Como investir seu dinheiro de maneira inteligente através do tesouro direto

Como investir seu dinheiro de maneira inteligente através do tesouro direto
4.5 (90.48%) 21 votes

No mundo dos investimentos, nos deparamos com muitas e atrativas oportunidades para aplicar nossos recursos. Toda essa variedade certamente vai nos gerar dúvidas entre quais caminhos são os melhores de acordo com nossos objetivos e perfil como investidor. Além dos métodos consagrados e largamente difundidos, há outros bastante interessantes que acabam preteridos pelas pessoas devido à falta de conhecimento sobre o assunto. Com a baixa rentabilidade de investimentos tradicionais como o CDB e a caderneta de poupança, é comum que muitas pessoas busquem modos de investimento alternativo, como por exemplo, a bolsa de valores, que pode realmente ser uma excelente opção para investir e obter altos retornos que lhe permitirão ao longo do tempo ganhar dinheiro em larga escala, desde que você se prepare adequadamente para investir e saiba o que está fazendo, caso contrário, os resultados podem ser desastrosos. Vamos falar sobre uma importante maneira de lucrar e nos aprofundar sobre como investir seu dinheiro no tesouro direto.

 

Embora grande parte dos meus investimentos esteja concentrados em outras áreas, como bolsa de valores e no mercado de forex, também invisto bastante no tesouro direto, como forma de diversificar meus investimentos e assim administrar melhor os riscos. No tesouro direto comecei há, mais ou menos, 4 anos, investindo basicamente em títulos de longo prazo, mas sem estabelecer uma estratégia sólida que me permitisse uma rentabilidade mais alta, pois afinal, eu enxergava o tesouro direto apenas como uma alternativa a bolsa, buscando somente maior diversificação.

como investir seu dinheiro de maneira inteligente no tesouro direto

Foi então que depois desse tempo eu me deparei com o curso sobre como investir no tesouro direto do Rafael Seabra. O Rafael Seabra, para quem não é conhece, é coach financeiro há quase dez anos, e é um dos maiores especialistas em tesouro direto no Brasil. Ter um bom curso de tesouro direto, que te ensine como selecionar os títulos públicos no qual você irá investir, quando vender, quando assumir uma nova posição e diversas outras estratégias essenciais é indispensável para quem quer aprender como aplicar no tesouro direto com sucesso, e sem precisar gastar anos até aprender.

 

Entretanto, muitas pessoas não têm a pretensão de enriquecer rapidamente através de seus investimentos, mas sim encontrar soluções de investimento que lhes permitam aumentar seu patrimônio de forma gradual a taxas maiores dos que as que são possíveis obter com investimentos mais tradicionais, como a já citada caderneta de poupança, cujo retorno atualmente é tão ínfimo que não pode sequer ser considerada seriamente por quem está disposto a multiplicar seu capital, por meio de investimentos. Para essas pessoas, investir no tesouro direto é uma boa alternativa de investimento. Com o conhecimento adequado, é possível obter taxas consideravelmente superiores ao CDB, mantendo o risco sob controle. Na maior parte dos casos, inclusive, se você for fazer as contas, investindo no tesouro direto você pode obter uma rentabilidade significativamente maior e ainda pagar taxas muito menores se comparado a muitos fundos de renda fixa existentes por aí.

 

Investir em títulos emitidos pelo tesouro apresenta diversas vantagens em relação a outros tipos de investimento, como o baixo risco de crédito, menor alíquota de imposto de renda na hora do resgate se você investir em títulos de longo prazo, além de uma ótima relação de risco/retorno. A questão é que muitas pessoas não têm o devido conhecimento sobre a excelente oportunidade de investimentos que o tesouro direto pode vir a ser. Mesmo as que já ouviram falar sobre investir no tesouro direto antes acreditam muitas vezes que é muito complicado ou muito arriscado e que a caderneta de poupança é um investimento mais seguro. Isso não é verdade e ao adotar esse pensamento, essas pessoas acabam se auto sabotando de certa forma, pois se obrigam a aceitar um rendimento muito insatisfatório da caderneta de poupança, e que na maior parte das vezes mal chega a cobrir a inflação. Nos dias atuais então, com a inflação em alta, colocar o seu dinheiro na caderneta de poupança ao invés de ir buscar formas de investimento mais interessantes é uma das piores decisões financeiras que você pode tomar e, fazendo isso, não tenha dúvidas de que você está abrindo mão de uma imensa parte da qualidade do seu futuro financeiro.

