O que são ações small caps?

O que são ações small caps?
Rate this post

Você já deve ter ouvido muito falar em ações small caps e, muito provavelmente, deve associá-las a um maior risco, o que não deixa, em tese, de ser verdade.

Isso acontece porque, por serem ações de empresas menores e com baixa liquidez, estão sujeitas a movimentos bruscos e ondas especulativas.

Por outro lado, as ações small caps são vistas como aquelas com maior potencial de combinar volume e rapidez. Em outras palavras, os investidores enxergam a oportunidade de obter alta rentabilidade em pouco tempo.

Vale a pena investir em ações small caps?

Essa é uma pergunta para a qual não há uma resposta objetiva. Não é possível responder com um “sim” ou um “não”.

Tudo começa pelo seu perfil de investidor. Embora possamos reconhecer que investir em small caps é mais arriscado que em blue chips, mesmo entre as ações small caps há diferenças abissais no que diz respeito ao perfil do investimento.

Small caps

Para ilustrar essa situação, iremos utilizar um exemplo, o Banco Inter, BIDI4, teve uma valorização de 103% no ano de 2019 até o mês de junho. Na primeira semana de julho de 2019, obteve uma valorização de 27,9%. Seria a hora de embarcar nessa viagem?

Parece-lhe um investimento confiável?

Consistência no crescimento é indicador de bom investimento

Ao confrontar esses dois valores, confiabilidade e rentabilidade, encontraremos diversos perfis de investidores. A BIDI4 parece manter uma trajetória consistente e confiável, além de se mostrar altamente rentável. Não é todo dia que você dobra o capital investido em apenas seis meses.

Além disso, o movimento de crescimento do Banco Inter é constante há muito tempo. A fintech abriu capital na Bovespa em abril de 2018. Um ano depois, as ações haviam valorizado 246%. No mesmo período, a empresa teve um crescimento em sua carteira de clientes de 536 mil para dois milhões de correntistas. O número de investidores por meio da plataforma de investimentos do banco também teve um crescimento de 238%.

Não há qualquer dúvida de que estamos diante de uma das marcas mais em evidência da atualidade, seja em razão do bom trabalho de branding, seja em função do noticiário positivo, seja pelos elogios feitos pelos consumidores ao serviço prestado pelo banco. Além disso, está num setor em franca expansão no país, que está longe de encontrar seu teto e os números de crescimento são bastante consistentes.

Estamos, aparentemente, diante de uma opção revestida de um bom grau de segurança, isso parece óbvio. Afinal de contas, investir em ações só faz sentido se estivermos falando de empresas com potencial de crescimento.

Por outro lado, é preciso tomar cuidado com algumas ondas. A valorização de 27,9% da primeira semana de julho está relacionada a uma notícia ligada aos planos de governança da instituição. A direção do Banco Inter anunciou que porá em prática um plano para elevar suas regras de governança para o Nível 2 da B3. Além disso, fará uma reorganização da estrutura societária da empresa por meio de um desdobramento de ações, com programa de unitização.

O que significa alcançar o Nivel 2? Em síntese, significa construir uma estrutura mais sólida, baseada numa operação mais previsível, com melhor gestão de processo e melhores mecanismos de controle. Em outras palavras, significa ter uma trajetória ainda mais consistente e, com isso, ser mais atraente e confiável para os investidores.

Percebe que, nesse caso, a corrida às ações do branco gerou uma onda, antecipando uma valorização que viria naturalmente com a adoção das medidas de governança? É bem provável, portanto, que em algum momento muitos investidores queiram realizar seus lucros e as ações do banco sofram uma queda.

Caso, no entanto, a sua visão seja de longo prazo, a de se tornar sócio da empresa, a perspectiva de crescimento do Banco Inter no longo prazo é muito boa. Vale a pena investir. Podemos, inclusive, dizer que vale mais a pena investir nesta ação Small Cap do que em muitas Blue Chips.

O que devemos levar em conta na hora de investir é qual a perspectiva de crescimento consistente. É preciso olhar para o passado e perceber qual a trajetória de crescimento da ação. É preciso olhar para o futuro e saber quais são os planos da empresa. É preciso olhar os planos da empresa e perceber se eles são viáveis, se vão ajudar você a multiplicar seu capital.

