O que é o Gemini Dollar (GSUD)?

O gemini Dollar é uma stablecoin do dólar lançada e desenvolvida pela corretora Gemini a partir de novembro de 2018. Assim como a USDC, a DAI stablecoin e muitas outras, a Gemini surgiu em um contexto no qual a principal stablecoin de dólar do mercado, a Tether, vinha perdendo muita confiança por não conseguir provar de modo incontestável que possuía uma reserva de dólares em valor suficiente para lastrear a quantidade total de tethers no mercado, situação que perdura até hoje.

De olho nesse mercado imenso de uma stablecoin de dólar – que é constantemente utilizada por traders no mercado para se proteger da volatilidade entre uma operação e outra – a Gemini se posicionou como uma alternativa mais confiável do que a Theter e, de fato, essa stablecoin possui pelo menos alguns pontos positivos em seu histórico.

Primeiramente, a Gemini é uma das poucas corretoras de criptomoedas totalmente reguladas nos estados unidos, possuindo inclusive uma licença expressa para atuar no estado de Nova York, o que já tira um dos grandes elementos de incerteza ao se transacionar com qualquer empresa de criptomoedas, que é o fato de uma regulação surgir do dia para a noite tentando impedir ou inviabilizar de alguma forma seu funcionamento.

Diferentemente da Theter, que ainda não conseguiu provar que possui reservas de dólares em quantidades suficientes, a Gemini já mostrou ter dólares suficientes depositados em sua conta bançária, tendo inclusive contratado serviços profissionais de auditoria para provar sua capacidade financeira nesse sentido.

Por outro lado, a GUSD não é totalmente descentralizada, já que a totalidade dos fundos que lastreiam essa criptomoeda é controlada pela Gemini. Apesar disso, a GUSD parece, de fato, ser mais confiável do que a Theter. Vamos ver agora as características principais da GUSD.

 

Gemini Dollar na Ethereum

 

Gemini Ethereum

O GUSD foi lançado na Ethereum como um token ERC-20. Usando a tecnologia de Smart Contracts da Ethereum, novos tokens GUSD são emitidos sempre que as reservas de dólar na conta bancária auditada da Gemini aumenta e, correspondentemente, os tokens são queimados e saem de circulação sempre que a quantidade de dólares diminui, garantindo assim a confiabilidade dessa stablecoin.

 

 

Onde comprar Gemini Dollar

 

Um ponto negativo da GUSD é a sua pouca cobertura e distribuição em termos de corretoras. A maior parte das grandes corretoras não possui a GUSD listada e as únicas opções mais confiáveis para compra dessa stablecoin é a própria corretora Gemini ou a Okex.

 

Conclusão

 

A GUSD é uma das opções que se desenham como alternativas ao Theter, mas ainda não se pode dizer que é viável substituir o Theter em suas operações por GUSD, pois, como vimos, a distribuição de GUSD ainda é muito baixa, podendo haver problemas de liquidez para quem transaciona volumes maiores. Além disso, a capitalização total da Gemini Dollar é de 110 milhões de dólares, ainda extremamente baixo para uma criptomoeda que pretende ser a principal stablecoin de dólar em um mercado que esta próximo dos 2 trilhões de dólares.

Dado esses fatores, a USDC ainda parece ser a melhor alternativa mais confiável em relação ao Theter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *