O que é a USD Coin (USDC)?

A USDC é uma stablecoin atrelada ao dólar americano, desenvolvida em conjunto pela bolsa de criptomoedas Coinbase e pela Circle, a empresa dona da Poloniex, uma outra exchange de criptomoedas adquirida em 26 de fevereiro de 2018 por 400 milhões de dólares.

USD Coin vale a pena investir

Assim como a maior parte das stablecoins, ela busca oferecer ao mercado de criptomoedas uma forma de se proteger contra a volatilidade sem que o usuário tenha que necessariamente liquidar sua posição de criptomoedas de volta para uma moeda fiat diretamente. Assim, em um momento de alta volatilidade, um usuário de criptomoedas pode simplesmente converter sua posição rapidamente em uma stablecoin e aguardar até que o mercado se torne menos volátil ou ele encontre um ponto de entrada em uma criptomoeda mais favorável.

 

USDC: Vale a pena? 

Se você costuma fazer trades de criptomoedas envolvendo a troca de uma cripto por outra, ou mesmo se deseja um meio de não ter que encarar as quedas, ainda que temporárias, de dezenas de pontos percentuais no preço, tão comuns nos mundos das criptomoedas, então a utilização de uma stablecoin é uma das ferramentas mais úteis para sua estratégia, permitindo que você possa liquidar antes de uma grande correção – desde que você consiga prevê-la, obviamente – sem para isso ter que sair completamente do mercado de criptomoedas e ficar com seu capital em dinheiro fiat, adicionando, com isso, um imenso grau de praticidade e economia com taxas de conversão de cripto para fiat e de fiat para cripto, quando você voltasse para o mercado posteriormente.

O uso de stablecoins, portanto, certamente vale a pena. Agora, a questão que fica é: porque a escolher a USDC e não uma de várias outras stablecoins atreladas ao dólar na razão de 1 para 1 que também já existem por aí como tether, Dai, Gemini dolar e outras?

Bom a questão principal é que você provavelmente terá uma maior nível de confiança com a USDC. Há alguns anos já existem alguns rumores – intensificados recentemente – de que uma das principais Stablecoins, a Tether, não é exatamente confiável e que não teria em depósito a quantidade de dólares necessários para lastrear a sua Stablecoin. Junte-se a isso o fato de que a empresa por trás da Tether é uma tanto quanto obscura, fundada em um paraíso fiscal e com um time de desenvolvimento que ninguém conhece ao certo, e essas suspeitas parecem justificar a procura por uma alternativa.

Por outro lado, a USDC, até o momento manteve um bom track record de estabilidade no seu valor e de transparência ao mostrar as suas reservas de dólares auditadas. Além disso, a Circle tem o apoio do Goldman Sachs o que – pelo menos em tese – daria a USDC um grau de confiança um pouco maior do que o de uma empresa ainda evasiva como a tether.

 

O USD Coin pode valorizar? Vale a pena investir?

 

O objetivo da USDC é manter paridade com o dólar, com cada unidade do token valendo sempre em torno de um dólar. Na prática, o valor não é exatamente o mesmo, havendo sempre uma diferença de alguns centavos de real para mais ou para menos. Juntando a isso as diferenças de preço entre as corretoras, a distância para o valor exato do dólar em reais geralmente acaba ficando entre 15 a 20 centavos de diferença. Atualmente, a a conversão de USD coin para real esta em 1 USDC para 5,60 reais.

Apesar disso, a moeda vem mostrando uma grande estabilidade nessa faixa de preço sempre acompanhando o dólar, com alguns centavos para cima ou para baixo, o que atende ao seu fim de oferecer estabilidade em um mercado marcado por volatilidade.

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena investir em USDC. Bem, como visto, o efeito prático de você alocar uma parte do seu capital em USDC é basicamente o mesmo de dolarizar o seu patrimônio, ou seja, é o mesmo que simplesmente comprar dólar para se proteger da variação cambial, algo especialmente válido em momentos de incerteza ante o real, mas que muito provalmente não irá te dar uma ganho muito significativo, a menos que o real imploda de vez e se torne quase um novo peso argentino, o que, pelo menos por enquanto, não parece provável.

A USDC deve ser pensada como uma moeda de suporte: Ou você a usa para facilitar suas operações de trade entre criptomoedas ou a usa para dolarizar seu capital e se proteger de variação cambial. Não há sentido pensar puramente em USDC se o que você busca é um investimento com retornos acima da média.

 

Onde comprar USDC?

A USDC é uma stablecoin bastante comum, portanto, você não deve ter problemas caso deseje comprá-la. É possível adquiri USDC no Mercado bitcoin, Binance e dezenas de outras corretoras de criptomoedas, incluindo corretoras descentralizadas como Uniswap, 1inch e Pancake Swap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.