 

Infelizmente, grande parte desse cenário ocorre porque não há uma divulgação apropriada do tesouro direto como uma forma de investimento que pode realmente oferecer excelentes retornos a uma taxa bem baixa e um grau de risco que, se você dominar o investimento em tesouro direto, é quase insignificante. Isso ocorre em grande parte, pois muitos bancos preferem focar em outros produtos como o CDB, por exemplo, que é uma forma mais interessante para os interesses do próprio banco, que acaba ganhando mais com a cobrança de taxas. Por isso, queremos chamar sua atenção mais uma vez para o investimento tesouro direto, pois temos certeza de que muitos lendo esse texto não aguentam mais os retornos medíocres oferecidos pela caderneta de poupança e outros tipos de “investimento” empurrados insistentemente por bancos.

O investimento em tesouro direto é adequado para você?

O curso tesouro direto Tesouro direto descomplicado, criado pelo Rafael Seabra, é um grande aliado para apresentar e provar que o tesouro direto como uma forte alternativa de investimento, e não só como um meio de diversificação sem grandes preocupações com a rentabilidade. Além disso, o curso ensina diversas estratégias de troca e substituição dos títulos visando a maximizar o retorno da sua carteira e, devido a isso, é completamente viável obter resultados bastante expressivos na carteira de tesouro direto.

 

Assim, acreditamos que quem pretende aprender como investir no tesouro direto terá a oportunidade de aprender um leque bastante variado de estratégias para colocar em prática.

Se você esta procurando um método para enriquecer do dia para noite, não é isso que estamos sugerindo, e este curso não é para você. Agora se você pretende conhecer uma forma inteligente de investimento, com riscos controlados, que te permita multiplicar seu capital de maneira consistente e gradual, então aconselho dar uma conferida no curso do Rafael clicando aqui.

 

Em resumo, para investir no Tesouro direto, você precisa seguir alguns passos básicos:

 

  1. Entender o potencial do Tesouro direto para o seu patrimônio – O primeiro passo é adquirir conhecimento sobre esta modalidade para que possa ficar a par de todas as possibilidades que pode te oferecer.

 

  1. Buscar uma instituição financeira adequada – Cada modalidade de investimento exige um tipo de estratégia e um ambiente favorável à aplicação dos recursos. Pesquisar a que melhor se enquadro para sue perfil é fundamental.

 

  1. Aprender sobre o tesouro direto – Uma vez que você vai entender o que ele pode te oferecer, é hora de se aprofundar e adquirir conhecimento sobre esta área de investimento.

 

  1. Montar a sua estratégia de investimentos no tesouro direto – Após seguir os passos anteriores, é hora de colocar em prática o que aprendeu e dar o pontapé inicial na sua caminhada.

Tesouro direto como investir

 

Falando sobre Tesouro Direto

 

O investimento em tesouro direto funciona como uma espécie de empréstimo, só que seu para o governo. Como assim? O título do tesouro direto é um documento emitido pelo governo por meio do qual você empresta dinheiro ao governo e, em troca, ele firma o compromisso de que irá comprar o título de volta em uma data futura pré-determinada, popularmente chamada de data de maturação, e que vai te pagar juros em um valor também pré-determinado. A conta é muito simples: Por estar lidando com o tesouro do país, o retorno do dinheiro investido em títulos do tesouro direto, feito com a compra simples de alguns títulos do tesouro, é considerado muito seguro.

