Quem é Vitalik Buterin?

Se você é um investidor do mercado de criptomoedas ou um entusiasta do assunto, é provável que já tenha ouvido falar do nome Vitalik Buterin. Caso não tenha, no artigo de hoje, veremos quem é Vitalik e porque ele é tão importante para o segmento das criptomoedas. Confira!

Vitalik Buterin

Quem é Vitalik Buterin?

A segunda maior criptomoeda do mundo atualmente é a Ethereum, ficando atrás apenas do Bitcoin, e o inventor da Ethereum se chama Vitaly Dmitriyevich Buterin. Nascido na Rússia, aos 6 anos foi com seus pais para o Canadá.

Vitalik iniciou o projeto da Ethereum com apenas 19 anos, em 2013, moeda que atualmente acumula mais de 270 bilhões de dólares americanos de valor de mercado.

No terceiro ano da escola primária, já no Canadá, Buterin foi indicado para estudar em uma sala com crianças superdotadas, onde foi cada vez mais se aproximando de matérias como matemática, economia e programação.

Isso, com o tempo, contribuiu para que Vitalik viesse a ter um grande interesse pela tecnologia. Aos 17 anos, seu pai lhe apresentou o bitcoin, o que aumentou sua curiosidade pelas tecnologias e soluções que pudessem diminuir o controle do estado pela sociedade, principalmente na parte financeira.

E com o tempo, Vitalik foi criando um vínculo com o segmento das criptomoedas e se tornando uma voz nesse nicho.

 

Bitcoin Magazine

Buscando aumentar seu envolvimento na comunidade de criptomoedas, Vitalik passou a escrever artigos para um site e recebia em bitcoins na época, lembrando que cada bitcoin valia US$4,00. Vitalik disse que recebia 5 bitcoins por artigo.

Posteriormente, por falta de público e interesse, o site foi fechado. Contudo, em 2011 ele se tornou cofundador do portal Bitcoin Magazine, site que existe até hoje e é referência no assunto.

O portal foi um dos principais motivos que levaram Buterin a entrar totalmente neste mundo, e começar a desenvolver seu projeto de criptomoeda. No ano de 2013 ele largou a faculdade de Ciência da Computação em Toronto, e resolveu viajar pelo mundo para conhecer outras pessoas que compartilhavam interesse e possuíam conhecimento sobre criptomoedas.

 

A Ethereum

Antes do ano de 2013 terminar, Vitalik já estava lançando a documentação oficial da Ethereum, com seu conceito e suas premissas. Contudo, só no começo de 2014 é que o projeto conseguiu ser publicado oficialmente.

Para financiar o desenvolvimento deste projeto, Buterin fez uma apresentação em Miami, numa conferência sobre Bitcoins. Alguns meses após a conferência, a equipe envolvida no projeto (5 pessoas além de Vitalik), decidiu fazer um financiamento coletivo, onde eles conseguiram levantar 31 mil Bitcoins, montante este que na época valia cerca de US$18 milhões.

Ainda em 2014, as primeiras moedas da Ethereum foram colocadas à venda, com a intenção de terminar de financiar o projeto por meio de um ICO. As vendas foram muito bem, e parte do valor foi utilizado para criação da Fundação Ethereum, uma entidade sem fins lucrativos com sede na Suíça, que tem como objetivo melhorar o desenvolvimento do software Ethereum.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre Vitalik Buterin!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.