O que é Raydium?

Com a franca expansão e evolução do mundo das finanças descentralizadas , tudo está mudando mais rápido do que nunca e no início de 2022, foi registrado cerca de US$ 78 bilhões em TVL, ou seja valor total bloqueado, em protocolos DeFi.

É  aí que se encaixa o Raydium, uma plataforma focada em oferecer soluções, com um AMM (criador de mercado automatizado) mais rápido e eficiente aos usuários, sendo uma das ferramentas tecnológicas, econômicas e financeiras que possibilita as trocas descentralizadas (DEX) no ecossistema da Solana.

O Raydium está comprometido em oferecer aos usuários swaps quase imediatos, liquidez na cadeia e rendimento sem atritos.

Raydium

O que é Raydium?

O Raydium é um AMM (Automated Market Maker) que opera na Solana. Ao contrário de outras DEX’s, a Raydium opera em conjunto com o protocolo SERUM, que provê um book de ofertas aos quais outros protocolos podem se conectar para obter maior liquidez e conseguir melhores condições de compra com seus ativos.

Assim, ao fazer swaps na Raydium, o sistema irá verificar se as melhores condições que você pode obter na compra do seu ativo irão se dar trocando com o próprio pool de liquidez do AMM ou com o Book de ofertas do Serum, aumentando a eficiência de capital em larga escala.

Além disso, o Raydium se beneficia com as taxas de gás da Solana, que são próximas de zero, além da alta velocidade de transação dessa rede.

 

Pontos negativos

Com tantas vantagens, esse pode parecer o projeto perfeito de DEX, entretanto, alguns acontecimentos recentes podem representar uma ameaça existencial ao mesmo. Acontece que um dos principais financiadores do projeto, tanto da Raydium quanto da Serum, era ninguém menos que a FTX e Alameda Ressearch, corretora de Sam Bankman Fried que faliu há poucas semanas e isso sem dúvidas pode respingar nesses projetos, impedindo-os de ter recursos para novos desenvolvimentos, o que potencialmente poderia derrubar o preço do token a zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.