O que é Taproot no Bitcoin?

Um ponto muito interessante do Bitcoin que o torna de fato uma das melhores criptomoedas do mercado, é uma cultura de melhoramento contínuo.

Recentemente o mundo do Bitcoin foi impactado com um melhoramento muito interessante chamado de Taproot. Mas poucos de fato sabem realmente do que esta atualização se trata.

Por isso, hoje estamos aqui para explicar o que é Taproot no Bitcoin e como ele pode te ajudar.

Bitcoin Taproot

O que é Taproot no Bitcoin?

O Taproot é uma atualização proposta para a rede Bitcoin que visa melhorar a eficiência e a privacidade das transações.

A atualização foi projetada para facilitar a criação de contratos inteligentes complexos pelos usuários e para tornar as transações que usam esses contratos mais privadas.

Atualmente, a linguagem de script do Bitcoin é bastante limitada e pode ser difícil criar contratos inteligentes que tenham mais do que algumas linhas de código. Com o Taproot, será possível aumentar substancialmente esta quantidade.

Outro benefício é que ele melhorará a privacidade das transações Bitcoin. Atualmente, quando uma transação é feita na rede Bitcoin, ela é registrada no blockchain, que é um livro público de todas as transações.

Isso significa que qualquer pessoa pode ver os detalhes de qualquer transação, incluindo a quantidade de Bitcoin que foi enviada e os endereços do remetente e do destinatário.

Com o Taproot, será possível criar contratos inteligentes “MAST” (Merkelized Abstract Syntax Trees), o que tornará muito mais difícil para terceiros verem os detalhes de uma transação.

O que mostra que grande parte dos benefícios trazidos pelo Bitcoin são frutos de algoritmos matemáticos que se provam cada vez mais eficiente.

 

Benefícios adicionais

O Taproot também foi projetado para melhorar a escalabilidade da rede Bitcoin. Escalabilidade é a capacidade de uma rede de lidar com um grande número de transações.

Atualmente, a rede Bitcoin pode lidar apenas com um número muito limitado de transações por segundo, o que pode causar atrasos e altas taxas.

Com o Taproot, será possível criar “Schnorr Signatures” que permitirão combinar várias transações em uma, reduzindo o número de transações que precisam ser processadas e aumentando a capacidade geral da rede.

 

Considerações finais

Em conclusão, o Taproot é uma atualização proposta para a rede Bitcoin que visa melhorar a eficiência e a privacidade das transações Bitcoin.

Com o Taproot, será possível criar contratos inteligentes mais complexos e tornar as transações mais privativas. Também melhorará a escalabilidade da rede.

Recentemente tivemos a implementação em toda a rede do Bitcoin Core, o que acabou sendo interessante e já se mostra bastante benéfico para todo o sistema. Principalmente facilitando as transações para serem mais rápidas.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.