O que é a Zcash (ZEC)?

A Zcash é uma das principais criptomoedas focadas em privacidade, ao lado da Monero.  O ecossistema da Zcash é composto por dois personagens principais, a Eletric coin company, composta por cientistas da computação, desenvolvedores e educadores, que existe apenas para prover suporte ao desenvolvimento e expansão da Zcash, e a Zcash Foundation, que financia pesquisas e o desenvolvimento da própria zcash, gerencia a comunidade de usuários e é responsável pelo protocolo de governança da plataforma.

A Zcash permite, em essência, transações privadas por meio da blockchain. Esta cripto utiliza muito do código base do Bitcoin – incluindo o mecanismo proof-of-work – mas com melhorias feitas ao longo do tempo buscando melhorar a privacidade da rede.

Zcash

Ao utilizar a blockchain da Zcash, o usuário pode escolher se quer fazer transações públicas, através dos chamados T-adress, e, nesse caso, o processo é praticamente idêntico ao bitcoin. Já se o usuário deseja realizar uma transação privada, ela é feita por uma gama de endereços diferenciados, os Z-adress, ou shielded adresses.

Nessa modalidade privada, as transações operam com base no que é conhecido como Zero Knowledge proofs, ou provas de conhecimento zero, que é uma situação na qual uma das partes da transação, o prover, pode provar para a outra parte, o verifier, que uma determinada afirmação é válida, sem revelar qualquer outra informação além da validade da afirmação em si. Por exemplo, a partir de um Hash de um número aleatório, o prover poderia provar para o verifier que, de fato, esse número existem, sem revelar qual é o número exatamente.

 

Como minerar Zcash?

O Zcash utiliza o mesmo mecanismo de consenso do bitcoin, o proof-of-work (PoW), então, o processo de mineração é bem semelhante. Entretanto,  o algoritmo do zcash é o Equihash – um algoritmo PoW ligeiramente alterado que é mais adequado à mineração GPU do que o algoritmo SHA-256, utilizado no bitcoin, que só é viável de ser minerado através de placas ASIC.

Tal como outras moedas PoW, o Zcash exige que os mineradores compitam para resolver quebra-cabeças complexos. O primeiro minerador a obter a resposta correta é recompensado com moedas ZEC.

Minerar Zcash é muito mais fácil uma vez que os participantes podem utilizar hardware CPU ou GPU, que são rentáveis e fáceis de gerir. A sua máquina deve ser suficientemente potente para lhe dar uma maior probabilidade de resolver os quebra-cabeças antes das outras pessoas. Isso significa que, embora a mineração de Zcash seja mais acessível, não basta você sair utilizando o computador comum que utiliza para todas as coisas que faz, é necessário investir tempo e algum dinheiro em uma máquina potente para que a atividade de mineração seja rentável para você.

Atualmente, a recompensa por bloco do Zcash, também esta em 6,25 ZEC por bloco minerado, assim como o Bitcoin.

 

Vale a pena comprar Zcash?

A Zcash é uma moeda que, diferentemente da Monero, permite ao usuário escolher se irá realizar uma transação nos moldes comuns da blockchain ou uma transação totalmente privada. Em tese, isso pode favorecer a adoção em massa dessa moeda, já que muitos usuários podem ter um certo receio de utilizar uma moeda 100% privada como a Monero, tendo em vista que muitos governos ao redor do mundo já deram declarações desfavoráveis a Monero – obviamente – e provavelmente já ensaiam passos para tentar coibir seu uso, o que, se é um testamento da sua utilidade real, ao mesmo tempo assusta a pessoa comum que quer se manter longe de qualquer possível problema.

A Zcash, por outro lado, ao adotar esse sistema dúplice, pode sutilmente ir ganhando mais e mais espaço a medida em que provê ao usuário de criptomoedas, caso ele queira, um meio de realizar transações privadas. Tendo em vista que a preocupação com a privacidade será cada vez mais um ponto de preocupação para o homem médio – e muitas criptomoedas já capitalizam nisso, como a BAT, do navegador Brave – não há como negar o potencial da Zcash a longo prazo.

Atualmente o valor da Zcash é de cerca de 520 reais, após uma queda significativa nas últimas semanas a partir de um topo de 1.571 reais. Para quem tem interesse nessa criptomoeda, pode ser uma boa hora para comprar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.