cotações de criptomoedas.

Entretanto, se a variação for muito grande e começar a passar de 3% ou 5% a insegurança se torna muito forte, o que de fato não é interessante para a maioria dos investidores de longo prazo. Em períodos de mercado mais aquecido, o Bitcoin pode variar facilmente 10 a 20% as vezes em um único dia.

Estas variações costumam sugar a atenção de traders, que buscam um maior risco. Entretanto, como sempre dizemos por aqui, esta é uma ideia bastante perigosa e pouco recomendada para iniciantes, já que não há garantias reais de sucesso.

 

Considerações finais

Como você pode ver, existem uma série de pontos que precisam ser levados em consideração caso você de fato queira entender se uma criptomoeda serve como investimento a longo prazo.

O Princípio geral do Bitcoin de ser uma moeda deflacionária a longo prazo é o que mais deve ser considerado caso você deseje investir em BTC.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.