Small Caps e maior potencial de ganho

Neste caso, é preciso desviar os olhos da ciranda da Bolsa de Valores e focar no longo prazo. As small caps são a melhor opção para quem busca maiores ganhos em menos tempo.

Caso você queira aumentar o potencial de ganhos, pode combinar ações blue chips com small caps em sua carteira, mas sem abrir mão de fazer uma análise realista e aprofundada do potencial de cada empresa. Lembre-se, sempre, de que por trás das ações está uma empresa. É o comportamento dessa empresa que garantirá a rentabilidade das suas ações no longo prazo e não os movimentos especulativos do mercado.

O SMLL

No ano de 2017, o índice SMLL, ou Índice Small Cap, foi a aplicação com maior rentabilidade. Isso significa dizer que o ganho médio do investidor em small caps foi de 49,37%. Em segundo lugar ficou o Ibovespa, com 26,86%.

SMLL

Não é difícil perceber que os investidores em small caps tiveram rentabilidade quase 100% superior aos demais índices. Isso não quer dizer que todas as empresas do SMLL sejam excelentes opções de investimento. A AMAR3, Lojas Marisa, sofreu uma desvalorização de 79% entre abril de 2013 e abril de 2018. A Alpargatas, no mesmo período, obteve, em compensação, valorização de 30%. A proprietária das “Havaianas” demonstra crescimento sólido e bons fundamentos para lastrear sua expansão nos próximos anos.

Para encerrar, vamos mostrar para você a lista das ações que fazem parte do índice SMLL. Uma ou algumas delas podem ser a porta entreaberta para você alcançar excelentes ganhos.

ABCB4 ABC BRASIL
ALPA4 ALPARGATAS
ALSC3 ALIANSCE
ALUP11 ALUPAR
AMAR3 LOJAS MARISA
ANIM3 ANIMA
ARZZ3 AREZZO CO
AZUL4 AZUL
BEEF3 MINERVA
BIDI4 BANCO INTER
BKBR3 BK BRASIL
BRAP4 BRADESPAR
BRML3 BR MALLS PAR
BRPR3 BR PROPERT
BRSR6 BANRISUL
CAML3 CAMIL
CESP6 CESP
CPLE6 COPEL
CSMG3 COPASA
CVCB3 CVC BRASIL
CYRE3 CYRELA REALT
DIRR3 DIRECIONAL
DTEX3 DURATEX
ECOR3 ECORODOVIAS
ENAT3 ENAUTA PART
ENBR3 ENERGIAS BR
ENEV3 ENEVA
ESTC3 ESTACIO PART
EVEN3 EVEN
EZTC3 EZTEC
FESA4 FERBASA
FJTA4 FORJA TAURUS
FLRY3 FLEURY
GFSA3 GAFISA
GOAU4 GERDAU MET
GOLL4 GOL
GRND3 GRENDENE
GUAR3 GUARARAPES
HGTX3 CIA HERING
IGTA3 IGUATEMI
LCAM3 LOCAMERICA
LEVE3 METAL LEVE
LIGT3 LIGHT S/A
LINX3 LINX
LOGG3 LOG COM PROP
MEAL3 IMC S/A
MOVI3 MOVIDA
MRFG3 MARFRIG
MRVE3 MRV
MULT3 MULTIPLAN
MYPK3 IOCHP-MAXION
ODPV3 ODONTOPREV
PARD3 IHPARDINI
POMO4 MARCOPOLO
PRIO3 PETRORIO
QUAL3 QUALICORP
RAPT4 RANDON PART
SAPR11 SANEPAR
SAPR4 SANEPAR
SEER3 SER EDUCA
SLCE3 SLC AGRICOLA
SMLS3 SMILES
SMTO3 SAO MARTINHO
STBP3 SANTOS BRP
TAEE11 TAESA
TEND3 TENDA
TGMA3 TEGMA
TIET11 AES TIETE E
TOTS3 TOTVS
TUPY3 TUPY
UNIP6 UNIPAR
VLID3 VALID
VULC3 VULCABRAS
VVAR3 VIAVAREJO
WIZS3 WIZ S.A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *