O que aconteceu com a Stablecoin do Near Protocol?

Se você é um investidor de criptomoedas, já deve ter ouvido das stablecoins, moedas digitais que transitam entre a descentralidade do Bitcoin e a tradicionalidade do mercado financeiro padrão.

Essas moedas híbridas tem chamado a atenção de diversos tipos de investidores, e seu principal atrativo é a estabilidade, afinal criptomoedas são extremamente voláteis. As stablecoins possuem uma característica interessante, e é o que as mantém mais intimamente ligadas ao mercado financeiro tradicional, que é o fato de estarem lastreadas a algum tipo de moeda fiduciária ou commodity.

Existem stablecoins pareadas com dólar, euro e outras moedas, e stablecoins pareadas com metais preciosos, como o ouro. Contudo, existem stablecoins pareadas com criptomoedas, e stablecoins algorítmicas. Hoje veremos o que aconteceu com a USN, a stablecoin da Near Protocol, uma stablecoin algorítmica que recentemente colapsou.

NEAR Protocol

O que aconteceu com a Stablecoin do Near Protocol?

Lançada em abril do ano passado, a USN é uma stablecoin parcialmente algorítmica. Porém, quando a stablecoin algorítmica UST da Terra mostrou que projetos similares poderiam ser desastrosos, a Decentral Bank ( que é a Organização Autônoma Descentralizada responsável pela USN) tornou a USN ser apenas negociável contra depósitos USDT.

Mesmo assim, o preço da USN continuou caindo, e no início de julho a moeda valia US$0,98. Apesar da Decentral se esforçar, o token estava subgarantido, porque o preço do NEAR teve fortes baixas em agosto.

 

O que fazer agora?

A Decentral Bank é a responsável pela USN, o token da Near Protocol. A Decentral interrompeu de forma permanente a cunha da USN devido a uma subcolateralização de 40 milhões de dólares.

Em nota a Near Foundation disse que o Programa de Proteção da USN cobre essa lacuna de US$40 milhões, contudo a recomendação é para que a Decentral Bank pare a USN.

Se você tem ativos dessa stablecoin não se preocupe, pois você pode resgatar seus tokens USN a partir dos dApps (aplicativos descentralizados) da Decentral Bank ou da Aurora Labs.

Basta passar pelo processo de verificação de know your client (Conheça seu Cliente), e também pelo processo antilavagem de dinheiro. É importante frisar que esse programa de resgate estará ativo por pouco menos de 10 meses, portanto se você possui tokens USN não deixe de fazer o resgate.

 

Conclusão

Se você quer investir mas quer fugir da volatilidade das criptomoedas, as stablecoins com certeza são uma boa opção. Contudo, nem todas as moedas são opções seguras e estáveis.

No que investir sempre vai variar do seu perfil de investidor, porém moedas com lastro em dólar ou ouro são boas opções. A Tether, com lastro em dólar e euro é uma ótima stablecoin, além de oferecer uma compra anônima e segura.

A PAX Gold é pareada com o ouro, e cada unidade sua equivale a 31 gramas de ouro, porém vale ressaltar que sua compra só pode ser feita com cadastro.

E aí, gostou do artigo? Esperamos ter explicado tudo sobre a USN! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários, e claro, nos siga para ficar por dentro de tudo sobre as criptomoedas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.