Warren Buffett – como investe o “Oráculo de Omaha”?

Se você está interessado e quer saber como investir na Bolsa de Valores, definitivamente tem motivações pessoais e objetivos a conquistar. Além de estudar a ciência dos investimentos, certamente vai precisar conhecer alguns famosos investidores e biografias que inspirem suas decisões ao longo da trajetória como investidor. Warren Buffett é um dos nomes que merece sua atenção e, com toda certeza, sua história instigante vai trazer lições e ensinamentos importantes para qualquer investidor, mesmo que de pequeno porte e que deseja saber mais sobre investimento em bolsa de valores. Buffet é icônico, um “lobo do mercado” com tanto lastro e importância que é claramente um exemplo daqueles personagens que vale a pena e deve ser estudado, mesmo que no fim das contas você não se identifique ou concorde com os pensamentos dele, é enriquecedor conhecer sua história, pois suas lições vão muito além das cifras e números alcançados ao longo de sua vida e atuação no mercado financeiro.

Quem é Warren Buffett?

Antes de nos aprofundarmos mais neste grande personagem vamos começar por uma singela curiosidade: O megainvestidor ainda vive na mesma casa, em Omaha, adquirida em 1958 por cerca de 30 mil dólares. Incrível, não? Considerado um dos homens mais ricos do mundo pela revista Forbes, acumula uma grande fortuna avaliada em mais de 100,4 bilhões de dólares. Além de Bilionário e figura garantida nas listas de homens mais ricos do mundo, Buffet é considerado um grande filantropo. Há cerca de dez anos, afirmou que iria doar uma grande parcela de sua fortuna após sua morte, destinando enorme um montante para a fundação de Bill Gates. Este é considerado o maior ato filantrópico da história, em termos absoluto de valores. Atualmente com 90 anos de idade, Buffett é o Presidente, principal acionista, presidente do conselho e diretor executivo da gigante Berkshire Hathaway, uma firma de origem no setor têxtil, mas que também vendia seguros e atualmente gere um conjunto de empresas subsidiárias, supervisionando Seguros e Investimentos Diversificados. Voltando no tempo, é interessante falar do talento natural de Buffett para os negócios. Desde os tempos de criança sempre demonstrou interesse e capacidade em gerar e multiplicar dinheiro. Sua trajetória foi bem sucedida e precoce. Ao terminar os estudos na escola, já somava a quantia de quase cem mil dólares. Incrível, não? Tudo isso por mérito próprio e com ideias originais para alavancar dinheiro, sem qualquer tipo de injeção externo, seja por mesada ou herança. A atração, ainda criança, pela área já era aparente. Quando visitou Nova Iorque, aos 10 anos de idade, fez questão que seus pais o levassem para visitar a Bolsa de Valores, em Wall Street. Aos 19 anos, finalizou a faculdade de economia, no Nebraska, seu estado natal. O bilionário também possui formações acadêmicas pela Escola de Negócios de Columbia e Instituto de Finanças de Nova Iorque. Você sabia que antes de ter concluído todas estas etapas acadêmicas ele havia sido rejeitado pela escola de negócios de Harvard? O mundo dá voltas não é mesmo?

Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçando minha vida até então

Warren Buffet – Biografia e estilo de investimento

Para começar a entender como funciona a mente e o modo de investir de Buffett, é preciso voltar um pouco no tempo e falar de outro grande nome da área: Benjamin Graham (1894-1976). Este homem é considerado o criador da profissão “analista de investimentos”, somando mais de 60 anos de atuação no mercado financeiro. Graham teve um grande discípulo entre seus alunos. Sim, ele mesmo: Warren Buffett, que afirma sem rodeios ser a pessoa que mais o influenciou na vida, depois do próprio pai. Graham, além de toda importância histórica, é tido como o acadêmico responsável pela base de conceitos que fundamentam a Análise Fundamentalista, uma das escolas de pensamento mais tradicionais e importantes da história do mercado financeiro e área contábil. E como não poderia ser diferente Buffett é um grande adepto das práticas e ideias fundamentalistas.

Um exemplo básico da “magia de Buffet”: Quando assumiu a Berkshire Hathaway, em 1965, o valor de negociação das ações da empresa girava em torno de 10 dólares. Atualmente as mesmas ações valem cerca de cem mil dólares. É isso mesmo: uma espantosa valorização de 1.000.000% ao longo destas quatro décadas. Em outras palavras: se algum investidor tivesse aplicado 100 dólares nos anos 1960, somaria um milhão de dólares hoje, apenas com este movimento. O talento para negócios e a capacidade de multiplicar dinheiro de Buffett é ímpar. O perfil de investimento do “guru” é claramente voltado ao longo prazo. É amplamente reconhecido por aplicar o “Value Investing” – conceito que afirma que o melhor momento para comprar uma ação é sempre a um preço menor do que seu valor intrínseco (real). Buffett sempre selecionou as melhores empresas, com perspectivas de lucros poderoso, sólidos e crescentes com o passar dos anos. Sua paciência é didática e não é incomum, ao longo de sua história, ter esperado por anos para comprar ações abaixo do valor intrínseco. Buffett construiu sua fortuna desta maneira e gosta de dizer que comprava príncipes por preço de sapos, ao se referir às ações adquiridas.

Regra número 1: Nunca perca dinheiro.Regra número 2: Não esqueça a regra número 1.

Buffet é conhecido por disseminar e aplicar mantras como a valorização da frieza e racionalidade em cada decisão a ser tomada, além da necessidade em se manter firme em relação às suas estratégias e ideias, por mais que o mercado apresente opções e momentos sedutores. O megainvestidor é contra o uso de empréstimos como forma de expansão de patrimônio, preferindo sempre a atitude focada no longo prazo e baixo custo. Tais lições serão observadas a seguir, quando falaremos sobre os primeiros passos para investir na Bolsa de Valores.

Algumas frases de Warren Buffet

Warren Buffet frases

1 – “O risco vem de não saber o que você esta fazendo”

2 – “É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa por um preço justo do que uma empresa justa por um preço maravilhoso”

3 – “Preço é o que você paga. Valor é o que recebe”

4 – “Tenha medo quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo”

5 – “So compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos”

6 – “Se você não encontrar um jeito de ganhar dinheiro enquanto dorme, você vai trabalhar até morrer”

7 – “A coisa mais importante a se fazer se você esta no buraco é parar de cavar”

8 – “Se estamos falando de meias ou ações, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade com preços reduzidos”

 

 

Um comentário em “Warren Buffett – como investe o “Oráculo de Omaha”?

  1. Jucilene Responder

    Boa tarde .estou muito interessada em bolcas de valores estou estudando bastante pesquisando tabem antentamente ja ate abrir conta em uma corretora mas ainda nao mim sinto confiante para começa. Minhas operações gostei muitos dessass dicas sao valiosas pra mim brigada por compartilhar bons ensinamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *