O que é a Elk Finance?

O protocolo DeFi é uma tendência real no mercado das criptomoedas. Com a Ethereum, a segunda maior criptomoeda do mundo depois do Bitcoin, vieram novas tecnologias que revolucionaram o mercado.

Mas o que é o DeFi? DeFi, do inglês decentralized finance ou finanças descentralizadas, é o conjunto de serviços de produtos ligados ao financeiro, como transferências, negociações, formas de pagamento e principalmente empréstimos.

Esse serviços funcionam através de uma blockchain, que é um banco de dados que não pode ser alterado e é descentralizado, ou seja, não é controlado por nenhuma instituição financeira como um banco tradicional.

O que é ELK FINANCE?

O que é a Elk Finance?

A Elk Finance é um protocolo DeFi que visa facilitar as transações das comunidades, pois ela atua em blockchains diferentes, tornando as transferências entre essas blockchains (conhecidas como crosschains), mais velozes, e com custos menores.

A Elk Finance surgiu por uma demanda da própria comunidade, e atualmente está presente em mais de 16 blockchains diferentes, como Avalanche, Polygon, BSC, Ethereum e várias outras.

O protocolo da Elk Finance não se trata apenas de pontes entre as blockchains, mas também fez acordos com vários outros projetos DeFi já estabelecidos em outras blockchains.

Dentre estes projetos, podemos citar o ShapeShift DAO, o que garante mais liquidez para os tokens que são negociados no setor DeFi.

A Elk Finance possui um token nativo, que é o ELK cujas funções administrativas se dão dentro da Elknet, a rede da Elk Finance.

 

Ganhando na Elk Finance

Apesar do foco principal da Elk ser criar pontes entre as blockchains e facilitar as transferências dos usuários, outro ponto interessante criado por essa plataforma foi o yield farming.

A Elk Finance remunera os usuários que contribuem depositando seus tokens nas várias pools que existem no seu sistema, o que melhora a liquidez do protocolo.

No DeFi, um grande problema é o conhecido Impermanent Loss IL (ou Perda Impermanente), por isso pools são criadas para trazer um balanço dos ativos já depositados, para que eles continuem com o valor inicial.

Contudo, quando dois tokens são depositados nela, a variação do preço dos dois acaba por impactar de forma negativa a performance do usuário. A forma ideal seria que os valores não fossem alterados, porém sabemos como as criptomoedas são extremamente voláteis.

Para tentar contornar esse problema, a Elk Finance criou a Proteção da Perda Impermanente, um mecanismo que soluciona nativamente as perdas ocorridas em IL com compensação equivalente em ELK, o token da plataforma.

 

Conclusão

A Elk Finance não é apenas mais uma DeFi, como pudemos ver, ela traz uma proposta que soluciona o problema da lentidão e altas taxas da transação entre blockchains diferentes, e não só isso, mas é possível também ganhar investindo na plataforma, contribuindo com a liquidez da Elk Finance.

E essa foi a nossa análise da Elk Finance! Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre o assunto, e claro, nos siga para ficar por dentro do mundo das criptomoedas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.