Quem é o criador da Ada Cardano?

O mercado das criptomoedas cresce frequentemente, com novas moedas sendo adicionadas a todo momento, gadgets sendo criados e programas sendo feitos para atender a essa alta demanda.

E com essa demanda aumentando, outras moedas foram criadas inclusive visando resolver problemas do mercado. É o caso da Cardano (ADA), lançada em 2015 e criada por Charles Hoskinson.

Charles-Hoskinson Ada Cardano
Charles Hoskinson, criador da Ada Cardano

 

Quem é o criador da Ada Cardano?

Charles Hoskinson foi um dos co-fundadores da Ethereum, e a sua intenção criando a Cardano seria melhorar a velocidade das transações das moedas digitais.

Charles Hoskinson

Empresário com 34 anos, Charles Hoskinson se interessou pelas criptomoedas bem no início do Bitcoin. Nessa época ele se uniu ao Ron Paul em sua campanha presidencial, pois suas filosofias se baseavam na economia austríaca e outras teorias econômicas, que afirmavam que um sistema econômico baseado em moedas fiduciárias não é confiável a longo prazo.

Em 2013, Charles passou a se dedicar integralmente às criptomoedas, e acabou sendo apresentado ao whitepaper da Ethereum Anthony Di Iorio. Posteriormente conheceu Vitalik Buterin, com quem discutiu, juntamente a outras 3 pessoas, o lançamento da Ethereum, a primeira plataforma de criptomoedas com suporte para smart contracts.

Apesar de Charles se mostrar uma figura polêmica, e boa parte da comunidade Ethereum não gostar de suas declarações, seu papel foi fundamental no ICO (Oferta Inicial de Moedas) da criptomoeda.

Charles Hoskinson também tomou decisões sábias que foram importantes para que a moeda decolasse, como registrar a fundação da Ethereum na Suíça, onde inclusive atuou como CEO por um tempo.

Contudo, após a sugestão de transformar a Ethereum em uma organização lucrativa, algo que não foi bem recebido pela comunidade, Hoskinson foi convidado a se retirar da empresa.

 

Criação da Cardano

Apesar de ter saído da Ethereum, Hoskinson continuou trabalhando na área de desenvolvimento de criptomoedas e foi convidado pelo ex-colega da Ethereum, Jeremy Wood, a trabalhar no projeto Output Hong Kong (IOHK).

A Cardano é uma rede blockchain, resultado de uma proposta de clientes da IOHK que queriam uma versão japonesa da Ethereum. Portanto, o foco inicial da Cardano era o mercado japonês, tendo uma ICO em 2017 que arrecadou 62 milhões de dólares, sendo que 95% desse valor veio de investidores japoneses.

O projeto da Cardano foi sendo expandido e atualmente possui desenvolvedores pelo mundo todo.

Tendo sido lançada em 2017, três anos depois a criptomoeda passou uma atualização, conhecida como Shelley, em 2020. Essa atualização visava aprimorar e descentralizar a rede, permitindo que seus usuários investissem no seu token nativo, o ADA.

E a moeda continua em evolução, tendo mais uma atualização programada, a Hydra, que colocará uma solução de segunda camada que aumentará a eficiência da blockchain em 1 milhão de transações por segundo. Para termos uma ideia de como isso aumentará a eficiência, as camadas do tipo 1 atingem 65 mil transações por segundo.

E essa foi a nossa análise da Cardano e do seu criador! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.