 

Porém, não estamos falando de algo com 0% de riscos. Apesar de toda a segurança oferecida pela modalidade, como em qualquer outro tipo de investimento, há fator de risco envolvido. Para quem deseja se tornar um investidor de sucesso, é necessário de habituar a aprender a lidar com fatores de risco. Mas fique atento: isso não significa que deva ser irresponsável e agir impulsivamente ignorando os riscos. A chave da questão é aprender a lidar com ele e aprender com isso. Falando especificamente dos títulos do tesouro direto, existe o risco relacionado à inflação, ou seja, caso a taxa de inflação aumente substancialmente entre o momento de compra e do resgate e o montante recebido no fim da data de maturação tenha um poder de compra menor no mercado. Apesar disso, não é alguma muito provável de ocorrer, salvo em situações completamente atípicas em que a inflação chegue a níveis fora da curva.  Também é possível comprar títulos de tesouro direto em outros países, fator que pode gerar uma séria de desdobramentos vantajosos ou não. Mas é uma reflexão para outro momento, visto que envolve muitas outras questões e aprendizados sobre câmbio e assunto do gênero que não são cruciais neste momento e podemos vir a abordar futuramente.

 

É senso comum de que muitas pessoas que investem no tesouro direto o fazem como um jeito de variar a carta de investimentos em face às mudanças repentinas do mercado de ações, e assim, buscando uma estabilidade maior para seu patrimônio. È uma situação ambígua, pois apesar de utilizaram o tesouro direto como forma de investimento, essas pessoas acabam por não explorar o real potencial que essa modalidade de investimento pode trazer. É por isso que entender mais a fundo sobre o tesouro direto é fundamental para qualquer pessoa que deseja ter ganhos maiores.

 

Para que você se aprofunde mais no assunto e tenha mais ferramentas e informações na hora de escolher como aplicar seus recursos, vamos falar um pouco mais sobre tesouro direto, de maneira bem didática, apontando vantagens e desvantagens dessa modalidade de investimento que necessita ser mais difundida entre os investidores.

 

O lado positivo – A segurança é a primeira questão que vai chamar sua atenção. Investir nos títulos do tesouro direto, de uma maneira tradicional e sem a aplicação de estratégias mais complexas de investimento, apresenta uma margem de segurança bastante satisfatória. Uma boa dica é entrar para fundos de investimento, como os focados em renda fixa, para fazer essa aplicação em títulos do tesouro. Assim, o risco fica muito diluído e você corre pouquíssimos riscos de perda. Esse tipo de estratégia descrito acima se torna ideal para aqueles que não têm grandes pretensões ou muita vontade de se tornarem grandes investidores, desejando apenas ter um retorno bem moderado, com riscos baixos, para o dinheiro investido. Outra interessante opção é para as pessoas que realmente enxergam esse tipo de investimento no tesouro direto apenas como um hedge para outros investimentos que possa fazer, como os do mercado de ações. Nesse caso, o objetivo também é conquistado, uma vez que terá a segurança de um investimento sem riscos, mesmo em cum cenário em que tenha perdas nos outros investimentos, mais arrojados e de alto risco.

 

Desvantagens – Por acreditarmos que o tesouro direto é uma forma que tem grande potencial de lucros, enxergarmos como a principal desvantagem o fato de que as pessoas não possuem essa visão e acabam por desperdiçar a chance de aprender e se aprofundar sobre este tipo de investimento e perderem a chance de lidar com os reais ganhos que ele pode proporcionar. Podemos identificar como uma miopia. Um erro que muitos, sejam iniciantes ou investidores experientes acabam cometendo. Por isso, nesse caso, sugerimos que a desvantagem do tesouro direto é a falta de conhecimento acerca dele, e de todas as oportunidades e possibilidades que ele pode oferecer, por isso, sugerimos e estimulamos para que você tenha conhecimento e não deixe de lado uma estratégia interessante e subtilizada no mercado financeiro.

 

Para qualquer investidor, a chave do sucesso é simples: conhecimento e estudo. As informações mais básicas podem ser as mais importantes em inúmeras situações. Procure ficar por dentro dos assuntos que são deu seu interesse, como modalidades de investimento, riscos, vantagens e o caminho que pretende trilhar. Muitos megainvestidores ao longo da história são, antes de tudo, grandes estudiosos do mercado financeiro e alguns até acadêmicos sobre o tema. Não estamos dizendo que você precisa se tornar um PHD, mas o conhecimento é um grande aliado para quem deseja obter sucesso como investidor. Informação nunca é demais.

 

Tesouro direto como investir

Voltar a página principal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *