Quem é Satoshi Nakamoto?

Em outubro de 2008, um programador até então desconhecido envia uma email para uma lista contendo entusiastas da criptografia, informando que estava próximo de criar uma forma de dinheiro totalmente eletrônica e descentralizada. Junto com o email, é enviado uma documento contendo todos os conceitos por trás da inovação, o seu Whitepaper.

Em 13 de janeiro de 2009, esse programador abre o código fonte de sua criação com sua lista de criptografia, incluindo o programador Hal Finney, hoje bastante famoso como um dos primeiros usuários da rede criada pelo programador desconhecido. Os dois interagem incessamente ao longo das próximas semanas corrigindo os bugs e erros do sistema até que finalmente uma versão totalmente operante é finalizada. Nasce o bitcoin.

Ao longo dos próximos dois anos, o programador desconhecido, que utilizava o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, continuou liderando os desenvolvimentos e aprimoramentos da rede do bitcoin durante os próximos 2 anos, a medida em que a nova tecnologia se tornava cada vez mais popular e se alastrava por fóruns da internet e o site oficial,  bitcoin.org, conseguia atrair e fazer crescer uma comunidade cada vez maior de entusiastas do bitcoin.

Em 2011, Satoshi se desvincula do projeto e entrega o site oficial para Gavin Andressen, um dos principais programadores da rede até então e que continuou extremamente ativo em todas as melhorias do sistema até 2016, quando se desligou do projeto.

Desde o completo desaparecimento do criador do bitcoin em 2011, entusiastas das criptomoedas se perguntam: Quem é Satoshi Nakamoto?

Vamos explorar alguns dos possíveis nomes que, por um motivo ou por outro, foram associados ao criador do bitcoin ao longo desses mais de 10 anos.

Hal Finney

Um dos primeiros cotados como a real identidade por trás de Satoshi Nakamoto é o próprio Hal Finney, o que não é de se espantar, tendo em vista que ele foi um dos principais colaboradores para o desenvolvimento completo do bitcoin, levando muitos a especularem que ele próprio teria criado a identidade fictícia Satoshi Nakamoto para se preservar.

Hal Finney

Além disso, Hal finney tinha uma afiliação com os Cypherpunks, um movimento de programadores e criptógrafos surgidos na década de 80 que visava criar meios de enfrentar a cada vez maior centralização, controle e invasão da privacidade de indivíduos por grandes corporações e governos. Dentre os meios para enfrentar esse problema, um dos que sempre esteve em voga era justamente a criação de um dinheiro digital, totalmente separado do sistema. Isso certamente fez Finney parecer um canditato fortíssimo ao posto de criador do bitcoin, o que foi negado por ele em todas as vezes que perguntado.

Infelizmente, criador do bitcoin ou não, Hal Finney faleceu em 2014 de uma doença neurodegenerativa e seu corpo atualmente encontrasse vitrificado em um tubo de criogenia.

 

Dorian S Nakamoto

Satoshi Nakamoto

Devido a ascendência japonesa e o mesmo nome que o criador do bitcoin, Dorian Nakamoto foi apontando como sendo o nome por trás da moeda digital em 2014, em uma reportagem da NewsWeek, alardeada ao extremo com a notícia de que o misterioso criador havia finalmente sido encontrado.

Isso foi rapidamente desmentido pelo próprio Dorian, o que foi prontamente aceito pela comunidade cripto já que a própria associação não tinha qualquer outro fundamento que não fosse o fato de Dorian ter traços japoneses e o mesmo sobrenome que Satoshi. Nem um background em computação ou criptografia existia, deixando a associação realmente fraca. No final, Dorian Nakamoto era apenas um imigrante japonês vivendo em Los Angeles.

Apesar disso, Dorian Nakamoto acabou virando uma espécie de mascote do bitcoin, chegando a comparecer em eventos sobre bitcoin e a tirar milhares de fotos com entusiastas da moeda do mundo todo.

 

Nick Szabo

Assim como Hal Finney, Nick Szabo sempre foi uma das principais apostas da comunidade cripto sobre o real nome por trás de Satoshi, principalmente por já possuir um background em criptografia e, inclusive, já ter tentado criar uma moeda digital dez anos antes do bitcoin, o Bitgold, em 1998.

Nick Szabo é Satoshi Nakamoto?

Além disso, em 2014 pesquisadores especializados fizeram uma análise linguística comparativa entre os emails enviados por Satoshi Nakamoto e os escritos publicados de Nick Szabo e encontraram um alto grau de semelhança. Além disso, o whitepaper do Bitcoin faz referência a diversas moedas digitais precursoras do bitcoin e que, por um motivo ou por outro, acabaram não dando certo, como o hashcash e vários outros mas, convenientemente, deixou o bitgold de fora, embora haja uma clara semelhança entre as duas moedas, deixando aquela impressão de que foi um cuidado para que Satoshi Nakamoto não fosse ligado a Nick Szabo.

 

Adam Back

Outro dos nomes mais cotados é o de Adam Back, um criptógrafo e também integrante do movimento dos Cypherpunks e um dos pioneiros em conceitos de criptografia também utilizados pelo Bitcoin.

Identidade de Satoshi Nakamoto

Em 1997, Adam criou o hashcash, uma moeda digital que influenciou bastante o processo de criptografia do bitcoin, conforme admitido pelo próprio Satoshi em seu Whitepaper. Atualmente, Adam comanda a Blockstream, uma empresa de blockchain que desenvolve aplicações para facilitar o armazenamento e transferência de Bitcoin, que ele fundou em 2014.

 

Além desses nomes um pouco mais prováveis – a exceção de Dorian – muitos outros foram especulados como sendo Satoshi Nakamoto, inclusive alguns por conta própria, como o australiano  Graig Wright, que há anos diz ser Satoshi Nakamoto, apesar de ser tratado como nada mais do que uma piada ambulante pelos entusiastas do bitcoin.

 

A Fortuna de Satoshi Nakamoto

O Criador do bitcoin foi um dos primeiros mineradores da rede, ajudando-a a funcionar até que ela tivesse um número de mineradores suficiente e pudesse operar por conta própria. Isso foi o suficiente para que ele acumulasse cerca de 1 milhão de bitcoins, que não foram movidos de sua carteira original desde 2009.

No valor atual de quase 60 mil dólares, isso colocaria Satoshi entre os 5 mais ricos do planeta, com um patrimônio de 60 bilhões de dólares em bitcoin.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *