O que é a Nervos Network (CKB)?

Um dos grandes desafios do início das criptomoedas é exatamente a constante necessidade de uma melhor infraestrutura. Como existem questões de segurança, acaba sendo um pouco complicado manter uma velocidade constante de confirmação de transações.

Isto faz com que as redes mais badaladas, como por exemplo a do Bitcoin, acabem por cobrar altas taxas de transação, ou mesmo demorar muito tempo para que a transação seja realmente confirmada.

Então, muitas propostas realmente buscaram entregar uma solução para o caso. E várias delas infelizmente acabaram por sacrificar algo valioso, como por exemplo a segurança de seu próprio protocolo.

Hoje estamos aqui para mostrar o que é a Nervos Network (CKB) e como ela pode ser uma excelente opção para todos.

O que é a Nervos Network?

O que é a Nervos Network (CKB)?

Primeiramente é importante entender que a Nervos Network é um protocolo de criptomoedas multicamadas. Ele possui o objetivo de resolver o problema de escalabilidade que acaba por fazer com que transações do Bitcoin e outras moedas demorem demais para acontecer.

Esta estrutura no caso foca em duas camadas principais, sendo a primeira uma camada de blockchain PoW. Algo relativamente semelhante ao Bitcoin, onde nesta camada serão salvas as transações e saldos das carteiras, assim como dados necessários de aplicativos descentralizados que rodam dentro do protocolo.

A segunda camada faz exatamente a confirmação das transações assim como todo o processamento dos aplicativos em si. Neste caso, o processo é feito de maneira paralela sem comprometer o desempenho e nem mesmo a segurança da blockchain.

Entregando uma velocidade realmente surpreendente. Sendo que a camada principal vai receber uma máquina “Touring Complete” que consiga fazer exatamente todo o processo de para garantir os processamentos de dados.

Entretanto, esta é uma moeda que sofreu consideravelmente com toda a onde de queda de preço das altcoins. Além disso, a moeda em si é um dos protocolos com um dos menores números de capital de mercado neste momento, não chegando nem a meio bilhão de reais no total.

O processo de mineração não parece garantir uma deflação do preço, o que coloca em xeque toda a segurança financeira da moeda no longo prazo. Algo que o mercado de maneira nenhuma considera irrelevante.

Tanto que a moeda isoladamente vale apenas frações minúsculas de centavos por unidade.

 

Considerações finais

Então, embora seja uma opção bastante viável, é sempre importante ficar atento quanto a projetos que possam ter uma alta susceptibilidade a regulamentações externas. Mesmo que a moeda em si possa ter uma base descentralizada, isto atrapalha grandes players do mercado.

Por isso mesmo é importante estar sempre estudando sobre esta abordagem e assim fazer uma alocação de recursos somente se for interessante para você pagar este preço.

Então por hoje é isso, esperamos que esta análise tenha sido útil pra você.

 

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.