O que é Solana (SOL)?

A Solana é uma plataforma blockchain baseada no defi e que tem como fim facilitar o desenvolvimento de Dapps (Aplicativos descentralizados) através da melhoria da velocidade e escalabilidade da plataforma, principalmente por meio da adoção de um mecanismo de consenso híbrido, o Proof-of-history (PoH) combinado com o Proof-of-stake (PoS). Devido ao potencial de tornar as transações defi muito mais rápidas e baratas, especialmente em comparação ao que ocorre atualmente com as altas taxas da ethereum, a Solana tem atraído a atenção de muitos investidores, traders e até instituições financeiras.

 

Como funciona a blockchain da Solana?

 

O grande diferencial da blockchain da Solana é a sua grande escalabilidade, velocidade, segurança e baixo custo. A alta escalabilidade se torna possível porque, para que os mineradores validem as transações da rede bastam CPU’s normais, sem a necessidade de comprar aparelhos de mineração e montar toda uma estrutura simplesmente para minerar SOL, como ocorre com a grande maioria das criptomoedas como é o vaso do bitcoin (Veja aqui) e da Ethereum. Isso facilita exponencialmente a chegada de novos validadores e o crescimento da rede como um todo.

Já no quesito velocidade, a Solana é uma das blockchains mais rápidas do mercado de criptomoedas atualmente, tendo a capacidade de processar 50.000 transações por segundo, o que é comparável a velocidade de processamento de gigantes de indústria de pagamentos como a Visa, com suas 65.000 transações por segundo e muito mais rápida do que o bitcoin, com cerca de apenas 7 transações a cada segundo.

Por fim, com relação as taxas, o processamento de transações na Solana custa em média 10 dólares para cada 10.000 transações validadas, tornando-a uma das blockchains mais baratas da atualidade.

Grande parte desses benefícios se dão por conta do método inovador de consenso da rede, que une o proof of stake com o proof of history, esse último uma criação dos desenvolvedores da Solana.

O Proof of history é um mecanismo que permite aos nodes validadores da rede concordar em relação a cronologia das transações que estão sendo processadas na rede. Esse componente permite adicionar o que se chama de função verificável retardada (Verifiable delayed function) ao algoritimo de validação SHA256. Desse modo, é possível que cada validador adicione automaticamente o horário em que aquela transação foi validade sem precisar esperar pelos outros validadores para que, só então ao final, as transações possam ser organizadas de acordo com sua ordem. Cada bloco na Solana é tratado como um tick no “relógio” da blockchain, que se move a cada 400 milisegundos.

Já o proof of stake na rede solana funciona da seguinte forma: A cada 4 blocos é escolhido um node para ser o líder da validação das próximas transações, sendo a probabilidade de ser escolhido proporcional a quantidade de criptomoedas SOL que aquele validador deixou em staking na rede. Como há um novo bloco sendo gerado a cada 400 milisegundos (tempo do tick do relógio), um node só é líder da validação por 1,6 segundos até que um novo líder seja escolhido, tornando muito difícil um ataque na rede ou uma tentativa de fraude por parte do próprio validador. Além disso, caso essa tentativa de fraude ocorra, a SOL em stake na rede associada aquele validador pode ser total ou parcialmente confiscada como forma de punição.

Mais um motivo para a alta eficiência e velocidade da Solana são os clusters de Nodes. Esses são grupos de nodes que são alocados para validar apenas transações específicas. Assim poderia, por exemplo, ter um cluster que validaria apenas as transações de alguma DEX – ou corretora descentralizada – na rede ou um outro cluster que validasse apenas as transações de um Dapp específico construído na rede.

 

A Criptomoeda da Solana: SOL

 

A SOL é o token da rede Solana e tem como principal função pagar as taxas dos validadores da rede, sendo posteriormente queimadas pelo sistema.

Outra utilização da SOL é para que os validadores façam o staking na rede, de modo a alinhar os interesses destes com os interesses dos outros usuários, já que na hipótese de descumprimento das regras da rede o validador sofre a punição diretamente nas suas criptomoedas que, durante o processo de staking, ficam “presas” na rede. As tokens SOL que forem tomadas de validadores com má conduta também são adicionadas as recompensas dos próximos blocos minerados, aumentando o valor recebido pelo resto dos validadores da rede, criando mais um incentivo para a boa conduta e validação adequada na Solana.

 

Solana (SOL): Onde comprar?

É possível comprar SOL em muitas corretoras internacionais de criptomoedas como a Okex, Bilaxy e Huobi, mas a melhor opção talvez seja pela Binance, já que esta corretora concentra a maior quantidade de volume negociado de SOL, chegando próximo aos 10 milhões de dólares negociados em SOL por mês atualmente.

 

Solana (SOL): Gráfico e preço atual

Atualmente a Solana está cotada a cerca de 217 reais depois de ter multiplicado em quase 15 vezes desde o seu preço inicial de 14 reais no início de janeiro. Veja o gráfico da Solana (SOL) abaixo:

Solana Gráfico

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *