O que é a Playcent (PCNT)?

A Playcent é uma plataforma de conteúdo gerado pelos usuários descentralizada, baseada na blockchain, para desenvolvedores de jogos, Dapps e NFTs interativos. O grande diferencial da playcent é baseado no “Remix” de conteúdo já criado na plataforma por outros criadores, utilizando-os como uma espécie de template para o seu próprio conteúdo.

Dessa forma, usuários do playcent podem recriar jogos, apps, NFT’s, aúdio e vídeo gerado por outros usuários em poucos minutos, de forma simples e prática. De certa forma, é parecido com o Tik Tok, porém a playcent vai um passo adiante ao permitir a recriação também de apps e jogos e não somente conteúdo puramente audiovisual.

 

Como funciona o playcent?

 

Para entender o ecossistema playcent, precisamos primeiro entender o papel de cada um dos tipos de usuário da plataforma: Desenvolvedores, criadores, consumidores e anunciantes. Vamos a eles:

Desenvolvedores – Os desenvolvedores criam os templates que serão depois usados pelos criadores para ir criando novos apps em sequência. A medida em que um template é remixado e cria um novo app, e esse app é depois novamente remixado e gera algo novo – e assim sucessivamente – o desenvolvedor retêm uma participação no valor dessa evolução do que era inicialmente apenas o seu template. Assim, quanto mais popular um app ou template inicial, mais o seu desenvolvedor ganha em valor ao longo do tempo a medida em que a evolução continua, com sucessivos remixes.

Para permitir isso, a plataforma da playcent rastreia toda a linhagem de um app desde o seu início e promove recompensas de acordo com sua estrutura de taxas.

Criadores – Os criadores são os usuários que remixam o conteúdo, seja ele o template original, ou outro conteúdo já remixado, sendo também remunerados de acordo com o engajamento que o seu remix cria na comunidade. Além disso, podem também vender os direitos sobre o seu remix no marketplace da playcent, trocando a receita recorrente por um único grande pagamento por sua criação.

Consumidores – Consomem o conteúdo gerado pelos criadores e podem também receber tokens PCNT, porém em menor montante do que o criador do conteúdo. Além disso, também é possível usar os tokens para compras dentro dos apps desenvolvidos na plataforma, subscrições e para dar gorjeta aos seus criadores de conteúdo favoritos.

Anunciantes – Compram os tokens PCNT dos outros usuários para promover seus produtos e serviços.

A Criptomoeda da Playcent (PCNT)

 

Para operar o sistema de recompensas da plataforma que funciona como o combustível para o seu crescimento, o token nativo PCNT é utilizado para incentivar desenvolvedores, criadores e consumidores a interagir com o conteúdo gerado na playcent.

A PCNT é operacionalizada pela blockchain da Polygon (MATIC) e, principalmente, pela blockchain da Ethereum, e possui diversas utilidades, como:

  • É o meio corrente de pagamento na plataforma para compras em apps específicos e no marketplace

  • Para prover liquidez ao sistema através do staking, recebendo juros sobre a quantidade de PCNT em stake.

  • Como um token de governança, por meio do qual os usuários da playcent podem votar a respeito de questões que impactem o funcionamento da plataforma como, por exemplo: Emissão e distribuição de novos tokens e controle dos fundos de reserva da plataforma

  • Para pagar por publicidade, caso você queira ser anunciante na plataforma

  • Participar em serviços premium, como acesso prioritário a novos jogos criados na plataforma

Playcent PCNT
Modelo esquemático do token PCNT na plataforma Playcent

 

Ecossistema Playcent

Pode-se dividir a estrutura da Playcent em 8 partes:

Editor – Onde um usuário edita um código importado na plataforma, um template ou um conteúdo anterior, criando novo conteúdo.

CDN – É a própria rede da playcenter, que publica, hospeda e distribui todos os apps criados.

Motor de recompensas Playcent – O Algoritimo que calcula e distribui as recompensas de acordo com as atividades de cada usuário (Desenvolver, criar, interagir com conteúdo criado, etc.)

Marketplace de NFT’s – Mercado central da plataforma para venda dos NFT’s criados.

Marketplace de Apps – Mercado para venda de apps, jogos e outras formas de conteúdo criadas na plataforma.

Wallet Playcent –  Utilizada para armazenar tokens e NFT’s e para processar os pagamentos na plataforma

Esports SDK – Para converter jogos e apps externos em jogos e apps descentralizados na playcenter.

Kit do criador – Ferramentas que permitem a um criador emitir um token social para monetizar sua audiência dentro da plataforma

 

Playcent (PCNT) : Vale a pena?

 

O Grande valor que o playcenter traz é, em última análise, a possibilidade de criação de software de modo simples e prático, mesmo para quem não tem conhecimento técnico de programação.

Tendo em vista que é uma tendência inegável que cada vez mais aspectos da vida humana irão interagir com algum tipo de software, o playcenter provê um valor essencial ao permitir a descentralização no desenvolvimento de software, tirando o poder exclusivamente das mãos de grandes companhias, que tem recursos para contratar um exército de programadores e desenvolver o que quer que precisem, e entregando esse poder a, potencialmente, milhões de indivíduos ao redor do mundo.

Assim, não há como negar o grande potencial do playcent. Entretanto, é preciso lembrar que esse é um projeto ainda bastante recente, com pouco mais de 1 mês de operação, portanto é necessário cuidado ainda e observação dos próximos passos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.