O que é Aptos? Vale a pena?

Desde que o Bitcoin surgiu no mercado, uma grande gama de pessoas iniciou uma corrida para se projetar de alguma forma dentro do mundo das criptomoedas. Principalmente os grandes players que resolveram investir com bastante empenho em várias aplicações e opções que encontramos disponíveis hoje.

Assim surgiram redes como o Ethereum, que tem um dos maiores ecossistemas cripto do mercado. Mas também podemos falar de outras opções interessantes, como por exemplo as criptomoedas criadas por grandes empresas.

Este é o caso da Aptos, uma criptomoeda criada por antigos funcionários da Meta (nome atual do grupo Facebook). Mostrando que este é um mercado que ainda está pronto para receber muita inovação e conceitos renovados.

Então hoje resolvemos tirar um tempinho para fazer sobre o que é Aptos e se ele vale realmente a pena.

Vamos conferir?

APTOS

O que é Aptos? Vale a pena?

Primeiramente é importante dizer que a Aptos é uma criptomoeda criada para entregar uma maior agilidade no mercado de criptos. Principalmente garantindo centenas de milhares de operações dentro do espaço de um segundo.

Redes como o Bitcoin e o Ethereum, por exemplo, não conseguem processar mais do que 10 a 15 transações por segundo. Sendo realmente uma situação complicada para quem deseja de fato velocidade para registrar as transações, ou mesmo quem pretende utilizar elas como moedas de curso corrente.

Os fundadores da Aptos garantem que ela pode chegar a 150 mil transações por segundo, milhares de vezes o que as principais criptos do mercado são capazes. Isso seria possível através da execução paralela de transações, por meio da qual as transações são todas executadas e verificadas paralelamente, de modo simultâneo, e somente depois são ordenadas no ledger da blockchain da forma correta, graças ao sistema de livraria de memórias de transações da rede.

Em uma blockchain tradicional, as transações são executadas sequencialmente, o que pode fazer com que uma única transação que de algum problema na verificação acabe congestionando a rede inteira. Além disso, a própria demanda mais alta já é suficiente para atrasar cada vez mais a velocidade de uma blockchain sequencial, já que a “fila” para sua transação ser aprovada fica cada vez maior.

Outro fator interessante da Aptos foi a criação da linguagem de programação Move, uma melhoria da Rusty que os fundadores garantem ser melhor do que a solidity da Ethereum para a criação e desenvolvimento de Dapps.

 

Potencial da Aptos: Vai subir?

A moeda foi recebida com muito otimismo pelo mercado e chegou a valer mais de 10 dólares, entretanto está em queda e flutua em uma margem de 5 dólares até o momento.

Tudo por conta de um dos principais pontos, que é o baixo número de transações aprovado por segundos. Algo que deveria ultrapassar os 100 mil, na verdade se encontrou muito longe disso. De fato, é muito fácil dizer que sua blockchain pode processar 150 mil transações por segundo quando, na prática, não existe nem demanda suficiente pela plataforma ainda para que se teste essa afirmação.

Outro ponto que contribui para a queda da moeda é a sua fraca política monetária, com uma grande “impressão” de novas unidades e uma visível falta de planejamento que parece inflacionar o ecossistema todo.

O sistema de Vesting – as regras que determinam quando os investidores iniciais poderão vender seus tokens – também ainda são um tanto quanto obscuras e podem representar um risco ao preço da moeda, pois, se investidores que, em conjunto, alocaram centenas milhões de dólares na Aptos despejarem a cripto no mercado de uma hora para outra certamente será uma queda e tanto.

E claro, não podemos ignorar o fato de estarmos em um inverno de criptomoedas e também com um crash recente da FTX que derrubou todo o mercado de maneira geral.  Para a Aptos a quebra da 2a maior corretora do mundo foi especialmente danosa, já que a FTX era uma das principais investidoras, tendo alocado 150 milhões de dólares no projeto no meio desse ano.

 

Considerações finais

Como você pode ver a criptomoeda Aptos ainda está enfrentando alguma dose de problemas. Mas se mostra resiliente, e com a boa injeção inicial e um valor de mercado que já ultrapassa 1 bilhão de dólares, é possível esperar um avanço caso ela saiba como lidar com as críticas atuais principalmente em relação a não ter provado ainda a sua capacidade de execução na casa das centenas de milhares de transações por segundo e ao sistema de vesting dos investidores iniciais.

Entretanto, se ela ainda falhar na sua promessa principal, que é a velocidade de transações, pode ser complicado garantir uma integridade do valor da moeda. Sendo esta uma opção para se considerar o risco.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.