Quando o Bitcoin vai parar de ser minerado?

Um dos aspectos mais marcantes do Bitcoin é a possibilidade de gerar novas moedas através do mecanismo de mineração. Este é de fato um ponto crucial do famoso PoW (prova de trabalho) que garante a integridade da Blockchain.

Mas com o constante aumento do valor da moeda, nada mais comum do que tal coisa gerar uma certa corrida pelo ouro em escala global. Onde você conseguirá utilizar o seu poder de processamento para ajudar na estrutura da moeda e ainda ganhar recompensas.

Porém, um outro fato extremamente importante para o Bitcoin, assim como a mineração, é sua escassez. Um dia não haverão mais Bitcoins para serem minerados. E isto deixa muitas pessoas confusas quanto ao futuro da rede.

Sendo assim, estamos aqui hoje não só para dizer quando o Bitcoin vai parar de ser minerado, mas também o que acontece depois.

Vamos dar uma olhada?

Quando o Bitcoin vai parar de ser minerado?

Quando o Bitcoin vai parar de ser minerado?

Então, é um pouco difícil dar uma data específica para este tipo de situação. Até porque existem alguns tipos de imprecisão com o tempo onde a rede pode ser um pouco mais rápida do que de costume, ou mais lenta também.

Cada bloco de Bitcoin é projetado para entregar um enigma matemático que demora cerca de 10 minutos para ser minerado. Quem conseguir minerar o bloco primeiro vai conseguir o prêmio.

Mas se o bloco for minerado muito mais rápido, então a dificuldade do enigma é ajustada para demorar mais. Assim como se ele demorar demais ela é ajustada para uma facilidade maior.

Assim como temos de tempos em tempos uma divisão do prêmio da mineração pela metade. E esta velocidade de distribuição das recompensas irá cair até atingirmos o limite de 21 milhões de unidades mineradas.

Hoje já temos 19 milhões de unidades, mas esta conta se torna de certa forma uma progressão geométrica que deixa tudo muito mais devagar.

De fato, a previsão hoje é que teremos o último Bitcoin minerado somente em 2140. E por isso muitos de nós não estaremos vivos para testemunhar o fato. Claro, podem haver algumas mudanças, mas nada tão brusco.

 

O que vai acontecer quando não houver mais mineração?

Muitos ficam com medo de que a blockchain não irá se sustentar sem isso, o que de fato é um problema. Mas existem taxas de transações que premiam os mineradores e deixam as transações acontecerem em ordens mais rápidas ou lentas.

Isto já é um valor interessante hoje, e tem como objetivo manter a rede mesmo sem novas unidades serem criadas. O que de fato é um ponto importante para a rede de maneira geral.

 

Considerações finais

Como você pode ver, o fim da mineração do Bitcoin ainda está longe, além do fato de que ele não é o único incentivo da mineração. Por isso, você pode ficar tranquilo de que tudo será mantido mesmo muito tempo depois do quadro atual.

Então por hoje é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer outra dúvida sobre o tema estamos à disposição para ajudar nos comentários.

Até a próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.